Pecado é Loucura - Manoel Coelho Jr.

"Eis que os caminhos do homem estão perante os olhos do Senhor, e ele pesa todas as suas veredas. Quanto ao ímpio, as suas iniqüidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido. Ele morrerá, porque desavisadamente andou, e pelo excesso da sua loucura se perderá". Provérbios 5:21-23.

O pecado é loucura, ele obscurece a razão humana. No entanto o pecador não tem discernimento disso exatamente porque o pecado o cegou. Se o pecador não for iluminado pela graça de Deus quando se aperceber e finalmente compreender que o pecado é loucura já será tarde demais, a morte então será inevitável. Quero lhe perguntar e, por favor, responda por amor a sua alma:


Você está dominado pelo pecado?

Tem você vivido em cegueira pecaminosa e loucamente corrido para a destruição?

Peço que leia estas linhas pedindo que Deus o ilumine. Quero conversar com você procurando lhe mostrar porque afirmo que o pecado é loucura.

Pecado é loucura porque faz os homens e mulheres desprezarem a Deus em vez de dar-lhe toda a glória. Deus é o único Deus, é o Criador e Sustentador de todas as coisas, deve, portanto ser o Deus de todos os seres humanos ocupando o primeiro lugar em suas vidas. Porém o pecado faz os homens esquecerem-se disso. Ele influencia suas mentes para que pensem que Deus não é importante, e que na verdade é um empecilho para a felicidade deles. Assim os homens correm de Deus e procuram a vida, a paz e a felicidade em várias coisas e lugares. Sim eles correm daquele que lhes criou, correm daquele que os sustenta dando-lhes a vida, o corpo, o ar, e o pão, daquele Único Deus que como tal deve ser amado e adorado. Não é isso uma loucura?

Mas talvez você me diga:

Não, eu não fujo de Deus! Eu o respeito, sou religioso, frequento um lugar de culto, procuro não fazer o mal as pessoas!”.

Então me responda:

Você ama a Deus?

Ele é o teu Deus?

Tudo o que você faz é pensando em agradar-lhe?

Você ama a Lei de Deus?

Ama as sagradas Escrituras?

Segue os mandamentos?

Pode dizer que não tem desprezado seus mandamentos?

Ou é verdade que Deus nem mesmo passa em seus pensamentos?

Não é verdade que você vive sem pensar Nele, que toma suas decisões levando em consideração apenas seus desejos ou que agrada as pessoas em volta?

E sua religião, é a algo vivo e prático ou apenas consiste em rituais?

Sua religião é de coração?

Sua religião é algo que influencia seu viver diário, seu dinheiro, sua família?

Em que você se compraz e se alegra em pensar?

Você conhece a Deus?

Conhece seus atributos, sua santidade, sua justiça, seu ódio ao pecado, sua ira que enviará pecadores ao inferno, seu amor e sua misericórdia demonstrada em Cristo na salvação de pecadores?

Você se deleita em pensar em Deus, em pensar nos atributos que eu acabei de citar, e ao mesmo tempo treme diante da gravidade de pecar diante de um Deus tão Santo?

Você já creu em Cristo como seu único Salvador ou espera poder salvar-se por si só?

Pense com toda a seriedade nestas questões e responda com toda a sinceridade.
Na verdade a religiosidade humana é outra manifestação da loucura que é o pecado. O pecado é tão entorpecedor do juízo, que se porventura os homens começam a pensar em como ficar bem diante de Deus, ele cria para eles uma versão falsa de religiosidade. Em sua loucura os homens começam a achar que Deus se agrada dos rituais. Que basta frequentar de vez em quando um local de cultos, praticar algumas cerimônias, se esforçar em praticar algumas boas obras ou regras, e pronto, Deus já está satisfeito, tudo já esta resolvido. Não meu amigo, isto é mentira. É falta de juízo, é loucura achar que Deus está satisfeito com a casca sendo que o conteúdo está podre, que Deus se conforma com uma bela fachada mesmo que o alicerce esteja imprestável. Sim, é isto que o pecado em sua loucura sugere em termos religiosos. Sugere uma religião que permita que ele, o pecado, continue sem ser incomodado. Assim os homens e as mulheres se iludem com seus ritos enquanto que o pecado continua no coração deles bem quietinho sem ser importunado. Este verme, o pecado, fica lá, comendo, se alimentando dos intestinos sem ser importunado. Este cupim, o pecado, come a madeira por dentro sem ser percebido. Assim é a religião pecaminosa, muito preocupada com a exterior sem, no entanto, tocar no interior. Ora, meu amigo, o pecado está no coração. Não é loucura deixar intacto o coração, deixar o pecado morar lá tranquilamente? Você colocaria um inimigo em sua casa, no quarto em que dorme com sua esposa? Ora, é isso que o pecado faz. Isso não é loucura?

O pecado é loucura porque faz o pecador zombar de Cristo, o único que poderia salvá-lo. A Bíblia diz que Cristo morreu na Cruz por pecadores que iriam crer Nele. Ele levou sobre si os seus pecados, os substituiu, morrendo em seu lugar. Mas o pecado é uma loucura tão grande que faz com que pecadores perdidos e condenados zombem do único que poderia lhes salvar. Muitos nesta loucura falam de Cristo com desdém, menosprezam seu Nome, usam-no até em piadas, ceticamente falam com deboche dos que o anunciam, consideram-se às vezes grandes intelectuais por fazerem isso. O que você diria de alguém que em um prédio em chamas não aceita a ajuda de um bombeiro, e ainda zomba dele e o trata com desprezo? Não diria que tal pessoa está fora do juízo? Pois é assim que o pecado tem levado homens e mulheres a tratar o Salvador, Jesus Cristo. Não é isso loucura?

O pecado é loucura, pois leva o homem a correr para sua própria destruição. E o pecador faz isso tocando instrumentos, alegrando-se, cantando, divertindo-se. A grande maioria das pessoas nesta terra, enquanto você está lendo estas linhas, não parou sequer um minuto hoje para considerar estes assuntos do qual estamos tratando. Muitas morrerão hoje ainda, estarão então irremediavelmente condenadas ao inferno, mas por nem um minuto pensarão nisso até o derradeiro momento quando então a morte os assaltará de surpresa. Sei que é terrível pensarmos nisso, mas quero mostrar-lhe porque afirmo que o pecado é uma loucura. O pecado faz os homens e as mulheres esquecerem que mais cedo ou mais tarde terão que prestar contas a Deus. Não é isso loucura?

O pecado é loucura, pois faz os homens e mulheres destruírem pessoas e coisas que deveriam amar e proteger. Quantos lares destruídos, quantas vidas ceifadas por causa do pecado. Olhem o que faz a bebedeira e todo o uso de drogas. Olhem as estatísticas de mortes no trânsito, os acertos de contas que tais coisas causam. Enquanto que a Bíblia diz que o homem não deve embebedar-se, pois nisso há destruição, muitos dizem: “beberei e continuarei bebendo porque quero divertir-me e esquecer meus problemas.” Será que eles de fato têm alcançado boas coisas com esta atitude? O que muitos fazem ao chegarem em casa bêbados? O que fazem as suas esposas e filhos a quem deveriam amar e proteger? Espancamento, tristeza e dor, este é o resultado. Mas o pecado diz no coração deles: “beber é uma diversão”. Não é isto loucura? Olhem o que faz o pecado sexual. Aquele homem casado, pai de filhos de repente se apaixona por outra mulher, então deixa sua esposa e filhinhos, destrói tudo o que levou anos para construir. Deixa para traz uma mulher amargurada, filhos que não mais terão sua presença e apoio constante, e por quê? Porque, segundo a loucura pecaminosa, ele  está à procura da felicidade. Mas como procurar felicidade fazendo o mal a quem deveria fazer o bem? Não é isso loucura? Mas é isso mesmo o pecado, é uma loucura. O pecado também destrói a saúde. Olhe a AIDS e os efeitos progressivos das drogas. Não é isso loucura?

Prezado amigo, será que você ainda não concorda que pecado é uma loucura, que na verdade é a maior loucura?

Agora eu lhe pergunto:

Tais coisas têm acontecido em sua vida?

 Você tem agido sensatamente ou loucamente?

Saiba que só Cristo pode fazê-lo sábio. Só Cristo pode livrá-lo da loucura do pecado. Quero lhe dar um conselho: procure conhecer a Cristo. Mas Eu falo do verdadeiro Cristo. Ele se manifesta nas Escrituras. Pegue sua Bíblia e comece a lê-la hoje. Clamem que Deus revele Cristo a você por sua leitura. Procure um local onde Cristo está sendo pregado com fidelidade, onde alguém abra a Bíblia se esforce em explicá-la a você. Procure estar entre pessoas que se reúnam para adorar a Cristo, ler e meditar nas Escrituras. Faça também boas leituras. Graças a Deus têm existido na Internet textos de fato bíblicos que pregam e exaltam a Cristo. Faça uso dos sites e blogs bíblicos, reformados. Incentivo-lhe de todo coração: Procure conhecer quem é Jesus. Faço isto porque só Jesus é luz, sabedoria e sensatez. Só Ele é o remédio para a loucura do pecado. Apenas os creem Nele terão vida, Paz, Salvação e Comunhão com o Deus vivo. Só os que creem Nele podem agradar a Deus. Só os que creem tiveram seus corações transformados. Só os que creem Nele não têm mais o pecado reinando em seus corações. Mas como alguém pode crer sem saber quem é Ele? Procure conhece-lo, clame pela graça e misericórdia de Deus e creia, pois está escrito: “Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos; E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é servo do pecado. Ora o servo não fica para sempre em casa; o Filho fica para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres" João 8:31-36.

  Pode ser copiado, distribuído, e traduzido livremente para outro idioma, desde que indicada a fonte, a autoria, e o conteúdo não seja modificado.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.