Daniel busca entender a profecia e é socorrido (Vídeo e esboço) – Daniel 8: 15-19 – Manoel Coelho Jr.

 VÍDEO:


ESBOÇO:

ESTUDO 85 –  DANIEL PROCURA ENTENDER A PROFECIA E É SOCORRIDO.

Dn 8: 15-19.

Chegamos ao momento em que é dada a Daniel a interpretação da profecia. Nos versos que vamos estudar encontramos o processo como essa revelação acontece, o que nos mostra o interesse de Daniel, sua total dependência de Deus para compreender, devido a fraqueza humana, o meio de Deus socorrê-lo, e todo o propósito da profecia. Estes aspectos nos são de grande utilidade, a nós que esperamos que se cumpra a profecia da volta de Cristo, a vinda do Reino de Deus.  

1 - A busca de Daniel (15).

Daniel como sempre está interessado em entender o que o Senhor está mostrando. Não há nele indiferença, mas intenso desejo de compreender. É assim porque Daniel sabe que se trata dos planos do Deus Eterno, e que estão estabelecidos em relação ao seu povo. Nesta busca Daniel observa atentamente a profecia, mas também clama aos céus (Dn 2: 17-19), pois compreende que por si mesmo não pode entender nada. Na verdade toda a vida de Daniel nos impérios pagãos é pautada por essa busca. Observemos, ainda, que quando Daniel adormece, o anjo o desperta. Não se pode dormir diante da Palavra de Deus. O Senhor é digno de toda a atenção.  

2 Deus tem interesse em revelar a profecia a Daniel (15, 16). 

Notemos o que Daniel observa: Um com uma figura humana, o anjo Gabriel, e uma voz também humana que lhe diz que revele o significado da profecia a Daniel. Observemos que não somente Daniel quer saber, mas acima de tudo, o Senhor quer revelar a profecia ao seu profeta. Deus está falando. Deus quer ser ouvido. Ouçamos ao Senhor. Daniel está pronto para ouvir. 

3 – A fraqueza do profeta e o socorro do Senhor (17, 18).

Diante da aproximação de Gabriel, Daniel teme muito, pois está diante do Reino dos Céus, daquele que vem da parte do Senhor. Isso mostra a sua total debilidade humana e espiritual diante do Santo Deus, sendo dependente da graça, o que recebe com a palavra do anjo. Mas também mostra-se a debilidade física, pois ele desmaia diante da glória revelada do Senhor. Todavia também é agraciado pelo Senhor, visto que o anjo o levanta para que ouça. Notemos a debilidade espiritual, física e também mental, pois Daniel não pode entender sem a explicação do anjo do Senhor. Isso é ainda mais destacado como fato de o anjo chamar  o profeta de “filho do homem”. Daniel é fraco, mas o Senhor o socorre graciosamente. 

4 - A profecia é para o fim (19).

O anjo deixa claro que a profecia fala de tempos que ainda estão distantes, tempo do fim. Não se trata aqui do fim do mundo, mas do fim daquele período difícil, com Antíoco Epifânio. O povo do Senhor deveria estar consciente de que viria sofrimento, mas poderia estar consolado, pois tal sofrimento teria um fim com a purificação do santuário. O povo também deveria estar consciente de que o sofrimento é um tempo da ira, isto é, veio por causa dos pecados daqueles que eram de Deus. Assim eles deveriam ter uma atitude de arrependimento, pois a graça está sendo oferecida na promessa da purificação do santuário.

5 - Conselhos:

1 - Como está a nossa busca pela compreensão da Palavra do Senhor? Temos observado que se trata da Palavra de Deus, e que revela a vinda de seu Reino em Cristo? Nesta consciência temos buscado mais compreensão orando e meditando? Não durmamos, mas estejamos despertos. 

2 - Notemos o interesse do Senhor em revelar seu maravilhoso plano Redentor a nós por meio de seus profetas. Que o louvemos por isso, ouvindo com grande gratidão e atenção.  

3 - Estejamos atentos a nossa debilidade, espiritual, física, e mental, não nos tornando arrogantes, mas humildes. Somos humanos, não divinos. No entanto, podemos contar com a graça do Senhor em Cristo pela fé, o que nos socorre em cada debilidade.  

4 - Devemos olhar para o fim, para a volta de Cristo, para sermos conscientizados dos sofrimentos e consolados pela esperança da vinda de seu Reino, lembrado que há um tempo da ira pelo pecado, o que nos leva ao arrependimento contínuo e a dependência em fé da graça de Deus em Cristo. Amém!        

 *Venha ouvir as boas novas de Cristo…

IGREJA BATISTA REFORMADA DO TAPANÃ. Conjunto Tapajós, Rua Búzios, Número 35, Bairro do Tapanã em Belém do Pará. Cultos aos domingos às 9h e 19h, e às quartas-feiras às 19h30. 

Considere apoiar o nosso trabalho pelo Pix…

batistatapana@bol.com.br

OBRA RECOMENDADO: O Deus suficiente – Martyn Lloyd-Jones. Clique aqui.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.