O santuário será purificado (Vídeo e esboço) – Daniel 8: 13, 14 – Manoel Coelho Jr.
VÍDEO:
ESTUDO 84 – O SANTUÁRIO SERÁ PURIFICADO.
Dn 8: 13, 14.
O santuário que foi profanado por Antíoco Epifânio será purificado. Nem tudo está perdido. Não há desespero. Esta é a mensagem dos dois versos que estamos para meditar. O sofrido povo de Deus deve sempre lembrar que tal sofrimento não é eterno, mas finalmente o Senhor lhes dará a vitória por sua graça maravilhosa. Vamos meditar nas consoladoras verdades sobre as quais os anjos tratam.
1 - A pergunta do anjo a outro anjo (13).
Estes seres santos que aparecem na visão conversando são os anjos do Senhor. Um pergunta ao outro: “Até quando o que a visão mostra permanecerá?; até quando os sacrifícios serão impedidos pela rebelião assoladora, e o povo de Deus e o Templo serão pisados?”. O anjo está interessado nos acontecimentos que envolvem o povo de Deus, pois eles, os anjos, têm grande interesse nas obras do Senhor na salvação da Igreja (Veja: I Pe 1: 12). A glória de Deus aparece na Igreja, de forma que os anjos se interessam por ela, pelo o que ocorre a ela, como execução dos planos do Senhor em Seu Filho.
2 - A informação para o povo de Deus (14a).
Mas a conversa dos anjos aparece na visão, para que Daniel seja informado, e repasse esta informação a todo o povo de Deus, para que este seja consolado. O sofrimento viria, mas a esperança não estava perdida, pois o Senhor restauraria o santuário. O templo seria retirado devido aos pecados do povo, mas finalmente a graça prevaleceria e o templo retornaria. Em meio a transgressão assoladora, o povo de Deus deveria estar atento a esta Palavra Consoladora.
3 - Depois de duas mil e trezentas tarde e manhãs (14b).
É difícil precisarmos a quantidade de tempo definida nesta expressão. Pode ser duas mil e trezentos dias, ou pode ser a contagem dos sacrifícios diários individualmente, o que poderia se referir, portanto, a mil cento e cinquenta dias. No entanto, o mais importante é observarmos que o propósito do texto é mostrar que na agenda de Deus os dias estão contados, e no dia certo o santuário seria purificado. Isso ocorreu efetivamente na liderança de Judas Macabeu em 164 AC. O Senhor está no controle da história, e deu novamente o Templo ao seu povo. Tudo isso já estava profetizado neste capítulo.
4 - Conselhos:
1 - Meditemos no interesse dos anjos pelo que o Senhor está fazendo na Igreja por meio de Cristo, pois isto glorifica ao Senhor. Isso deve também nos levar a contemplar estas mesmas obras, e a sermos gratos ao Senhor e a louvá-lo com todo o nosso ser na percepção de sua glória.
2 - Ouçamos as palavras consoladoras do Senhor, mesmo em meio a situações assustadoras. A Igreja deve ser sempre consolada pela verdade de que Cristo voltará, que o templo será restaurado, que mesmo que a iniquidade esteja alastrada neste mundo e haja severa perseguição e até mesmo pecado na Igreja, em breve Cristo reinará, e Deus será louvado por seu povo. O Templo será restaurado (Ap 21: 1- 7). No entanto, aqui também está um alerta para os que estão fora de Cristo, sem esperança alguma. Que todos se arrependam e creiam.
3 - Devemos meditar na Soberania Divina sobre os dias e a história, cuidando que em breve seu povo seja vitorioso, o Reino de Cristo venha, ainda que observemos tanta maldade no mundo e imperfeições na Igreja. O Senhor é Soberano e sua graça maravilhosa prevalecerá. Amém!
*Venha ouvir as boas novas de Cristo…
IGREJA BATISTA REFORMADA DO TAPANÃ. Conjunto Tapajós, Rua Búzios, Número 35, Bairro do Tapanã em Belém do Pará. Cultos aos domingos às 9h e 19h, e às quartas-feiras às 19h30.
Considere apoiar o nosso trabalho pelo Pix…
Comentários
Postar um comentário
Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.