Estudo 43 – Batistas Reformados – Graça Irresistível – Parte XVIII* – Manoel Coelho Jr.



Baixe o Mp3 clicando aqui.

Resumo deste estudo...

Continuemos a pensar na solenidade e sua relação com o sucesso na evangelização...


Há muita leviandade nas Igrejas hoje devido ao desconhecimento do Deus das Escrituras. Mas ao olharmos para Isaías 6 descobrimos que tudo é muito sério, sendo que é impossível prosseguir-se na leviandade quando se entende estas coisas, pelos seguintes motivos:

1 – Há neste texto a revelação de um Deus sério manifesto como Santo e Soberano, que salva o homem, em si mesmo perdido, por sua livre determinação e graça em Cristo, e envia seus servos para uma missão que depende absolutamente dEle, pois endurece de forma justa a quem quer e salva os seus eleitos por pura graça, manifestando-se nisto seu glorioso amor eletivo, mas também a sua Justiça, pois Cristo teve que pagar o preço na Cruz.

2 – A situação dos homens é gravíssima e estão totalmente na dependência de Deus para a salvação, mortos em delitos e pecados, necessitados de fato da graça irresistível, e isto unicamente em Cristo, pois Nele são tirados do pó, da morte, e postos nas Regiões Celestiais (Ef 2: 1-10). Diante disso o convertido pensará no que era e no que Cristo o tornou hoje. E quando for para missão, perceberá que nada pode fazer pelos seus ouvintes, mas apenas Deus, pois eles também estão mortos, como um dia ele esteve. Sabe que entre seus ouvintes haverá os que serão endurecidos. Ele verá a maldade do pecado nos homens e perceberá a seriedade de tudo. Mas também notará a obra da graça de Deus em alguns deles. Verá sinais de fé ali, perceberá demonstrações de arrependimento acolá, dirá: "Oh as folhas estão brotando do toco pois 'ainda fica o toco, assim a santa semente é o seu toco.'” Is 6: 13.

A seriedade então segue a percepção destas realidades, e se manifestará no tratamento que os cristãos individualmente e como Igreja darão as Sagradas Escrituras, a vida cristã, ao culto e a evangelização.

1 – Com relação as Sagradas Escrituras a seriedade se manifestará na maneira como os cristãos tratarão a Bíblia, não mais como pretexto para suas ideias pecaminosas, torcendo-a consequentemente, mas como fonte absoluta para suas doutrinas e práticas. Neste mesmo sentido a Igreja será altamente exigente na escolha de seus ministros, pois estes devem ser defensores da Palavra de Deus conforme as Escrituras Sagradas. Assim se exigirá piedade e dom de ensino, conforme I Timóteo 3:1-7  e I Pedro 5: 1-4, além de um verdadeiro chamado de Deus para o ministério,  conforme Efésios 4: 7-16, cuidando de detectar e afastar os falsos profetas, considerando-os os mais perniciosos dos homens, pois que afastam os ouvintes do conhecimento de Deus e da Bíblia, e os levam a perdição de suas almas, conforme Deuteronômio 13: 1-5.

Continua no próximo estudo... 

 Estudo da EBD de 08 de Fevereiro de 2015, na Congregação Batista Reformada em Belém.

Pode ser copiado, distribuído, e traduzido livremente para outro idioma, desde que indicada a fonte, a autoria, e o conteúdo não seja modificado.

Acesse os vídeos anteriores clicando aqui.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.