O chifre muito pequeno (Vídeo e esboço) – Daniel 8: 9-12 – Manoel Coelho Jr.
VÍDEO:
ESTUDO 83 – O CHIFRE MUITO PEQUENO.
Dn 8: 9-12.
Até aqui falamos sobre Ciro, o Carneiro, sobre o Bode, Alexandre o Grande, e sobre os quatro chifres, o reino dividido de Alexandre. Agora chegamos ao rei representado no chifre pequeno. Na verdade, o interesse maior de todo ao capítulo é nesse rei específico, pois ele, de forma destacada, se voltará contra Deus e seu povo, e por um motivo importante, que o trecho que vamos estudar apresenta de forma enfática. Meditemos:
1 - O chifre pequeno contra a terra formosa (9).
Ao olharmos para a história, podemos identificar o chifre pequeno com Antíoco Epifânio, rei da dinastia selêucida, que ascendeu depois de um bom tempo (23-25), e que não era na verdade o herdeiro do trono. Daí que provavelmente ser identificado como o chifre pequeno na profecia. Este homem cometeu atos abomináveis contra o povo de Deus, e aqui estes fatos são antecipados. O destaque do verso é que ele se volta contra a terra formosa, a Terra Prometida. Tal terra simboliza toda a beleza das promessas de Deus à Abraão (Gn 12), o Evangelho. Observemos como é terrível o pecado desse rei, pois se volta contra a beleza de Deus no Evangelho.
2 - Engrandeceu-se contra o exército do céu (10).
O exército do céu provavelmente é uma referência ao povo de Deus, povo do céu (Dn 12: 1-3). Notemos que o povo de Deus é o povo da beleza de Deus no Evangelho, povo de Deus, por isso povo do céu. Desta forma Antíoco estava contra o céu. Ele chegou a derrubar algumas estrelas, que deve ser uma referência aos líderes do povo. Que coisa má é estar contra este povo.
3 - Engrandeceu-se contra o Príncipe do exército do céu (11, 12).
O Príncipe é naturalmente o próprio Deus. Antíoco tirou os sacrifícios diários, profanou o santuário, oferecendo porcos e consagrando-o a Zeus, e lançou a Verdade, isto é, a Lei de Deus, lançou a Verdade por terra. Notemos que lutar contra Deus é profanar o Santo Culto, voltar-se contra os sacrifícios, que simbolizam a Cristo, e desprezar a Lei de Deus. E esse rei ímpio teve sucesso nisso, e até mesmo prosperou. Observemos a seriedade de tudo isso, porque é ser contra Deus.
4 - Tudo por causa da transgressão (12).
Tudo isso aconteceu com o povo de Deus, porque primeiramente ele mesmo desprezou a Deus e seu culto, desprezou a Lei, as promessas, a terra formosa, o Evangelho (Daniel 1: 1, 2; 9: 1-19). Assim o culto, as promessas, a terra formosa, o Evangelho, tudo lhe foi tirado. Que alerta importantíssimo para todos os que estão desprezando o que têm, em termos de culto e anúncio do Evangelho. Tais benção também serão retiradas dos tais, se não houver arrependimento.
5 - Conselhos:
1 - Meditemos na loucura dos pecados de Antíoco, voltando-se contra a beleza de Deus, o exército de Deus, contra o próprio Deus. Esta é a atitude do Anticristo. Como povo do Evangelho somos chamados a cada dia para o inverso dessa loucura. Somos chamados para amar a beleza de Deus, o exército de Deus, para amar o próprio Deus.
2 - Como estamos tratando o santo culto? Como estamos tratando o anúncio do Evangelho?
*Venha ouvir as boas novas de Cristo…
IGREJA BATISTA REFORMADA DO TAPANÃ. Conjunto Tapajós, Rua Búzios, Número 35, Bairro do Tapanã em Belém do Pará. Cultos aos domingos às 9h e 19h, e às quartas-feiras às 19h30.
Considere apoiar o nosso trabalho pelo Pix…
Comentários
Postar um comentário
Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.