AMANHÃ, DOMINGO, É O DIA DO SENHOR. DEDIQUE-O AO SENHOR – Manoel Coelho Jr.


"Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse" Isaías 58: 13, 14.

Amanhã, domingo, é o dia do Senhor. Então dedique-o ao Senhor. Deleite-se no Senhor. Não vá trabalhar, estudar, ou procurar algum lazer. Estas coisas são lícitas, mas devemos deixá-las para os outros dias. Amanhã é o dia para dedicarmos integralmente a Ele com grande alegria. É um dia entre sete que Ele nos ordena a dedicação aos exercícios espirituais, para conhecê-lO melhor. Não é este o nosso maior prazer? Conhecê-lo?
Por gentileza, pense nas seguintes questões:
Será algo muito difícil dedicarmos um dia inteiro, com alegria e gratidão, ao Nosso Amado SENHOR, Aquele que nos amou e salvou em Seu Filho Jesus Cristo?
Será que é algo doloroso para nós deixarmos o resto das atividades por um dia apenas, para nos dedicarmos a Ele no culto, na oração e meditação, e em atos de amor e misericórdia aos nossos próximos, por amor a Ele?
Nosso deleite é o Senhor, ou as atividades corriqueiras, de forma a não podermos deixá-las sequer por um dia?
Amados irmãos, meditem…
Primeiro, um dia dedicado integralmente ao Senhor, mostra que O amamos mais que tudo, que Ele é o Nosso Deus, que o cultuamos como Nosso SENHOR DEUS. Mas se o negligenciamos sempre por outras atividades, mostramos que tais atividades são nossos ídolos. Como podemos dizer que O adoramos se não queremos cultuá-lo no seu dia, para, em vez disso, fazermos coisas que podem e devem ser realizadas nos outros dias?
Segundo, um dia dedicado integralmente ao Senhor será alimento e nutrição espiritual para nossa alma. Mas negligência-lo é não alimentá-la, deixando -a sem a fonte de verdade e vida, que é a Palavra, envenenando-a com a ideia que tudo é mais importante que Deus. Como poderemos crescer espiritualmente não nos nutrindo?
Terceiro, o dia do Senhor é o dia da instrução, dia da Escola do Messias, quando os seus discípulos aprendem mais precisamente seus caminhos. Os fiéis pastores se preparam a semana inteira para apresentar estes ensinos no domingo. Como poderemos ser discípulos cada vez mais fiéis desprezando tais aulas?
Quarto, o dia do Senhor é o dia especialmente da Comunhão dos amados de Cristo, quando eles se servem, amando-se na prática, aprendendo uns com os outros, exortando, animando, consolando, edificando-se mutuamente. Como podemos ter contato diário com tantas pessoas incrédulas a semana inteira, e desprezarmos um único dia semanal para revermos nossos melhores amigos, e aprendermos com eles?
Por esses motivos eu lhe exorto: Não negligencie o dia do Senhor! Deleite-se no Senhor em seu dia.
Mas continuemos com a seguinte questão: Como guardar o dia do Senhor de forma a nos deleitarmos nEle?
Primeiro, obviamente, deixe outras atividades corriqueiras como trabalhar, estudar, ir para algum lazer, ou encontros sociais. Tais atividades são lícitas nos demais dias da semana, mas no dia do Senhor devem ser pausadas, pois atrapalham as atividades próprias do domingo, que se relacionam a busca do Senhor.
Segundo, dedique-se às atividades espirituais:
1 - Não perca nenhum culto. Vá ao culto da manhã e da noite. E lembre: Seja pontual. Chegue cedo nos cultos, pois o culto todo é adoração e edificante. Vá na alegre espectativa de ouvir seu Senhor falar por sua Palavra orada, cantada e pregada.
2- Converse com seus irmãos. Procure relacionar os temas das conversas com os ensinos das Escrituras para aprender com seus irmãos o que ainda não sabe e ensinar o que sabe sobre o Senhor.
3 - Tire um tempo maior para meditação sobre o Senhor nas Escrituras, e para orar sobre, individualmente e com sua família, .
4 - Nas oportunidades e de acordo com as necessidades que apareçam, exerça misericórdia, auxiliando o próximo em amor ao Senhor.
Quero encerrar afirmando que um dia dedicado ao Senhor com deleite como Nosso Deus, O glorificará grandemente, glorificará ao Seu Santíssimo Nome, e fará grande bem a você nisso, fazendo com que O conheça mais e mais, preparando-o para o Reino Vindouro, quando verá o Seu Amado Deus (Ap 22: 3, 4). E mais, também trará grande benefício aos seus próximos, fazendo-o uma luz espiritual gradativamente mais brilhante sobre eles. Mas negligenciar o santo dia do Senhor, lhe impedirá de usufruir estas bênçãos, e perigosamente lhe exporá a paulatinamente ir se afastando do Senhor, e da comunhão com seu povo, amando o mundo, podendo chegar a apostasia final, e perdição eterna. Quem realmente é de Cristo perseverará em buscar e se deleitar no Senhor.
Amanhã, domingo, é o dia do Senhor. Então dedique-o ao Senhor! Deleite-se no Senhor. Amém!

*Você pode distribuir este material livremente. Pedimos apenas que indique esta pagina para mais pessoas serem edificadas na Verdade em Jesus.

**Somos um pequeno grupo cristão plantando nossa Igreja no bairro do Tapanã em Belém do Pará. Considere orar por nós. E se desejar nos ajudar no trabalho local e pela internet, nos envie sua contribuição pelo Pix...

batistatapana@bol.com.br


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.