Teologia Sistemática (Vídeo e esboço): Aula 30: O juízo de Deus (CFB1689) – Manoel Coelho Jr.



VÍDEO:
 



ESBOÇO:


Aula 30: O juízo de Deus

Leitura inicial: Salmo 50.


Eis um salmo que nos chama para a realidade de que Deus julgará os pecadores. Ninguém pense que Ele fechará os olhos para o pecado. Em breve Ele trará juízo. O entendimento desta verdade afasta do formalismo e da impiedade, conduzindo os homens à graça de Deus em Cristo, em arrependimento e fé. Meditemos:


1 - O justíssimo e terrível julgamento (Ne 9: 32, 33; Hb 10: 28-31).


Sendo o Senhor justo, inevitavelmente julgará os pecadores, e esse julgamento será perfeitamente justo. Além disso, devido ao pecado ser o mal dos males, tal juízo também será terrível. 


2 - O ódio de Deus ao pecado (Sl 5: 4-6; Pv 6:16-19). 


Sendo o Senhor Bom e Santo, o Sumo-bem, não poderá tolerar o mal dos males, que é o pecado. A santidade de Deus verdadeiramente odiará algo tão perverso, e estará contra os que praticam o pecado.


3 - O culpado não será tido por inocente (Êx 34: 7; Na 1: 2, 3).


Um Deus perfeitamente justo não pode inocentar o culpado. Dessa forma, todo o pecador impenitente será julgado e condenado em breve. Não há como o culpado escapar em seus próprios recursos, pois não pode justificar a si mesmo. É culpado.


4 - A justificação em Cristo (Rm 3: 23-26).


O Deus justo justificará apenas aqueles que estiverem em Cristo, que morreu por eles, visto que assim Ele será o justo e justificador dos que têm fé em Jesus. 


5 - Conselhos:


1 - Considere seriamente o futuro julgamento justo de Deus. Leve a sério a justiça de Deus, seu ódio ao pecado, e a realidade de que não inocentará o culpado. Isso evitará que caia no formalismo religioso e na impiedade cínica.   


2 - Considere que o único meio de justificação é Cristo, pois nEle Deus é justo e justificador. Creia em Cristo  e arrependa-se de seus pecados.  


3 - Cristão, regozije-se na justificação em Cristo, e prossiga em gratidão a Deus, levando o Evangelho aos seus próximos. Amém!


**Considere ajudar nosso trabalho local e pela internet pelo Pix...


batistatapana@bol.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.