Daniel confessa a justiça do Senhor nas Escrituras (Vídeo e esboço) – Daniel 9: 11, 12 – Coelho Jr.
ESTUDO 98 – DANIEL RECONHECE A JUSTIÇA DO SENHOR CONFORME AS ESCRITURAS.
Dn 9: 11, 12.
Este é um trecho em que Daniel avança na sua declaração em oração sobre a justiça divina, lembrando que esta também se mostra no fato que o Senhor já havia alertado o seu povo nas Escrituras Sagradas sobre as consequências do pecado. Daniel continua confessando a Deus os pecados de Israel, mas este é o grande elemento aqui. Ele liga a justiça divina e a gravidade do pecado às Escrituras. Isso se torna, portanto, um tema de necessária meditação para toda a questão do arrependimento genuíno. Meditemos:
1 - O alerta das Escrituras sobre o pecado (11).
Temos observado que sempre Daniel tem confessado o pecado como um desvio da Lei do Senhor e das Palavra de seus profetas (5, 6, 10). Mas no verso onze isso ganha mais luz, pelo fato de ser mencionada as maldições e os juramentos da Lei, segundo a Aliança, conforme vemos em Levítico 26 e Deuteronômio 28. Isso traz o valor dos ensino e verdade das Escrituras para o pecador, no sentido que estas sempre o alertam sobre a gravidade e consequência do pecado. O pecador, para que realmente se arrependa, precisa considerar estes alertas das Escrituras como verdadeiros, segundo a Aliança que o Senhor estabeleceu.
2 - O juízo do Senhor conforme as Escrituras (12).
Deus é verdadeiro. É a Verdade. Sua Palavra é verdadeira. Assim, Ele a cumprirá. Dessa forma, Daniel confessa que o Senhor trouxe sobre Israel as maldições que estavam escritas em Sua Palavra, nada mais e nada menos. Ele confirmou Sua Palavra. O Senhor trouxe um grande mal, conforme a Palavra, de forma que Daniel afirma que nunca se viu tal coisa como aconteceu em Jerusalém. Isso estava especificado em Levítico 26 e Deuteronômio 28. O pecador arrependido reconhecerá que o juízo já vindo cumpre a Palavra, como também crerá que Deus trará o Juízo Vindouro, conforme tem anunciado em Suas Escrituras, segundo a Aliança que estabelece.
3 - O destaque do pecado dos juízes (12).
O pecado dos juízes é destacado porque não julgaram conforme a Lei. A liderança em Israel deveria tanto ser exemplo de obediência à Lei, como também aplicá-la devidamente em relação ao povo. Os alertas da Escrituras eram voltados especialmente aos juízes (Ex 18: 21). Isso aponta para o fato de que o arrependimento genuíno leva em conta a liderança e o exemplo do pecador.
4 - A justiça de Deus conforme as Escrituras.
A justiça do Senhor está estabelecida em que Deus faz uma Aliança com o povo, declara nas Escrituras as justas penalidades da quebra desta Aliança, e finalmente as executa em caso de desobediência (4-6, 10-14). O arrependido vê e reconhece dessa forma a justiça do Senhor conforme as Escrituras.
5 - A misericórdia do Senhor conforme as Escrituras.
Demos graças porque também as Escrituras anunciam a misericórdia do Senhor na Aliança, aos pecadores arrependidos (Lv 26: 39-46; Dn 9: 4). Portanto, o pecador arrependido vai a Deus esperando misericórdia conforme a Aliança (Dn 9: 18).
6 - Conselhos:
1 - Arrependa-se considerando os alertas das Escrituras sobre a gravidade e consequências do pecado, segundo a Aliança.
2 - Arrependa-se reconhecendo que o juízo já vindo cumpre a Palavra, como também que Deus trará o Juízo Vindouro, conforme tem anunciado em Suas Escrituras, segundo a Aliança que estabelece.
3 - Arrependa-se em sua liderança, se esta não tem se estabelecido nas Escrituras e em seus alertas aos líderes.
4 - Arrependa-se reconhecendo a justiça de Deus em seu juízo, cumprindo sua Palavra, e no que ainda cumprirá conforme a mesma Palavra de juízo, segundo a Aliança em Cristo.
5 - Arrependa-se e confesse o pecado, contando apenas com a misericórdia de Deus prometida nas Escrituras, segundo a Aliança em Cristo.
*Venha ouvir as boas novas de Cristo…
IGREJA BATISTA REFORMADA DO TAPANÃ. Conjunto Tapajós, Rua Búzios, Número 35, Bairro do Tapanã em Belém do Pará. Cultos aos domingos às 9h e 19h, e às quartas-feiras às 19h30.
Considere apoiar o nosso trabalho pelo Pix…
Comentários
Postar um comentário
Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.