Estudo 41 – Batistas Reformados – Graça Irresistível – Parte XVI* – Manoel Coelho Jr.
Neste estudo continuaremos
respondendo a seguinte questão:
Qual a relação entre o sucesso na
evangelização e o senso de Solenidade e Reverência provocado pela Revelação de
Deus, em especial na Doutrina bíblico-reformada da Graça Irresistível?
Ao respondermos será útil
fazermos uma relação entre o Arminianismo e o Calvinismo no que diz respeito a
revelação de Deus. O fato é que o Arminianismo, por não ser bíblico mas
humanista, acaba por obscurecer a revelação divina retirando a reverência e promovendo
a leviandade nos ouvintes. Mas o Calvinismo, por ser escriturístico, promove a
seriedade. Para o demostrarmos olharemos neste estudo para o capítulo 6 de
Isaías analisando os seguintes pontos:
1 – Deus se revela como Santo e Cheio de Glória.
O homem só conhece a Deus quando
Ele se revela. Neste caso haverá sempre uma demonstração da Santidade e da
estupenda e incomparável Glória do Senhor. A Doutrina da Graça Irresistível
promove esta revelação ao mostrar a ação de Deus na Salvação. Já o Arminianismo
a encobre, por promover a autonomia humana.
“No ano da morte do rei Uzias, eu
vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as abas de suas vestes
enchiam o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas: com
duas cobria o rosto, com duas cobria os seus pés e com duas voava. E clamavam
uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o SENHOR dos Exércitos; toda
a terra está cheia da sua glória.”
Isaías 6 : 1-3.
2 – O homem descobre-se como cheio de pecaminosidade.
À luz da Gloria e Santidade de
Deus o homem vê a si mesmo como totalmente pecador e completamente inadequado e
indigno de estar na presença de Deus. Estes fatos estão evidentes na doutrina
da Graça Irresistível, por apresentar o homem como morto em pecados. Já o Arminianismo
obscurece a realidade sobre a situação humana, por colocar no homem o poder de
escolha.
“As bases do limiar se moveram à
voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então, disse eu: ai de mim!
Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de
impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!”
Isaías 6: 4,5.
3 – O homem descobre-se totalmente sem esperança em si mesmo.
A revelação da Santidade de Deus
demostra a pecaminosidade humana levando a pessoa ao total desespero em relação
a qualquer recurso que venha de si própria. A doutrina da Graça eficaz está
alinhada com esta revelação por mostrar a morte espiritual do homem, concluindo
que este nem mesmo pode crer por sua própria capacidade. Já o Arminianismo
falsifica a visão do homem sobre si mesmo, fazendo com que este entenda que
nela há um poder de decisão enfim.
“Então, disse eu: ai de mim!
Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de
impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!”
Isaías 6: 5.
Esboço do novo estudo:
Neste presente estudo vamos
prosseguir na resposta olhando ainda para Isaías 6 seguindo com a comparação
entre o Arminianismo e o Calvinismo.
1 – Ao desesperar-se de si o homem espera somente a Salvação em Cristo.
“Então, disse eu: ai de mim! Estou
perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de
impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! Então, um
dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar
com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os
teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.”
Isaías 6: 5-7.
Como disse Thomas Watson:
“Enquanto o pecado não for
amargo, Cristo não será doce”.
A doutrina da Graça eficaz
promove uma real visão do homem sem nenhum tipo de falsificação, pois o mostra
completamente morto em pecados impossibilitado até mesmo de crer. Isso faz com
que o homem espere a Salvação apenas em Cristo. Cristo então é apresentado como
o Único e Glorioso Salvador, como de fato Ele é. Já o Arminianismo obscurece a
realidade sobre o homem fazendo consequentemente com que Cristo não parece tão
importante. Isso tem sido levado às ultimas consequências de maneira que Cristo
é visto hoje de forma enfática como alguém poderoso que cura e prospera, e não
como um genuíno Senhor e Salvador. A falta de seriedade em relação a Deus e o
pecado levou a insolência em relação a Cristo. O Arminianismo está na raiz disso,
mas a doutrina da graça eficaz é um poderoso antídoto contra estas distorções
levando os homens a terem Cristo como Glorioso Senhor e Salvador.
2 – O Propósito da Missão: Endurecimento do povo.
“Depois disto, ouvi a voz do
Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Disse eu: eis-me
aqui, envia-me a mim. Então, disse ele: Vai e dize a este povo: Ouvi, ouvi e
não entendais; vede, vede, mas não percebais. Torna insensível o coração deste
povo, endurece-lhe os ouvidos e fecha-lhe os olhos, para que não venha ele a
ver com os olhos, a ouvir com os ouvidos e a entender com o coração, e se
converta, e seja salvo. Então, disse eu: até quando, Senhor? Ele respondeu: Até
que sejam desoladas as cidades e fiquem sem habitantes, as casas fiquem sem
moradores, e a terra seja de todo assolada, e o SENHOR afaste dela os homens, e
no meio da terra seja grande o desamparo. Mas, se ainda ficar a décima parte
dela, tornará a ser destruída. Como terebinto e como carvalho, dos quais,
depois de derribados, ainda fica o toco, assim a santa semente é o seu toco.”
Isaías 6: 8-12.
Após ser humilhado Isaías se
apresenta como enviado. Ora, os que experimentam a Glória de Deus e por ela são
quebrantados, estão em condições de anunciar esta mensagem a outros, pois a
soberba não condiz com o Evangelho da Graça. Todavia a Missão de Isaías seria
de endurecimento do povo, pois este não creria e nem seria salvo. Este era o
plano de Deus. A pregação produz duplo efeito. Há ouvintes que são graciosamente
chamados internamente e creem. Mas há aqueles que não recebem a graça, vindo
então a não darem atenção a Palavra sendo consequentemente endurecidos. Que
sério e solene é tudo isso e a doutrina da Graça eficaz o apresenta com
clareza. Já o Arminianismo o encobre por colocar no homem o poder de decisão. Assim
o Calvinismo produz seriedade na pregação do Evangelho, enquanto que o
Arminianismo acaba produzindo leviandade, fazendo os homens pensarem: “Quando eu quiser eu irei a Cristo”, não
percebendo que seu caso é muito mais sério.
Baixe o MP3 clicando aqui.
*Estudo da EBD de 18 de Janeiro de 2015, na Congregação Batista Reformada em Belém.
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