Estudo 18 - Juízo Final: O que acontecerá na segunda vinda de Cristo?* - Vídeo, áudio e texto - Manoel Coelho Jr.



Acesse o vídeo clicando aqui.  

Baixe o Mp3 clicando aqui.

Mas, naqueles dias, após a referida tribulação, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória. E ele enviará os anjos e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, da extremidade da terra até à extremidade do céu.” Mc 13:24-27.

I – INTRODUÇÃO:

Olhemos agora para os eventos que ocorrerão por ocasião da Volta de Nosso Senhor. Veremos que se há algo claro, é que a Volta de Cristo demostra qual a Vida Verdadeira. A Vida ímpia é louca por se encaminhar para a destruição. Já a vida justa é sábia, pois se conduz em direção ao Reino Eterno de Cristo.

II – ABALOS CÓSMICOS.

Mas, naqueles dias, após a referida tribulação, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.” Mc 13:24, 25.

Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados.” Mt 24:29.
Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados.” Lc 21: 25,26.

Parece-nos tão seguro o Sol a Lua e as estrelas. Parece-nos tão certo que amanhã o Sol nascerá e que a Lua cumprirá seu ciclo. Também o mar nos parece tão imutável. Mas chegará o Dia em que tudo isso será abalado. Tudo será destruído ante os olhos de cada homem e mulher. Isto nos faz pensar na vida louca dos ímpios. Digo louca, pois constroem sua existência como se não houvesse morte e se firmam neste mundo passageiro. Porém quando Cristo voltar o mundo em que vivem se desfará e nada mais lhes restará. Querido leitor, não é este o seu caso? Não vive você na ilusão de que este mundo nunca passará ou que a morte está muito longe? Mas se assim acontece eu devo lhe dizer que seu coração pecaminoso está lhe iludindo. Este mundo vai passar e você morrerá e pode ser logo. Mas mesmo que demore com certeza a morte lhe sobrevirá. Evidente mente que isto é o óbvio, mas o pecado tem feito você esquecer o fato.

Também é provável que a aparente estabilidade do mundo o faça pensar que a Volta de Cristo é algo que se ocorrer está muito, muito distante. Mas você não pode afirmar isso com certeza. Ora, o que Cristo profetizou realmente aconteceu. O Templo foi destruído como ele disse que seria. Por que a Volta de Cristo não seria cumprida também? E não sabemos quando ocorrerá, isto é, se logo ou se muito depois. O fato é que precisamos estar sempre preparados. Todavia poder ser que você nem pense nisso. Talvez você viva confiando na aparente estabilidade do mundo, pois afinal o Sol tem nascido a cada manhã. Mas o Sol escurecerá, Jesus disse. Pense nisso. Seja sábio. Não construa na areia.

III – A ANGÚSTIA DOS HOMENS.

Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas; sobre a terra, angústia entre as nações em perplexidade por causa do bramido do mar e das ondas; haverá homens que desmaiarão de terror e pela expectativa das coisas que sobrevirão ao mundo; pois os poderes dos céus serão abalados.” Lc 21:25,26.

Este trecho de Lucas descreve a reação dos ímpios diante dos acontecimentos na Volta de Cristo. Fala-se aqui do estado da alma destes homens de uma forma muito dramática. E não é de se admirar por estas reações visto que tudo em que confiam, isto é, o presente mundo, estará se desfazendo ante seus olhos. Ora, eles verão abalos no Céu e o mar revoltado. Eles sentirão um terrível aperto no coração e ficarão sem ação. Eles estarão em estado de completa perplexidade. Também desmaiarão, pois lhes será evidente que a destruição se aproxima e não encontrarão nada em que se apoiar. Ora, o mundo em que se apoiam estará sendo destruído.  

Parece-me que podemos ilustrar estes sentimentos com a queda de um avião. Os passageiros confiaram na aeronave e na tripulação e tudo parece correr bem. Mas de repente algo acontece e o avião começa a cair. Isto causa grande aperto e perplexidade em todos. Mas também há profundo terror ante o que acorrerá nos próximos segundos. Da mesma forma os homens vivem confiando neste mundo que em breve será destruído. Quando a destruição chegar, eles se angustiarão e ficarão pasmos não tendo o que fazer. Então em horror esperarão o pior. Na verdade este é o fim de cada ímpio. Meu leitor, não siga esta loucura.

IV – A VOLTA GLORIOSA DE CRISTO.

Então, verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória.” Mc 13:26.

Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.” Mt 24:30.

Então, se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória.” Lc 21:27.

Nosso Senhor veio ao mundo pela primeira vez com um pequeno bebê. Mas na segunda vinda Ele aparecerá como o Rei que venceu e que julgará os inimigos. Note que Mateus diz que: “todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória.”. Evidentemente que aqueles que têm desprezado a Cristo para seguir os anticristos, e que têm se firmado neste mundo passageiro, terão grande lamentação ao verem Nosso Senhor vindo em glória para julgá-los.

Mas, note os seguintes versículos:

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Mt 28:18-20.

Aqui Nosso Senhor promete estar com seu povo, o que ocorre evidentemente por seu Espírito.

De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.” Mc 16:19,20.

Cristo está neste momento à destra do Pai.

Aconteceu que, enquanto os abençoava, ia-se retirando deles, sendo elevado para o céu. Então, eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo; e estavam sempre no templo, louvando a Deus.” Lc 24: 51-53.

Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.” At 1:6-11.

Cristo voltará como os discípulos o viram subir. Virá sobre as nuvens.  Esta profecia é relacionada Daniel 7: 13, 14. Veja o que diz o profeta: “Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha com as nuvens do céu um como o Filho do Homem, e dirigiu-se ao Ancião de Dias, e o fizeram chegar até ele. Foi-lhe dado domínio, e glória, e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído.” Dn 7:13,14.

O Senhor virá como o Rei Eterno. Este Rei destruirá os inimigos que amam a iniquidade e estabelecerá o ser Reino Justo. Claro que isso será um Terror para os inimigos. Por isso eles lamentarão. O fato é que os que agora cantam e zombam de Cristo em breve chorarão. Que você reflita sobre como tem tratado hoje ao Senhor Jesus Cristo. Isso determinará em como você o receberá, isto é, se com alegria ou com lamento.

V – A REUNIÃO E REAÇÃO DOS ELEITOS.

Então, verão o Filho do Homem vir nas nuvens, com grande poder e glória.E ele enviará os anjos e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, da extremidade da terra até à extremidade do céu.” Mc 13:26,27.

Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.” Mt 24:30,31.

Quando Cristo voltar enviará seus anjos para reunir seus eleitos. Será o Dia da Redenção deles. Então como os eleitos deverão reagir quando virem os fatos profetizados? Veja o que o Senhor diz: “Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima.” Lc 21: 28. Fica clara a grande diferença entre a reação dos eleitos e dos ímpios. Os eleitos naturalmente se alegrarão, pois Cristo, o Rei deles, implantará definitivamente seu Reino Eterno. Não devem eles temer, mas esperar a redenção que se aproxima. A esperança do cristão não decepcionará, mas o ímpio, ao contrário, cairá em profundo aperto, visto que seu “reino” estará sendo destruído. Meu leitor, cada um de nós está em uma situação ou outra. Não  há neutralidade. Qual seu caso?

Deixo as importantes palavras do apóstolo Paulo para a meditação séria de cada cristão. Leia:

Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras. Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão. Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. Ora, os que dormem dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam. Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação; porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele. Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.” I Ts 4:13- 5:11.

Você é de Cristo? Então em grande alegria espere a volta de Seu Senhor andando em sua Luz.

VI – CONCLUSÃO:

Cristo voltará para estabelecer definitivamente seu Reino. Este mundo passará o que deixará os ímpios sem nenhuma esperança. Mas os eleitos se alegrarão, pois pertencem ao Reino Eterno de Cristo. Que cada um de nós faça parte deste Bendito Reino.

Pode ser copiado e distribuído livremente, desde que indicada a fonte, a autoria, e o conteúdo não seja modificado!

*Pregação da noite de domingo, 6 de outubro de 2013, na Congregação Batista Reformada em Belém.

Para os livros do blog clique aqui.

Leitura recomendada:

Um Guia Seguro Para o Ceu - J. Alleine.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.