Exposição do Evangelho de João: O Verbo é recebido pelos que nascem de Deus! (Primeira parte).


O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. (Jo 1:10-13)


I – INTRODUÇÃO:

Os homens e as mulheres gostam de pensar muito bem de si mesmos. Gostam de crer que estão em boa situação até diante de Deus. No entanto a Palavra de Deus é extremamente realista com relação a nossa situação. Mostra que o pensamento anterior não passa de uma perigosa ilusão. Diante das Escrituras todo o engano cai por terra. Isso de fato é muito doloroso. Mas é único meio de sermos sarados. Peço que você a medida que lê este texto reflita em seu estado, como também, no estado daqueles que você ama. Permita que a Palavra de Deus mostre como o homem por si só, e portanto você também, reage diante da revelação de Deus através do Verbo Divino. Dessa forma você saberá que seu único remédio está em Deus, em sua graça.

II - O HOMEM POR NATUREZA REJEITA O VERBO DE DEUS (Jo 1:10,11):

Creio que ouvi a seguinte ilustração do Pastor Josafá Vasconcelos sobre o estado do homem por natureza. Pense em um animal como o urubu. Por natureza ele só se alimenta de carniça. Não importa se você colocar a melhor iguaria diante dele, ele continuara preferindo a carniça. Algo semelhante acontece com o homem. Por natureza Ele não ama a Deus e por isso rejeita sua revelação. João nos diz no verso dez que o Verbo de Deus estava no mundo, o mundo foi feito por Ele, mas ainda assim o mundo o rejeitou. Naturalmente aqui João nos apresenta a Revelação do Verbo na Criação. Sendo o Verbo o instrumento da Criação, Ele se revela por ela. O Verbo revela a Deus pela própria criação. Os atributos invisíveis de Deus e seu Poder se revelam claramente por este meio. Os Homens portanto devem adorar a Deus e são indesculpáveis se não fizerem isto (Rm 1:18-21). João mostra que tais homens não receberam esta luz. O mundo rejeitou a Revelação do Verbo na criação. Entenda-se “mundo” como o conjunto da humanidade alienada de Deus.
Mas João evolui em seu assunto particularizando a questão da rejeição. Agora ele fala dos “seus”, o que bem provavelmente se refere ao povo judeu, o seu próprio povo. Estes receberam uma luz bem maior que o mundo em geral. Eles receberam a Palavra Escrita de Deus. E nesta Palavra o Verbo, o Senhor Jesus Cristo resplandece. Nos tipos, nas profecias, e nas promessas, Cristo é apresentado. O povo de Israel recebeu um privilégio que nenhum outro povo recebeu. Ele tinha o Verbo de Deus nas Escrituras e não apenas na criação como os outros povos. Mas vejam o que aconteceu: Eles rejeitaram esta grande luz. A história contada no Antigo Testamento mostra constantemente um povo rebelde e incrédulo que sempre resistia a Deus e a seus profetas. Mas a pior rejeição ainda estava por vir. Quando Cristo, o Verbo encarnou-se a luz brilhou sobre eles com toda a intensidade, mas eles novamente rejeitam o Verbo e fazem tudo para matá-lo.
Devemos agora refletir diante de tudo isso. Fica claro que não importando a intensidade da luz a reação natural dos homens é sempre a mesma: Eles rejeitam a Revelação do Verbo de Deus. Seja luz da criação, ou a luz das profecias do Antigo Testamento, ou a luz do próprio Verbo encarnado, sempre os homens rejeitam o Verbo, não crêem Nele. Lembra do exemplo do urubu? É isso! A natureza pecaminosa do homem não gosta da Verdade de Deus. Por natureza as pessoas fecham o coração para a pregação a respeito de Cristo. E entendamos bem: Isso é absolutamente voluntário. Os homens e as mulheres agem assim por livre vontade. Os homens e mulheres devem obediência e fé ao Verbo que os criou e os mantém, mas mesmo assim não querem se render a Ele. Eles amam a “carniça”, amam o pecado e as trevas. O povo de Israel deveria, depois de receber tão grandes revelações do Verbo, deveria se dobrar a Ele, deveria crer Nele. Mas em geral por livre vontade o rejeita e decide matá-lo. Assim são os homens por natureza, assim somos nós, assim sou eu, assim é você! Por natureza os homens não são filhos de Deus, pois se o fossem amariam a Deus e se pareceriam com Ele em santidade e amor a Verdade. E este não é o caso.
Pense nisso prezado amigo. Sei que isso é muito duro de reconhecermos. Gostamos de pensar só o bem de nós mesmo. Gostamos de nos conformar com uma religião de aparências onde o Nome de Cristo é citado, mas que na verdade na prática é uma religião que o rejeita, que não crê Nele. É assim! Peço que diante de Deus e sua Palavra você avalie seu coração. Você tem crido de fato em Cristo? Devo lhe alerta sobre isso, pois existe uma grande chance de você estar enganado em seu cristianismo. Apesar de que isso possa lhe ofender devo lhe dizer que por natureza você não ama nem a Deus e nem a Cristo, o Verbo que o revela. Não deixe esta questão passar rapidamente de sua mente. Mas pense nisso. Pense se de fato você já conhece a Cristo e já tem crido Nele, ou ao contrario, você esta nesta grande massa humana que o rejeita. Você já é um filho de Deus? É preciso encarar esta realidade enquanto há tempo. É preciso se expor a Palavra de Deus e clamar por sua graça pois só Ele pode esclarecer nossa situação e mudar isso. Reflita meu amigo!
Continua...
Pode ser copiado e distribuído livremente desde que indicada a fonte!

Comentários

  1. REVELAÇÃO/EXORTAÇÃO
    Urge difundirmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo já vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber em sí, criando Irmãos Espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõe o título do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos já podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE ESSA AÇÃO DE CRISTO: (LC.4.21) – Então passou Jesus a dizer-lhes: Hoje se cumpriu a escritura que acabais de ouvir: (JB.14.17) – O Espírito da verdade que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis; porque Ele habita convosco e estará em vós. – Regozijemo- nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

    (MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FÔRA NÃO HAVER NASCIDO:

    E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber, e entender quem é o Filho do Homem:

    E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ:

    (MC.14.41) – Chegou a hora, o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos dos pecadores: E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem Imortal, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet (Editora Biblioteca 24x7). E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

    ResponderExcluir
  2. Prezado Arnaldo Ribeiro, obrigado por visitar o blog e comentar. Volte sempre e desfrute dos recursos aqui contidos. Forte abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.