Andando com Deus* – Manoel Coelho Jr.

Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.” Gênesis 5:24.

Neste estudo procura-se mostrar a natureza de um verdadeiro andar com Deus nos seguintes tópicos:

1 – Vida ímpia e vida piedosa.

O ímpio vive de forma autônoma. Não considera Deus em seus caminhos e passa a ser instrumento de maldades ao seu próximo.

O piedoso a depende de Deus. Ele considera Deus em cada um de seus caminhos e passa ser instrumento do bem aos seus próximos.

Evidentemente que somente anda com Deus o homem piedoso.

Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si.

Gênesis 5:24.  

disse Lameque às suas esposas: Ada e Zilá, ouvi-me; vós, mulheres de Lameque, escutai o que passo a dizer-vos: Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou. Sete vezes se tomará vingança de Caim, de Lameque, porém, setenta vezes sete.

Gênesis 4: 23, 24.

2 – Apenas em Cristo.

Andamos com Deus apenas quando estamos em Cristo, pois fora dEle não conhecemos a Deus e destituídos de toda esperança, e distante de sue povo.

Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão por aqueles que se intitulam circuncisos, na carne, por mãos humanas, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança e sem Deus no mundo. Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz, e reconciliasse ambos em um só corpo com Deus, por intermédio da cruz, destruindo por ela a inimizade. E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito. Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,

Ef 2: 11-21.

Conselhos bíblico-práticos à luz dos fatos anteriores para os crentes em Cristo. Andar com Deus implica na obediência a estes conselhos:

1 – Esforce-se por ter uma mente segundo Deus.

Isso implica em conhecer a Deus mais e mais em Cristo e como também a sua vontade nos mandamentos tudo por meio das Escrituras, com o abandono da mentalidade mundana.

Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Romanos 12: 1,2.

2 – Esforce-se por praticar o que tem aprendido.

O Verdadeiro conhecimento gerará a prática cristã.

Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.
João 13: 17.

3 – Viva para a Glória de Deus.

Nossa vida deve ser um Culto ao Senhor. Tudo deve visar sua Vontade e Honra.

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

I Coríntios 10: 31.

As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;... Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela... Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo... E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre. E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles, deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas.

Efésios 5:22, 25; 6:1, 4-9.

4 – Viva para o bem do próximo.

E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.

Gálatas 6: 9,10.


5 – Viva para a Eternidade.

Isso implica:

A – Usufrua do que Deus tem lhe dado, porém não endeuse tais coisas, mas use-as para honrar ao Senhor. Não se deixe dominar pelo que possui, mas, ao contrário, exerça domínio sobre tudo, no sentido de dedicar ao Senhor.

Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.

I Coríntios 10: 31.

B – Não se fundamente neste mundo, pois ele passará e você também.

Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?

Lucas 12: 19, 20.

C – Viva como um peregrino que caminha em direção ao Verdadeiro Lar com Cristo.

Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. Porque os que falam desse modo manifestam estar procurando uma pátria. E, se, na verdade, se lembrassem daquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade.

Hebreus 11: 13-16.



  Baixe o Mp3 clicando aqui.

*Pregação ministrada no Culto da Ceia do Senhor, 04 de Janeiro de 2015, na Congregação Batista Reformada em Belém.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.