Teologia Sistemática (Vídeo e esboço): Aula 29: A justiça de Deus (CFB1689) – Manoel Coelho Jr.



VÍDEO:
 



ESBOÇO:

Aula 29: A justiça de Deus

Leitura inicial: Salmo 37.


Este maravilhoso salmo nos fala que não se deve ficar indignado diante das injustiças aparentes neste mundo. O Senhor em breve fará justiça. O Senhor punirá os ímpios. Os ímpios perecerão, mas os justos herdarão a terra, pois o Senhor é justo. O conhecimento da justiça de Deus traz consolo, confiança e esperança de que a justiça virá. Meditemos:


1 - A justiça de Deus não está em desarmonia com sua misericórdia, graça, longanimidade, e com sua bondade e amor (Ne 9: 32, 33).  


A CFB1689 põem a verdade da justiça de Deus logo após a menção a sua misericórdia, graça, longanimidade, bondade e amor. É assim para deixar claro que estes atributos não estão em contradição com a justiça de Deus, conforme ficará mais claro neste estudo. É preciso destacar muito essa verdade, pois misericórdia, graça, longanimidade, bondade e amor sem justiça, serão sempre falsos. 


2 - A justiça essencial de Deus (Ed 9: 15; I Jo 2: 29). 


Conforme nos lembra Berkhof, “a idéia fundamental de justiça é o estrito apego à lei”. No entanto, a justiça de Deus não é uma justiça que se conforma a uma lei externa a Ele. Na verdade Deus é essencialmente justo, de forma que Ele é a justiça, Ele é justo, é o padrão pelo qual se pode definir o que é justo e injusto. 


3 - A justiça de Deus sobre suas criaturas (Sl 36: 5-8; Lc 17: 7-10; II Ts 1: 5-10; Jó 40: 8-14; Rm 9: 19-21).


Se Deus é justo, a justiça de Deus está em toda a criação. Pelo mesmo motivo, também podemos afirmar que Ele impõe sua justa lei aos homens, e os julgará por ela de forma absolutamente justa, recompensando os justos e punindo os ímpios. No entanto, essa recompensa é graciosa, sem mérito, mas a punição é conforme os merecimentos dos pecadores. Ainda assim, nem sempre teremos condições de entender plenamente a justiça de Deus. Não devemos questionar ao Senhor nunca. Ele é justo.   


4 - A justiça de Deus em Cristo (Pv 17: 15; Rm 3: 23-26). 


A redenção em Cristo não é injusta, como se Deus não levasse em consideração os terríveis pecados, pois Cristo pagou pelos pecados. Assim, a misericórdia, graça, longanimidade, bondade e amor estão em plena harmonia com a justiça de Deus.


5 - A justiça de Deus e os oprimidos (Ex 23: 6-9; Dt 1: 16, 17; Sl 103: 6; Sl 72: 12-14). 


Muito fortemente a justiça de Deus está ligada ao oprimido. É dever dos juízes, e de todos, fazer justiça a estes. No entanto, o próprio Deus fará justiça em breve.


6 - O Juízo final (Ap 20: 11-14).


A justiça de Deus se mostrará inevitavelmente no Juízo Final, quando os ímpios serão condenados, e a graça, harmonizada com a justiça, se mostrará no livro da vida. 


6 - Aplicações: 


1 - Que sua fé esteja em Cristo, o gracioso e justo Salvador.


2 - Espere na justiça do Senhor em Cristo. 


3 - Seja instrumento da justiça do Senhor, em Cristo.  


**Considere ajudar nosso trabalho local e pela internet pelo Pix...


batistatapana@bol.com.br






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.