Terceira exposição sobre o Juízo Final - A revolta dos reis contra o Senhor e seu Ungido - Salmo 2 - Parte III.

Para ler a segunda exposição clique aqui.

V – O CONSELHO DE DEUS AOS REBELADOS (10-12).

A misericórdia de Deus é impressionante. Isto se vê em sua disposição em chamar os pecadores à razão. O Senhor poderia abandoná-los a loucura, mas bondosamente os aconselha a ponderação sobre seus caminhos. Tal fato por si só já deveria nos comover caso estejamos em rebeldia a Deus, caso não sejamos convertidos. Oh pecador, não o comove o Deus Todo Poderoso a quem você tem afrontado ainda se dispor a aconselhá-lo? Deus não tem nenhuma obrigação com relação a você, pois o têm afrontado. Deus poderia lança-lo no inferno agora mesmo, e isto seria completamente justo, pois você se fez inimigo dEle. Mas agora no momento em que medita neste texto Deus o incentiva a que siga o Caminho para a Salvação. Não percebe a misericórdia que se lhe oferece? Não percebe que somente este fato já deveria levá-lo a parar e refletir? Que todos que lerem este texto sem serem convertidos levem a sério a misericórdia divina. Mas, vejamos o conteúdo do conselho de Deus aos rebeldes:

1 – Deus os aconselha a prudência:

Agora, pois, ó reis, sede prudentes;”.

Haveria imprudência maior que desafiar a Deus e ao Rei constituído por Ele? Como vimos, a liberdade que os rebelde querem do Senhor é sem sentido, pois não há motivo para não servir a um Deus que é Único, Santo, Perfeito, Justo, Misericordioso, Sábio e Bom. É loucura afrontar ao Rei Jesus Cristo, o Salvador de pecadores como estes rebeldes. É insanidade completa tentar vencer Àquele de quem dependemos até para nos movermos. Assim, pecar é a maior loucura do Universo. Pecar é imprudência ao extremo. Prezado leitor, se você vive em pecado achando que isto é coisa boa e útil devo lhe dizer que você é um insensato. Você não pode dar nenhuma razão para amar o pecado, mas têm todas as razões do mundo para odiá-lo. Seu caminho é irracional e o levará a morte eterna. Deus diz a você: “seja prudente”. Deixe a imprudência pecador!

2 – Deus mostra que prudência é dispor-se a ouvir a sua Palavra.

deixai-vos advertir, juízes da terra.

Uma das mais marcantes características dos não convertidos é o pensamento de que tudo sabem. Eles entendem que não precisam ouvir a Deus. Eles ouvem os outros ímpios, mas desprezam a Lei de Deus (Sl 1). Deus fala com eles pela criação, consciência, e por sua Lei escrita, mas eles não lhe dão atenção (Rm 1,2 e 3). A sabedoria de Deus clama pelas ruas, mas eles se fazem de surdos (Pv 1:20-2:22). Quando as pessoas lhes trazem a Palavra de Deus eles ficam aborrecidos (Pv 9:8-10; 15:5). Eles são sábios aos seus próprios olhos, pois confiam em seus entendimentos (Pv 3:5-7). Todavia não passam de pobres coitados, pois são tolos que nada sabem. Estão em trevas completas (Pv 2:13; 20:20).

Amigo, você é este tipo de pessoa? Você pensa que sabe tudo e que não precisa ouvir a ninguém nem a Deus? Você só concorda com quem tem seus pensamentos e nunca se dispõem a ponderar se está no caminho certo? Você não permite ser questionado, nem mesmo pelas Escrituras Sagradas? Então Deus lhe diz: “deixai-vos advertir, juízes da terra.”. Em outras palavras Deus o está aconselhando a humildade. Deus te diz: “Quem é este que escurece os meus desígnios com palavras sem conhecimento? Cinge, pois, os lombos como homem, pois eu te perguntarei, e tu me farás saber. Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da terra? (Jó 38:2-4). Oh homem, pensas que és mais sábio que o Deus Criador? Sejas humilde, sejas ensinável. Dispõe-te a ouvir a Palavra de Deus e nela meditar (Sl 1). Analisa teus caminhos à luz das Escrituras, para que saibas do que necessitas (Js 1:8). Não sejas presunçoso. Não sejas arrogante. Ouça a Deus. Deus te diz o que veremos a seguir.

3 – Deus aconselha a que o sirvamos com temor e tremor.

Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos nele com tremor.”.

Os não convertidos não respeitam a Deus, e não tremem diante dele. É assim porque não o conhecem. Imaginem que estes homens ousam desafiar a Deus rompendo suas Leis. Eles não o respeitam como Deus, e nem o Filho como Rei deles. Eles dizem: “Deus tu não és Deus para nós”, “Filho tu não és nosso Rei” e “nós não aceitamos sua Lei”. Dessa forma eles tratam a Deus como a um insignificante inseto que pode ser morto com uma pisada. Que coisa absurda! Que ignorância! Eles não conhecem a Deus (Os 4:5). Amigo, procure conhecer a Deus. Procure conhecer a Cristo. Quem conhece a Cristo vê a Deus (Jo 14:9). Conheça-o nas Escrituras e pela fiel pregação da Palavra. Conheça seus atributos. Conheça-o como Único Deus Soberano. Conheça como o Santo (Pv 9:10). Conheça-o como o Deus cheio de graça e misericórdia. Conheça-o como o Deus Justo e irado contra o pecado e o pecador. Conheça-o. Então você verá que deve servi-lo com temor e tremor. Então você odiará o pecado e amará este Glorioso Deus. Você verá que tem sido louco por se agarrar a imundície do pecado desprezando o puríssimo Deus. Verá que tem sido completo insensato em desafiar Àquele que é seu Juiz. Verá que jamais poderia tratá-lo como a um inseto, e se arrependerá profundamente disto dobrando-se ante sua Santíssima e Gloriosa Presença. Verá que a alegria verdadeira é Servir a este tão glorioso Deus. Verá que têm sido irracional ao desprezar o Salvador, Senhor e Rei Jesus Cristo. Logo a Ele que veio morrer por pecadores como você, tem ousado afrontar, desrespeitar. No final o que Deus está dizendo é: Arrependa-se pecador! Volte-se do pecado para Mim! Odeie o pecado e me ame!  Deixe a afronta e Sirva-me. Tema, Trema e alegre-se ante minha Presença Gloriosa. Sirva-me e ao Meu Rei constituído como seu Deus e Rei. Arrependa-se, arrependa-se”.        

4 – Deus aconselha a que creiamos em seu Filho.

Beijai o Filho para que se não irrite, e não pereçais no caminho; porque dentro em pouco se lhe inflamará a ira. Bem-aventurados todos os que nele se refugiam.”.

O último conselho de Deus é que os rebeldes beijem seu Filho, o que significa prestar-lhe homenagem. As implicações deste conselho é que os pecadores devem submeter-se ao Reinado do Rei constituído por Deus, ou seja, o Senhor Jesus Cristo. Devem deixar a rebeldia e submete-ser ao seu Reinado. Devem também por consequência refugiar-se Nele, isto é, confiar Nele como o Salvador da Ira vindoura contra o pecado. Esta ira em breve virá. Feliz é aquele que se refulgia em Cristo. Todavia Deus deixa claro que os que não se arrependerem e crerem em Cristo muito em breve serão destruídos por esta Ira do Filho. Amigo, creia em Cristo como seu Único Senhor e Salvador. Apenas Ele carregou a Ira de Deus por pecadores como você (Is 53). Apenas Ele é o Verdadeiro Rei constituído por Deus. Ele está agora implantando seu Reino e muito em Breve voltará para resgatar seu povo e destruir seus inimigos que o têm desafiado no Grande Juízo Final. Como Ele o encontrará? Será como um crente ou como um rebelde? Oh pecador arrependa-se dos seus pecados e creia hoje em Cristo.

VI – CONCLUSÃO:

Os homens têm se unido contra Deus e seu Cristo procurando romper seu domínio. Mas esta luta é tola visto que Deus é quem é: Único Deus Soberano cheio de atributos gloriosos. O Senhor em breve trará a Ira aos Rebeldes no Juízo Final. Assim o Deus misericordioso aconselha a estes pecadores a que se arrependam e creiam em Cristo. O que você responderá a Deus? Continuará Rebelde ou se arrependerá e crerá?

Continua...

Pode ser copiado e distribuído livremente, desde que indicada a fonte, a autoria, e o conteúdo não seja modificado!


Adquira nossas obras clicando aqui.

Leitura recomendada para o aprofundamento no assunto:

Soli Deo Gloria - O Ser e Obras de Deus
Soli Deo Gloria - O Ser e Obras de Deus

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.