Daniel confessa a justiça e misericórdia do Senhor (Vídeo e esboço) – Daniel 9: 7-10 – Coelho Jr.
ESTUDO 97 – DANIEL RECONHECE A JUSTIÇA E A MISERICÓRDIA DO SENHOR.
Dn 9: 7-10.
No estudo anterior vimos Daniel confessando a gravidade do pecado do povo de Deus. Neste trecho que estudaremos hoje ele continua confessando os pecados, mas avança de forma lógica, reconhecendo que o Senhor é justo em suas ações diante da gravidade do pecado, e que toda a esperança do povo está na misericórdia do Senhor. Nisso Daniel faz uma comparação entre Deus e o povo, mostrando que ao Senhor pertence a justiça e a misericórdia, mas de Israel é a vergonha. O que temos aqui é mais alguns aspectos que caracterizam a oração do verdadeiro arrependido. Precisamos muito entender estes princípios, pois o arrependimento continua necessário em nossos dias.
1 - A justiça do Senhor (7).
Daniel olha toda a calamidade que aconteceu com o povo de Deus, o exílio, a dispersão, a destruição de suas moradas, e não toma isso como motivos de queixas contra Deus. Muito ao contrário, ele confessa Justiça do Senhor em tudo o que lhes trouxe. Notemos que ele diz que o Senhor foi quem os lançou pelas nações. Nisso ele confessa a Justiça do Senhor. Tal Justiça é baseada nas estipulações justas da Aliança, que o Senhor tem guardado (4), mas o povo não, pois não ouviu os profetas (10). O verdadeiro arrependimento reconhece a justiça da Aliança de Deus, de seus mandamentos e de seus juízos, pois o Senhor é justo.
2 - A vergonha do povo (7, 8).
Observemos o contraste. De Deus é a justiça. Do povo a vergonha. Daniel reconhece a completa justiça de Deus e a plena culpa do povo, que se rebelou contra o Senhor e por isso de forma justa está sendo envergonhado (Veja o final do 7 e do 8, e todo o 10). Esta vergonha diz respeito a todas as calamidades que o povo sofreu, tornando-se motivo de escárnio dos povos (16). O pecado sempre traz vergonha, e é em si mesmo vergonhoso. O arrependido reconhece isso. Além disso, a vergonha foi de todos, dos de perto e de longe, e de todas as classes. Mas notemos o destaques que dá aos líderes, pois estes incentivam a rebeldia e o caminho da vergonha.
3 - A Misericórdia do Senhor (9, 10).
Naturalmente que se o Senhor é justo e o povo culpado, este povo não pode apelar para sua própria justiça, mas apenas conta com a compaixão e misericórdia do Senhor (18). Na verdade isso já estava também estipulado na Aliança, sim, a misericórdia do Senhor, caso o povo se arrependesse (4, Dt 30: 1-5; Jr 29: 10-14, I Re 8: 46-53). O arrependido sabe-se como perdido em si mesmo, mas também sabe que o Senhor é gracioso e misericordioso, pois grande é a culpa de quebrar os mandamentos e não ouvir a Deus (10), mas a misericórdia cobre os pecados. Isso aponta para a Nova Aliança em Cristo, quando finalmente o pecado seria resolvido pela graça e misericórdia do Senhor em Seu Filho (Rm 3).
4 - Conselhos:
1 - Nos arrependamos dos nossos pecados, reconhecendo a justiça do Senhor, nossa culpa e vergonha, apelando para a misericórdia dEle em Cristo.
2 - Reconheçamos a calamidade que o pecado é e o que provoca, em contraste com a justiça e misericórdia do Senhor. Meditemos muito nestas verdades para nosso coração se encher de percepção do mal do pecado e da glória de Senhor. Então adoremos.
3 - Meditemos em como a maldade do pecado se alastra, mas também como a misericórdia é maravilhosamente restauradora.
4 - Observemos como nossa liderança pode ser benéfica ou maléfica, conforme nosso arrependimento ou teimosia.
5 - Oremos como Daniel pela Igreja de nossos dias. Há vergonha e calamidade entre nós?
*Venha ouvir as boas novas de Cristo…
IGREJA BATISTA REFORMADA DO TAPANÃ. Conjunto Tapajós, Rua Búzios, Número 35, Bairro do Tapanã em Belém do Pará. Cultos aos domingos às 9h e 19h, e às quartas-feiras às 19h30.
Considere apoiar o nosso trabalho pelo Pix…
batistatapana@bol.com.br
Comentários
Postar um comentário
Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.