Daniel confessa a gravidade do pecado (Vídeo e esboço) – Daniel 9: 5, 6 – Manoel Coelho Jr.
ESTUDO 96 – DANIEL CONFESSA A GRAVIDADE DO PECADO.
Dn 9: 5, 6.
Chegamos a parte de oração em que Daniel confessa os pecados do povo. Nos dois versos que estudaremos ele descreve o pecado com vários termos que mostram a gravidade do mal que cometeram. Na verdadeira confissão há um olhar realista para a maldade do pecado. Sem isso não há arrependimento sincero. Daí que estes versos nos são muito úteis.
1 - O pecado (5).
Aqui temos que o pecado é, primeiro, praticar injustiça: É fazer o que é contrário à vontade do Senhor. Em segundo lugar é perversão, ou seja, é torcer o que é reto. Finalmente, é rebelião contra Deus. Tudo isso significa um endurecimento do coração contra Deus.
2 - Contra a Lei (5).
O pecado é desviar-se da Lei de Deus e não observar as suas estipulações específicas. O pecado sempre envolve afastar-se da Palavra revelada de Deus.
3 - Teimosia: Não ouvir os profetas (6).
Pecado também é não ouvir as advertências dos profetas, que denunciam a quebra da Lei por parte do povo, e o chama ao arrependimento.
4 - Pecado envolve todas as classes (6):
Os profetas anunciaram a advertência aos líderes e a todo o povo. Mas todos pecaram. No entanto, lembremos que o pecado dos líderes é ainda mais grave, justamente por serem líderes. Estes influenciam aos demais
5 - Daniel se põe junto a eles.
Observemos que Daniel confessa o pecado como sendo dele também. Isso envolve a humildade de Daniel, mas também podemos vê-lo aqui como um tipo de Cristo, que intercede por nós. Além disso, toda adoração é baseada na Aliança, que traz a promessa Senhor de misericórdia e perdão.
6 - Conselhos:
1 - Confessemos nosso pecados reconhecendo sua maldade e esperando em Cristo
2 - Ouçamos a Palavra e suas advertências, o que nos leva ao arrependimento.
3 - Oremos continuamente pela Igreja de nossos dias, suplicando para que haja arrependimento e graça em Cristo.
*Venha ouvir as boas novas de Cristo…
IGREJA BATISTA REFORMADA DO TAPANÃ. Conjunto Tapajós, Rua Búzios, Número 35, Bairro do Tapanã em Belém do Pará. Cultos aos domingos às 9h e 19h, e às quartas-feiras às 19h30.
Considere apoiar o nosso trabalho pelo Pix…
Comentários
Postar um comentário
Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.