Teologia Sistemática: Aula 43 (Vídeo e esboço): Heresias sobre a Trindade (CFB1689) – Manoel Coelho Jr.

 VÍDEO: 


ESBOÇO:

Aula 43: Heresias sobre a Trindade.

Sl 110. 

Entender e crer na revelação de Deus como Triuno leva-nos a louvá-lo e servi-lo voluntariamente. Temos visto que as Escrituras ensinam distinções, relações e unidade na Trindade Eterna. Tais fatos, sem uma compreensão baseada nas próprias Escrituras, tem levado a explicações que contradizem a revelação de Deus. O estudo de incompreensões históricas, ajuda a detectarmos tais explicações equivocadas e nossos próprios dias, e a comparação com as Escrituras mostra seus absurdos. Este é o objetivo da presente aula. 

1 - Negações de verdades expressas nas Escrituras. 

Na aula passada vimos que nas Escrituras há distinções pessoais na Trindade. Há o Pai, o Filho, e o Espírito. O Pai não é o Filho, nem o Espírito. O Filho não é o Pai, nem o Espírito. O Espírito não é o Pai e nem o Filho. No entanto, também afirma as Escrituras que há relações entre as pessoas, e que o Pai é Deus, o Filho é Deus e o Espírito é Deus. Juntos a tais afirmações há a que deixa claro que não há três deuses, mas um Único Deus. Como entender estas afirmações? As heresias surgem ou em negar as distinções e relações, ou em negar a divindade de uma das pessoas. 

2 - Modalismo (Sabelianismo).

O modalismo ou Sabelianismo (vem de Sabélio, um bispo do século III d.C) é uma negação das distinções pessoais. Ensinava que Deus se manifesta em três modos diferentes, mas não como três pessoas distintas. É uma tentativa de preservar a Unidade de Deus. Neste caso dá-se tanta ênfase a Unidade, ao ponto de negar-se o ensino claro das Escrituras sobre as Três Pessoas Divinas (Por exemplo: Mateus 3:16,17 - O batismo de Jesus mostra as três pessoas simultaneamente), desfigurando a revelação de Deus, e destruindo o Evangelho (João 3: 16).   

3 - Arianismo.

O Arianismo (O nome vem de Ário, bispo de Alexandria) é uma negação da divindade das três pessoas, também numa tentativa de preservar a Unidade de Deus. Aceitava a divindade do Pai, mas negava a divindade do Filho, afirmando que Ele foi criado por Deus e não é eterno. No entanto, isso é uma negação do ensino Bíblico sobre Cristo, como especialmente visto em João 1:1-3 (Cristo é eterno e divino). Como no caso do Modalismo, isso desfigura a revelação de Deus, e destrói o Evangelho. 

4 - Origem e consequências das heresias sobre a Trindade.

As heresias sobre a Trindade vêm da insubordinação ao ensino das Escrituras, na tentativa de harmonizá-la com a soberba e desassistida razão humana. A consequência é a distorção do ser de Deus, criando idolatrias, e a destruição do Evangelho.  

5 - Conselhos: 

1 - Observemos as heresias históricas para nos afastarmos de seus terríveis absurdos.     

2 - Nos submetemos ao ensino da Escrituras sobre o ser de Deus, em fé, e dependência do Espírito, observando o que o Senhor tem ensinado ao seu povo ao longo da histórias, aprendendo com a Igreja de todos os tempos. 

3 - Que todos se aproximem do Pai em Cristo, ouvindo o testemunho do Espírito nas Escrituras. Amém.   


*Venha ouvir as boas novas de Cristo…

IGREJA BATISTA REFORMADA DO TAPANÃ. Conjunto Tapajós, Rua Búzios, Número 35, Bairro do Tapanã em Belém do Pará. Cultos aos domingos às 9h e 19h, e às quartas-feiras às 19h30. 

Considere apoiar o nosso trabalho pelo Pix…

batistatapana@bol.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.