Teologia Sistemática (Vídeo e esboço): Aula 42: Distinções, relações e unidade na Trindade (CFB1689) – Manoel Coelho Jr.
VÍDEO:
Aula 42: Distinções, relações e unidade na Trindade.
Sl 2.
Neste estudo vamos definir brevemente aspectos importantes apresentados nas Escrituras que envolvem as Três Pessoas da Trindade. Isso nos ajudará a compreender a revelação de Deus, levando-nos ao amor e a adoração, como também nos guardará das heresias que se espalham ao longo da história.
1 - Distinções:
Ainda que as Escrituras claramente ensinem que há somente um Deus, há pessoas distintas as quais se atribui a divindade. Observamos claramente o Senhor Jesus ser apresentado como Deus, mas ser distinguido do Pai que também é Deus (Jo 1 e 17). Da mesma forma Cristo fala do Espírito distinguindo-se dele como outra pessoa (Jo 16: 7-15; At 13: 1-4). O Espírito também é apresentado nas Escrituras como Deus (Sl 139: 7-10; Mt 28: 18-20; At 5: 3, 4).
2 - Relações.
As Escrituras apresentam as Três Pessoas como Pai, Filho e Espírito Santo. Assim elas se relacionam:
A - Não se diz que o Pai é gerado, mas se diz que o Filho é gerado do Pai (Sl 2: 7; At 13: 33; Hb 1: 5; Pv 8: 22-32).
B - Sobre o Espírito se diz que procede do Pai e do Filho (Jo 15: 26; Rm 8: 9).
3 - Unidade.
Apesar de que claramente as Escrituras falarem de três pessoas divinas que se relacionam, também afirma que há somente um Deus (Dt 6: 4, 5; I Tm 2: 5). Como podemos entender estas verdades? Nos próximos estudos abordaremos as respostas heréticas que foram dadas ao longo da história, e a que corresponde ao ensino das Escrituras, defendida historicamente.
4 - Conselhos:
1 - A doutrina da Trindade nos humilha. Só podemos contemplar este Deus quando o ouvimos. Que seja assim.
2 - Estejamos observando a revelação de Deus atentamente junto com a Igreja de todos os séculos. Isso nos guarda de desvios.
3 - Que todos se aproximem do Pai em Cristo, ouvindo o testemunho do Espírito. Amém.
Comentários
Postar um comentário
Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.