Estudo 61(Vídeo e esboço): Os acusadores sofreram o que desejaram para Daniel – Dn 6: 24 – Manoel Coelho Jr
















VÍDEO:



ESBOÇO:


ESTUDO 61 – OS ACUSADORES SOFRERAM O QUE DESEJARAM PARA DANIEL.

Dn 6: 24.

Consideremos agora que o fim dos acusadores de Daniel foi o mesmo que planejaram ao profeta (Dn 6: 7). Tal retribuição na mesma moeda nos chama a atenção para o grave pecado da falsa acusação. Deus abomina a falsa acusação. A raiz da falsa acusação está na idolatria. No entanto, Daniel, o servo do Senhor, é sincero. O Evangelho muda nossa palavras sobre o próximo. Meditemos:

1 - Castigo proporcional (Dt 19: 15-21).

Com uma só testemunha não se acusa ninguém, e a falsa testemunha seria punida com o mesmo castigo que intentou contra seu próximo. O castigo seria proporcional ao crime (21). Tudo isso mostra como Deus abomina a falsa acusação e pune tais pessoas de forma severa, pois é o Deus verdadeiro. Assim ocorreu no caso de Daniel.

2 - O caso dos falsos acusadores de Daniel.

Ao olharmos para o caso de Daniel temos um exemplo deste pecado, o que nos serve de alerta. Para a acusação há passos que a preparam e a executam. Quais os passos que tomaram para a falsa acusação? Primeiro, observaram se Daniel cometia alguma irregularidade (4). Segundo, não achando ocasião de acusação, criaram uma ocasião por uma lei injusta e traiçoeira (7, 8). Terceiro, acusaram falsamente a Daniel diante do rei (12, 13). Quarto, em tudo deram um ar de justiça, enquanto cometiam uma injustiça terrível.   

3 – A raiz do problema.

A raiz está na idolatria (3, 4). O idólatra não se importa em mentir, difamar, acusar. Ele é da mentira. Mas o homem do Evangelho ama o Deus da verdade, e por isso é sincero, como Daniel. 

4 – Conselhos:

1 - A quem você adora conduz o que você fala sobre o próximo.  Que sua adoração seja a Deus em Cristo.

2 - Cristão, considere o amor do Deus da verdade em Cristo, e em amor a Ele fale e aja sempre com verdade. Olhe para este mau exemplo dos acusadores para se prevenir e se afastar disso. Siga o exemplo de Daniel, em gratidão ao Deus da Verdade, que te salvou em Seu Filho, Aquele que é a Verdade.  


Considere ajudar nosso trabalho local e pela internet. Faça pelo Pix...


batistatapana@bol.com.br



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.