O erro fatal do falso mensageiro e de seus ouvintes.

Então, disse eu: Ah! SENHOR Deus, eis que os profetas lhes dizem: Não vereis espada, nem tereis fome; mas vos darei verdadeira paz neste lugar Disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, adivinhação, vaidade e o engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam. Portanto, assim diz o SENHOR acerca dos profetas que, profetizando em meu nome, sem que eu os tenha mandado, dizem que nem espada, nem fome haverá nesta terra: À espada e à fome serão consumidos esses profetas.  O povo a quem eles profetizam será lançado nas ruas de Jerusalém, por causa da fome e da espada; não haverá quem os sepulte, a ele, a suas mulheres, a seus filhos e a suas filhas; porque derramarei sobre eles a sua maldade. (Jr 14:13-16).

Suponhamos que eu nunca lhe faça um pedido para que você leve a alguém um recado meu. Seria correto levar um recado a esta pessoa afirmado que é meu?  Você faria isso? Penso que não faria, não é mesmo? E por que não faria? Ora, porque seria uma falsidade, e você estaria com isso ofendendo tanto a mim como a outra pessoa que recebeu tal recado mentiroso. Mas se tal fato é algo grave entre nós seres humanos, o que dizer de alguém que se levanta em Nome de Deus com uma mensagem para os homens sem ter sido por Ele enviado? Evidentemente este seria um erro infinitamente maior, pois agora não esta envolvida a honra de um mero ser humano, mas a honra do Único Deus. Será que Deus deixaria isso assim mesmo? Não, mas com certeza Deus vindicaria sua honra!

Diante disso pergunto: Quem é o verdadeiro mensageiro de Deus? Ora, é aquele a quem Deus enviou para anunciar sua Palavra, e que faz exatamente isso: Anuncia a sua Palavra, e nada mais! Se ele não tiver sido enviado, ou se Ele modificar a Palavra de Deus, isto significa que ele é um falso mensageiro, e que por consequência desonra o Nome de Deus.  Tanto o Antigo como o Novo Testamento nos mostram que Deus escolhe e envia seus mensageiros, e também dá a eles uma mensagem especifica que deve ser anunciada aos homens. Estes enviados devem agradar a Deus e honrá-lo, mesmo que isso ofenda aos ouvintes. E quanto aos ouvintes, é dever deles ouvir o mensageiro do Senhor, visto que é pronunciada a Palavra do próprio Deus e não de homens. Leia este texto: 

“Palavra que veio a Jeremias, da parte do SENHOR, dizendo: Ouve as palavras desta aliança e fala aos homens de Judá e aos habitantes de Jerusalém; dize-lhes: Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Maldito o homem que não atentar para as palavras desta aliança, que ordenei a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, da fornalha de ferro, dizendo: dai ouvidos à minha voz e fazei tudo segundo o que vos mando; assim, vós me sereis a mim por povo, e eu vos serei a vós outros por Deus; para que confirme o juramento que fiz a vossos pais de lhes dar uma terra que manasse leite e mel, como se vê neste dia. Então, eu respondi e disse: amém, ó SENHOR! Tornou-me o SENHOR: Apregoa todas estas palavras nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, dizendo: Ouvi as palavras desta aliança e cumpri-as. Porque, deveras, adverti a vossos pais, no dia em que os tirei da terra do Egito, até ao dia de hoje, testemunhando desde cedo cada dia, dizendo: dai ouvidos à minha voz. Mas não atenderam, nem inclinaram o seu ouvido; antes, andaram, cada um, segundo a dureza do seu coração maligno; pelo que fiz cair sobre eles todas as ameaças desta aliança, a qual lhes ordenei que cumprissem, mas não cumpriram.” (Jr 11:1-8).

Dessa forma quem não é chamado por Deus, e não anuncia a sua Palavra, se enquadra neste verso:

Disse-me o SENHOR: Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, adivinhação, vaidade e o engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam.” (Jr 14:14).

A estes falsos mensageiros, e aos que os ouvem, Deus diz:

 Portanto, assim diz o SENHOR acerca dos profetas que, profetizando em meu nome, sem que eu os tenha mandado, dizem que nem espada, nem fome haverá nesta terra: À espada e à fome serão consumidos esses profetas. O povo a quem eles profetizam será lançado nas ruas de Jerusalém, por causa da fome e da espada; não haverá quem os sepulte, a ele, a suas mulheres, a seus filhos e a suas filhas; porque derramarei sobre eles a sua maldade.” (Jr 14:15,16).

Saiba: Quem se torna um falso mensageiro, ou segue a um falso mensageiro, afronta a Deus, desonra seu Santo Nome, e sem dúvida, e em breve, O Senhor vindicará esta afronta tanto de um como de outro!   
Mas onde os verdadeiros mensageiros encontram a Palavra de Deus? Naturalmente na Bíblia Sagrada. Leia os seguintes textos com muita atenção:

Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR. Bem-aventurados os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração;  não praticam iniqüidade e andam nos seus caminhos. Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos. Então, não terei de que me envergonhar, quando considerar em todos os teus mandamentos. Render-te-ei graças com integridade de coração, quando tiver aprendido os teus retos juízos. Cumprirei os teus decretos; não me desampares jamais. De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. Bendito és tu, SENHOR; ensina-me os teus preceitos. Com os lábios tenho narrado todos os juízos da tua boca. Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas. Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito.” (Sl 19:1-15).

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.” (II Tm 3:16 – 4:5).

E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (At  17:10-11).

Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?  À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva. Passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e será que, quando tiverem fome, enfurecendo-se, amaldiçoarão ao seu rei e ao seu Deus, olhando para cima. Olharão para a terra, e eis aí angústia, escuridão e sombras de ansiedade, e serão lançados para densas trevas.” (Is 8:19-22).

Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma.  Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis. Esse profeta ou sonhador será morto, pois pregou rebeldia contra o SENHOR, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos apartar do caminho que vos ordenou o SENHOR, vosso Deus, para andardes nele. Assim, eliminarás o mal do meio de ti.” (Dt 13:1-5).

 Por estes textos podemos afirmar o seguinte: É a Palavra de Deus nas Escrituras que baseia a mensagem dos verdadeiros mensageiros, e nada mais. Por mais que outras coisas agradem e impressionem as massas, este é o único alicerce dos verdadeiros mensageiros do Senhor: A sua Palavra nas Escrituras Sagradas. Assim, não importa se alguém diga que pode, por exemplo, consultar mortos, ou que opere supostos milagres, nada disso deve nos impressionar em um homem que se diga enviado por Deus, mas sim a sua fidelidade a Bíblia. Apenas um homem desta estirpe pode dizer: Assim diz o Senhor! 

Dessa forma quem não prega a Bíblia, e ainda assim se anuncia como um mensageiro de Deus, não passa de um falsário. É uma falsa testemunha, Deus não o enviou. Porém qual seria a mensagem básica de um verdadeiro mensageiro de Deus baseada nas Escrituras?  Trata-se do Evangelho. Mas o que é o Evangelho? É a mensagem que fala basicamente de quatro temas: Deus, o homem no pecado, a Salvação em Cristo, e, finalmente, a necessidade da fé em Cristo e do arrependimento pelo pecado. É preciso que estes temas sejam pregados claramente. Ora, quem não conhece nada de Deus, como entenderá a gravidade do pecado, visto que o pecado é feito contra Deus? E como uma pessoa se arrependerá e buscará o grande Salvador do pecado que é Jesus, se tal pessoa não vê a gravidade do seu próprio pecado? É por isso que os verdadeiros mensageiros não hesitam em ensinar estas coisas. O fato é que está em jogo a alma dos ouvintes, e acima de tudo a honra de Deus.  Todo o pecado é uma desonra a Deus, e atrai sua ira, e o Evangelho de Cristo é a única solução para o problema. Só Cristo nos reconcilia com Deus. Só Cristo apazigua a ira de Deus contra nós e nos leva a glorificar a Deus.

Agora, lembre que os falsos mensageiros não pregam a Bíblia, portanto não pregam o Evangelho, e por consequência não produzem reconciliação dos homens com Deus, mas ainda assim, na sua loucura, dizem que está tudo bem, e os seus ouvintes acreditam neles. Deles se diz:

As suas casas passarão a outrem, os campos e também as mulheres, porque estenderei a mão contra os habitantes desta terra, diz o SENHOR,  porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à ganância, e tanto o profeta como o sacerdote usam de falsidade. Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. Serão envergonhados, porque cometem abominação sem sentir por isso vergonha; nem sabem que coisa é envergonhar-se. Portanto, cairão com os que caem; quando eu os castigar, tropeçarão, diz o SENHOR.” (Jr 6:12-15).

Diante de tudo isso eu afirmo solenemente: Todo aquele que ousa se levantar em Nome de Deus sem pregar o Evangelho da Bíblia em breve será destruído pelo Senhor. Ouça você pregador da Teologia da Prosperidade, que ensina só sobre riquezas, ouça você que só fala de milagres, e diz que com certeza seus ouvintes serão curados bastando que creiam em você, ouçam todos vocês que pregam coisas como estas que não têm base na Bíblia, mas que nunca ensinam o Evangelho de Cristo, nunca mostram quem é o verdadeiro Deus da Bíblia, que nunca falam da gravidade do pecado, nunca falam da Santa Ira de Deus, nunca falam do inferno, nunca mostram o real significado da Cruz de Cristo, não ensinam jamais sobre a necessidade da regeneração e conversão, mas deturpam Escritura para agradar aos ouvintes, ouçam bem: Deus é contra vocês, vocês estão afrontando-o, desonrando-o. Este é o erro fatal de vocês. Ele, o Senhor, muito em breve os chamará para a prestação de contas! Tenha-se como cientificado hoje qualquer um que ler este texto, caso venha cometendo tais loucuras contra Deus!

E você caro amigo e amiga, que tem ouvido estes falsos mensageiros, ouça: Deixe esta loucura enquanto é tempo, não siga estes homens! O Senhor nos diz:

 Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis” (Dt 13:1-4).

Assim, deixe a mentira e procure a Verdade do Evangelho Bíblico. Procure saber, quem é Deus, o que é o pecado, quem é Jesus, e o que é a conversão genuína a Cristo. Leia a sua Bíblia e procure ouvir os verdadeiros mensageiros de Deus. Use os texto, pregações e sites indicados aqui, e procure neste próximo domingo, o Dia do Senhor, uma verdadeira igreja, onde alguém se levante para falar-lhe destas verdades. Busque saber quem é Jesus imediatamente. Mas se você estiver seguindo um falso profeta, e mentirosas promessas, e depois deste alerta persistir nisso, saiba: Deus é contra você, pois em vez de se humilhar-se e crer em Cristo, tem teimosamente seguido uma mentira, e pisado no Filho de Deus, só porque a mensagem falsa lhe é agradável. Deus o chamará em breve para prestar contas. Tenha-se também por conscientizado deste fato neste dia. Oh amigo, volte-separa Deus em Cristo Jesus enquanto há tempo! Amém!
Para concluir peço que medite neste salmo:

Por que se enfurecem os gentios e os povos imaginam coisas vãs? Os reis da terra se levantam, e os príncipes conspiram contra o SENHOR e contra o seu Ungido, dizendo: Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas. Ri-se aquele que habita nos céus; o Senhor zomba deles. Na sua ira, a seu tempo, lhes há de falar e no seu furor os confundirá. Eu, porém, constituí o meu Rei sobre o meu santo monte Sião. Proclamarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, eu, hoje, te gerei.  Pede-me, e eu te darei as nações por herança e as extremidades da terra por tua possessão. Com vara de ferro as regerás e as despedaçarás como um vaso de oleiro.  Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos advertir, juízes da terra. Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor. Beijai o Filho para que se não irrite, e não pereçais no caminho; porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira. Bem-aventurados todos os que nele se refugiam.” (Salmo 2).

Pode ser copiado e distribuído livremente, desde que indicada a fonte, a autoria, e o conteúdo não seja modificado!

Adquira nossas obras clicando aqui.

Leitura recomendada para o aprofundamento no assunto:

Cristianismo Fácil


Cristianismo Fácil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.