A Glória de Cristo* – João 12: 20-36 - Manoel Coelho Jr.





I – INTRODUÇÃO:

Neste texto vemos a questão da manifestação da Glória de Cristo em sua morte. Evidentemente que isto contraria todo o conceito mundano de Glória. Quem ousaria dizer neste mundo materialista que a glória de alguém está em sua morte, e num tipo de morte semelhante a de Cristo? Mas tal compreensão só possuem os homens de fé, pois somente aqueles que creem é que percebem a real proporção das coisas. Apenas estes percebem que a glória de Deus é maior que a glória humana, exatamente por ser de Deus e também porque conduz a Vida Eterna. Já a humana é passageira e leva a morte. O assunto deste trecho está intimamente ligado ao texto anterior. Descobrimos isso quando pensamos que as pessoas esperavam um Reino político que os libertaria de Roma, mas Cristo era o Rei humilde montado em um jumentinho caminhando para Cruz. E quanto a nós, já temos compreendido a glória de Cristo? Nossa vida mostra isso? Afinal o que é glória para nós?

II – A GLÓRIA NA MORTE (Jo 12: 20-24).

Alguns gregos querem ver Jesus.  Provavelmente eram pessoas seguidoras da religião judaica, pois subiram a festa para adorar. Eles primeiro procuram Felipe que o comunica a André, vindo então ambos mencionar o fato a Cristo. A resposta do Senhor é a respeito da glória em sua morte na Cruz. Tal resposta em uma primeira leitura pode parecer desconexa.  Ora, em que a morte de Cristo se relaciona com os gregos? E mais: Como a morte poder ser a glória de Cristo? Para entendermos isso devemos lembrar-nos de alguns fatos já mencionados pelo Evangelista.

Observe:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” Jo 1:1-3.

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” Jo 1:14.

João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim. Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça. Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou.” Jo 1:15-18.

Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo por mim mesmo; mas o Pai, que permanece em mim, faz as suas obras. Crede-me que estou no Pai, e o Pai, em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.” Jo 14:8-11.

Cristo é o Verbo, é a Palavra. Ele estava com Deus no princípio, nada foi feito sem Ele, Ele é Deus. Conhecemos e vemos a Deus Nele. Ora, esta é a Glória de Cristo. Ele nos trouxe a Revelação do Deus Glorioso. Deus Santo, Justo, misericordioso, gracioso, cheio de amor, que deu seu Filho para salvar suas ovelhas (Jo 10). Deus que concede sua Graça em Cristo (Jo 1:15-18). Esta é a Verdadeira Glória, isto é, a glória de Deus no Evangelho de Cristo. Todavia só vê esta glória aquele que crê. Por isso João nos diz: “O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome;” Jo 1: 10-12.  Assim temos que a fé é uma espécie de “olho espiritual”. Deus tem se revelado em Cristo, mas só veem esta revelação os que creem Nela. Percebe? São estes que veem a Glória estupenda de Deus em Cristo. São estes que compreendem que o que mais vale é esta Glória.

Pois bem, em que a morte de Cristo se relaciona com a Glória de Deus? Ora, é na morte de cristo que se manifesta a Justiça e Graça de Deus. Deus salva o seu povo de forma plenamente justa exatamente no sacrifício de Cristo pelos pecados. Na Cruz está a Santidade de Deus que aborrece o pecado ao ponto de só Cristo poder salvar a humanidade. Também está o amor de Deus. Por isso Cristo disse: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo 3: 16. Aqui está o amor de Deus pelo mundo, isto é, pelos eleitos de todas as partes.

Aliás, isso explica a próxima questão abordada que é: Em que a morte de Cristo se relaciona aos gregos? Resposta: No fato de que Cristo não veio apenas para os Judeus! Louvado seja o Senhor, pois há eleitos de todas as nações. Há gregos! Estes gregos com toda a probabilidade estavam procurando Cristo como o Salvador. Por isso é que Cristo introduz este tema de sua morte. E mais: Isto manifesta a glória de Deus em seu amor pelo mundo, incluindo os gregos. Eis o grande amor de Deus! E tudo estaria resplandecendo na Cruz. Nela Cristo estava dando a sua vida pelos seus eleitos de todas as nações da terra. Ele já havia dito: “Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor.” Jo 10: 16, e João acrescenta sobre as palavras de Caifás : “Ora, ele não disse isto de si mesmo; mas, sendo sumo sacerdote naquele ano, profetizou que Jesus estava para morrer pela nação e não somente pela nação, mas também para reunir em um só corpo os filhos de Deus, que andam dispersos.” Jo 11: 51, 52. Eis a Glória de Deus neste amor. Ao Senhor a glória!

III – VIVENDO NA PERSPECTIVA DA GLÓRIA (Jo 12: 25,26).

Agora Cristo olha para a relação de tudo isso com as pessoas. Ele estava dando sua vida e nisto seria glorificado. Será que os outros entendem isso?  Será que a vida deles é influenciada por está glória verdadeira? Ou será que eles buscam apenas a glória deste mundo?   Notemos que Cristo fala daqueles que o seguem, ou seja, seus discípulos. Estas pessoas são as que caminham em seu princípio de vida que é a obediência ao Pai até a morte. São aqueles que pela fé veem que a Glória de Cristo é infinitamente maior que a glória deste mundo. Eles entendem que seguir a Cristo é ser honrado pelo Pai e alcançar a Vida Eterna, pois Cristo em sua morte os livrou do pecado e da vindoura Ira Divina. Percebem que é absoluta loucura trocar a Glória de Cristo pela insignificante glória mundana que por ser pecaminosa conduz a perda da própria Vida. Por isso eles estão dispostos até a morrer por Cristo. Eles acharam tesouro infinitamente maior. Deles pode ser dito o que o escritor de Hebreus afirmou de seus leitores: “Lembrai-vos, porém, dos dias anteriores, em que, depois de iluminados, sustentastes grande luta e sofrimentos; ora expostos como em espetáculo, tanto de opróbrio quanto de tribulações, ora tornando-vos co-participantes com aqueles que desse modo foram tratados. Porque não somente vos compadecestes dos encarcerados, como também aceitastes com alegria o espólio dos vossos bens, tendo ciência de possuirdes vós mesmos patrimônio superior e durável.” Hb 10:32-34.

Caros leitores, existe na verdade apenas estes dois tipos de vida:

1 – Vida dos Incrédulos:

Eles amam a vida e glórias do presente mundo e não a Vida Eterna e a Glória de Deus. É assim porque a incredulidade os impedem de perceberem o real valos das coisas. A Vida Eterna que Cristo dá aos crentes implica em uma União Eterna com o Pai, o que constitui o verdadeiro sentido da existência e que por ser eterno jamais passará. Mas eles trocam esta Vida Eterna por dinheiro, prazeres, fama, poder, enfim, pelas glórias deste mundo. Porém quando morrem tudo isso se acaba imediatamente, e como não estão em comunhão com Deus em Cristo logo experimentam os horrores do inferno, da Justa Ira de Deus. Que loucura!

2 – A Vida dos Crentes: Estes veem as coisas de fato como são. Eles sabem que Cristo é o Verbo e que em sua morte há reconciliação com o Pai. Eles veem que esta é a Verdadeira Glória. Assim deixam toda a glória mundana e seguem a Cristo. Eles têm a Vida Eterna e isso não lhes será jamais tirado.

Qual destas vidas é a sua meu leitor?

IV – ANGÚSTIA E GLÓRIA (Jo 12:27-28).

O caminho para a glória é um caminho de angústia, pois se antevê o sofrimento. Cristo experimento este fato e até orou pedindo que não passasse por tal situação, que não bebesse tal cálice (Mc 14:36). Mas também pediu a glória de Deus e se colocou completamente ao dispor de sua Vontade dizendo: “Pai, glorifica o teu nome” (Jo 12: 28), “não seja o que eu quero, e sim o que tu queres” (Mc 14:36). Então recebeu esta resposta do Pai: “Eu já o glorifiquei e ainda o glorificarei” (Jo 12:28). Isso significa que a Glória de Deus já se manifestara em Cristo especialmente em seu ministério público quando pregava e operava sinais extraordinários como a Ressurreição de Lázaro. Mas ainda se manifestaria na Cruz. É na vida de Nosso Senhor que vemos a Glória de Deus. Olhemos para Cristo e creiamos Nele. Sigamos também seu exemplo não desistindo ante a angústia da presente vida.

V – GLÓRIA, SALVAÇÃO E JUÍZO (Jo 12: 28-33).

Cristo fala que a Voz viera por causa do povo. Isso deve se relacionar ao que nos mostra os versos em seguida que lembram que a morte de Cristo iria causar uma divisão. Para o mundo e seu príncipe, o diabo, seria o Juízo. Lembra de Gn 3:15 quando nos diz: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”?  A Cruz é o pisar na cabeça da serpente. É sua derrota. O mundo experimenta o juízo porque é formado por aqueles que se voltam contra Cristo como o faz o seu príncipe. O Senhor disse: “Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, não me credes.” Jo 8:43-45.

Por outro lado o Senhor diz: “E eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo. Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer.” Jo 32: 33. Aqui o Senhor fala dos eleitos, fala dos crentes. Estes creriam em Cristo como aquele que na Cruz morreu para redimi-los. Portanto, uns rejeitarão esta glória da Cruz por incredulidade preferindo a glória mundana, tendo consequentemente como herança o Juízo, e outros, os eleitos, abraçarão a Glória da Cruz pela fé tendo então a Salvação. Qual o seu caso?

VI – LUZ, FÉ, E GLÓRIA (Jo 12: 34 -36).

Infelizmente aquelas pessoas se mostraram incrédulas. Quando Cristo falou de sua morte elas rejeitaram seu ensino. Elas até alegaram o ensinamento do Antigo Testamento lembrando que Cristo permaneceria. De fato há textos que mostram que o Reinado de Cristo permanece (F. F. Bruce lembra de Is 9:7; Ez 37:35; Sl 72:12). No entanto este permanecer não pode ser compreendido pelos materialistas incrédulos com era o caso daqueles ouvintes. Eles só viam um Rei Político. Para eles a morte era o fim. Mas era na morrer que Cristo salvaria seu Povo tornando-se o Rei Deles para sempre. Por isso ele dissera um pouco antes: “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.” Jo 12:24. Assim, Cristo os chama aproveitarem a Luz que tinham. Eles estavam recebendo a Luz, pelo próprio Cristo que lhes dava o verdadeiro sentido do Antigo Testamento, sendo ele mesmo o Verbo de Deus, a Luz do mundo (Jo 8:12). Mas como eles aproveitariam esta lua? Resposta: Crendo na Luz. Eles então se tornariam filhos da Luz. Ora, quem não crê está em trevas e consequentemente não sabe para onde vai, ou seja, está perdido. Tal pessoa não tem discernimento da realidade. Em outras palavras, ela não sabe onde está a verdadeira glória. Ela interpreta a própria Bíblia de maneira equivocada, tendo os olhos dominados pela falsa glória materialista e passageira deste mundo pecaminoso. Mas o que crê discerne todas as coisas com verdade e prudência, vendo Cristo como seu maior tesouro. Este sabe para onde está indo. Ele está indo em direção a Vida Eterna, pois: “Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna. Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará.” Jo 12:25,26. Que este seja o caso de cada leitor! Infelizmente para aquelas pessoas Cristo se retirou. Chega uma hora em que a Luz vai embora e para aqueles que dela não tiraram proveito apenas restará profundas trevas. Que este não seja o seu caso. Oh, creia na Luz! Creia em Cristo!

VII – CONCLUSÃO:


A Glória real é a de Cristo manifesta na Cruz. Mas só os que creem percebem isto. Estes enxergam o real valor das coisas vendo que a glória mundana é nada, mas Cristo é tudo, pois é o Verbo que nos revela Deus. Que nós sejamos assim. Amém! 


Pode ser copiado e distribuído livremente, desde que indicada a fonte, a autoria, e o conteúdo não seja modificado!

*Pregação da noite de domingo, 17 de agosto de 2014, na Congregação Batista Reformada em Belém.

Para os livros do blog clique aqui.

Leitura recomendada:

Necessário Vos é Nascer De Novo* - Thomas Boston.


Conheça e inscreva-se nas páginas do blog no Youtube e Facebook :

 Create your own banner at mybannermaker.com!

Create your own banner at mybannermaker.com!

Acesse também:

Create your own banner at mybannermaker.com!

Comentários

  1. Estou muito preocupada pois eu creio em Jesus, porém n sei se é o momento q estou passando sinto uma profunda angustia e isso me incomoda me faz pensar se estou crendo ou n, e quando penso q se estou confusa é sinal de que algo está errado.. tinha caido em pecado me afastei do caminho mais já tem tempo que voltei e nsse tempo tenho buscado mais a Deus e como se minha visão abrisse para realidade da vida vou continuar ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos orar por você. Procure uma Igreja onde se expõe as Escrituras fielmente. Também recomendamos que baixe e leia dois livros de Spurgeon.

      Primeiro este... Tudo de Graça...

      https://www.monergismo.net.br/textos/chspurgeon/Spurgeon_Tudo_de_Graca_Port.pdf

      O Segundo é este... Diante da Porta Estreita...

      https://spurgeonline.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Diante_da_Porta_Estreita-Sermao_de_Spurgeon.pdf

      Baixe e leia estes livros em oração. O Senhor lhe abençoe.

      Excluir
  2. É como se fizesse eu ver a realidade da vida e refletir em tudo q vivi e fiz, me fez sentir por todos pecados tanto q sofro.. pedi perdão a Deus por tudo, confessei mas estou numa luta, esse sentimento ruim que sinto n passa já tem muito tempo, peço a Deus q me ajude e se alguém pode me ajudar 😭

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.