Daniel confessa a teimosia de Israel (Vídeo e esboço) – Daniel 9: 13 – Coelho Jr.



ESBOÇO:

ESTUDO 99 – DANIEL CONFESSA A TEIMOSIA DE ISRAEL. 

Dn 9: 13.

Tendo Daniel reconhecido que Israel não foi ignorante diante dos motivos do que lhe sobreveio, pois conhecia os alertas das Escrituras, agora avança mostrando que, além disso, Israel continuou nos seus pecados quando a ira justa do Senhor se manifestou. Trata-se da teimosia do pecador, mesmo quando vem o sofrimento e a morte do pecado. Consideremos o nosso próprio caso:

1 - Aconteceu como dizia a Escritura.

Temos aqui duas bandeiras sinalizadoras: Primeiro, as Escrituras mostrando o pecado e suas consequências. Segundo, as consequências vindo de fato na vida do que peca, ou seja, os alertas se cumprem. São luzes para o pecador tão claras e inquestionáveis que não se pode deixar de vê-las ou tentar negá-las.  

2 - A ausência de busca do pecador.  

Daniel relata que mesmo diante das luzes do alerta e das consequências cumpridas, o povo não buscou a misericórdia do Senhor, não procurou a paz com Deus. Isso significa que o pecador simplesmente prossegue a pecar, mesmo quando já conhece os alertas das Escrituras e vê em sua própria vida o pecado trazer seu salário terrível. Isso mostra sua profunda incredulidade e desprezo com Deus, típicas do homem natural. Deus lhe dá alertas, mostra-lhe a realidade dos alertas em sua experiência, concede-lhe tempo para se arrepender, mas o pecador teima no pecado. 

3 - Ausência de abandono do pecado e busca da verdade. 

Tendo os alertas das Escrituras e as consequências alertadas se tornando realidade, Daniel diz que o povo não fez duas coisas: Primeiro, não deixou o pecado. Segundo, não se aplicou a buscar a fidelidade e a verdade do Senhor em Sua Palavra. De fato estas coisas são unidas quando ocorre o verdadeiro arrependimento. Tanto se abandona o pecado, como se tem compreensão segundo a Verdade de Deus na Palavra, conforme a Aliança. Mas estas coisas não estiveram presentes no povo.

4 - Conselhos: 

1 - Chamo a atenção para a necessidade de ouvirmos as Escrituras com atenção, fé e arrependimento, conforme a Aliança em Cristo, especialmente quando já temos visto sua veracidade em nossa experiência. 

2 - Pense: Você está buscando a misericórdia do Senhor em Cristo, diante do que diz as Escrituras e as consequências de seus pecados, conforme já lhe alertaram as mesmas Escrituras ou está teimando no pecado? 

3 - Pense: Você já se arrependeu dos pecados, aplicando seu coração e mente à Palavra de Deus em seu alertas e promessas, e deixando o pecado, conforme a Aliança em Cristo, tendo em vista o que a justiça de Deus lhe tem levado a experimentar as consequências do pecado?   

*Venha ouvir as boas novas de Cristo…

IGREJA BATISTA REFORMADA DO TAPANÃ. Conjunto Tapajós, Rua Búzios, Número 35, Bairro do Tapanã em Belém do Pará. Cultos aos domingos às 9h e 19h, e às quartas-feiras às 19h30. 

Considere apoiar o nosso trabalho pelo Pix…

batistatapana@bol.com.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.