Exposição do Evangelho de João: Cristo é a Luz do mundo - Jo 8:12 (Última parte)!

Para ler a primeira parte clique aqui. 

V – CRISTO É A LUZ PARA TODOS OS POVOS!

Vamos olhar agora mais de perto para as declarações de Nosso Senhor neste verso. Ele nos diz que é a luz do mundo. Isso nos indica que Cristo não é apenas a luz para os judeus, mas também para os gentios, ou seja, Ele é a luz para todos os povos, é a luz de todas as nações da Terra. Podemos ainda afirmar, que Ele não é apenas “uma luz”, mas “a luz” do mundo. Não existe outra luz além Dele. Todas as tentativas de os homens encontrarem a luz apenas resultarão em queda na escuridão do pecado, e com o tempo se avolumará em trevas cada vez maiores. Portanto, Cristo é a luz de todos os povos, e a Única luz.

Assim, meu prezado leitor, Ele é a luz para você, e a única luz. O que você fará diante deste fato? Prosseguirá em sua tentativa de encontrar outra luz, ou correrá para Cristo como sua única luz? Eis que esta é a questão mais importante de sua existência. Para você que lê este texto só existe duas possibilidades: Ou crerá em Cristo e usufruirá de sua luz, ou se afastará de Cristo caindo em escuridão cada vez maior. Não existe uma terceira opção. Apenas estas duas podem lhe acontecer. Portanto, reflita seriamente!

VI – QUEM SEGUE A CRISTO NÃO ANDA NAS TREVAS!

É evidente que quem segue a Cristo não pode andar nas trevas, pois o contrário seria dizer que quem caminha durante um dia ensolarado pode andar na escuridão. Seguir a Cristo é ter comunhão com Deus, o que implica em andar na luz de Deus, pois Deus é luz, como também significa, não andar no pecado, pois o pecado é trevas. O estilo de vida desta pessoa será de santidade e não de pecaminosidade (I Jo 1:5-7). Mas isto não significa perfeição, ou legalismo e justiça própria, pois é na luz que descobrimos nosso pecado, buscamos ser purificados pelo sangue de Cristo, e recebemos graça para vivermos em santidade. Tudo é pela graça de Cristo (I Jo 1:7-2:6)!

Diante destes fatos devemos analisar nosso Cristianismo, nosso andar como discípulos de Cristo. O Senhor ensinou que seus discípulos são a luz do mundo. É claro que eles não são luz em si mesmos, mas refletem a luz de Cristo, assim como a Lua reflete a luz do Sol. O resultado desta luz nos discípulos é que os homens glorificarão a Deus (Leia Mt 5:13-16)! Portanto, a pergunta é: Os homens glorificam a Deus quando olham para você, quando observam sua conduta, ou blasfemam do Nome de Deus (Rm 2:17-24)? A luz de Cristo manifesta-se em sua vida, em sua conduta? Eis um grande teste para o nosso cristianismo. Infelizmente o evangelicalismo moderno não consegue passar por este teste. Os “evangélicos” falam muito em Cristo, mas suas vidas são uma demonstração de que ainda estão nas trevas do pecado, e não na luz de Cristo. Pecados, como prostituição, adultério, roubo, ganância, e heresias, são comuns entre as “igrejas” e ninguém parece se incomodar com isso. Os “evangélicos” pegam suas Bíblias (e muitas vezes nem isto) vão a “igreja”, falam de Cristo, afirmam que o seguem, mas suas vidas são uma vergonha. Não é isto uma evidência de que não seguem a Cristo coisa nenhuma? E você, caro leitor, passa neste teste?

VII – QUEM SEGUE A CRISTO TEM A LUZ DA VIDA!

O salário do pecado é a morte (Rm 6:23), e Deus disse que o homem morreria se pecasse (Gn 2:17). O pecado produz separação de Deus, e apenas Deus é a Vida Verdadeira e Eterna. Assim, só possuímos a Vida se tivermos conhecimento e comunhão com Deus. Ora, este conhecimento só encontramos em Cristo, como já o temos visto, pois Ele nos revela a Deus (Jo 17:3, Jo 1: 1-18). Por isso Cristo é a “Luz da Vida”, porque Ele revela Aquele que é a Vida: Deus! Só possui Vida aquele que segue a Cristo. Fora de Cristo apenas encontra-se pecado, separação de Deus, e conseqüente morte. Mas em Cristo existe Vida Eterna.

Meu leitor, tudo o que as pessoas mundanas chamam de vida na verdade é morte. Elas dizem que estão “vivendo”, que estão “aproveitando a vida”, mas o que possuem é a morte, e estão chamando a “morte” de “vida”, exatamente pelo motivo que já vimos neste estudo, ou seja, o pecado, em sua capacidade ilusória, as engana, as deixa em profundas trevas. Elas estão afastadas de Deus e cada vez mais longe Dele, estão envelhecendo e se encaminhando mais e mais para a condenação eterna. No entanto chamam isso de vida. Porém tudo isso acontecem porque não tem a Cristo, a Luz da Vida. Mas quando encontram a Cristo, elas encontram a Verdadeira Vida, elas encontram a Deus. Elas passam a ter conhecimento de Deus, a ter comunhão com Ele, e apesar de estarem envelhecendo elas caminham para o Lar que Cristo foi preparar na Casa do Pai (Jo 14:1-6). Elas se aproximam do grande Dia quando viverão eternamente para adorarem a Deus. Isso é a Vida Verdadeira. Pode ser que não fiquem famosas, que não fiquem ricas, e que passem pelo mundo sem despertar o interesse dos homens poderosos, mas o que importa se todas estas coisas são passageiras? A Herança destas pessoas é mais importante e valiosa que qualquer herança desta terra, pois é eterna. Trata-se do próprio Deus (Sl 73:25-28). Assim, meu leitor, eu peço que responda: Você está vivo ou morto? Você conhece a Deus ou não? Deus é sua herança ou este mundo passageiro o é? Você tem Cristo que revela a Deus ou não? Oh, responda já!

VIII – CONCLUSÃO:

O pecado é trevas, pois nos esconde verdades eternas sobre Deus, sobre a própria imundícia do pecado, e sobre o inferno. Mas Cristo é a Luz do mundo, pois revela todas estas realidades, e mostra a si mesmo como o Salvador do pecado. Ele á a Única Luz do mudo, e quem o segue não anda nas trevas, mas possui a Vida, pois Nele conhece a Deus e tem comunhão com Ele. Assim, Cristo é a Luz da Vida! Corra para Cristo!

Pode ser copiado e distribuído livremente, desde que indicada a fonte, e o conteúdo não seja modificado! 

Adquira a primeira parte da versão impressa destas exposições clicando aqui. 

Leitura recomendada para o aprofundamento no assunto:

Jesus Cristo e Este Crucificado

Jesus Cristo e Este <br />

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.