Teologia Sistemática - Aula 21: A Vontade Soberana de Deus (Vídeo e esboço) - Manoel CoelhoJr.
VÍDEO:
Aula 21: A vontade soberana de Deus
Leitura inicial: Salmo 115. Louvor ao Deus Soberano.
O Salmo 115 mostra que Deus faz tudo o que lhe agrada, enquanto os ídolos são vãos. O correto conhecimento bíblico da vontade soberana de Deus combate a loucura de servir ídolos. Deus é “completamente livre e absoluto, operando todas as coisas segundo o conselho da Sua vontade imutável e justíssima, para a Sua própria glória” (CFB1689, Segundo capítulo, trecho do primeiro parágrafo). Em quem confiamos e servimos? Convém estudarmos este assunto, portanto. Entendamos melhor nos seguintes pontos:
1 - Vontade necessária em relação a si mesmo.
Deus quer a si mesmo, quer seus atributos, amam a si mesmo. Esta é sua vontade necessária porque está de acordo com sua natureza. O Deus Perfeito e Glorioso amará seu Ser, suas perfeições (Ez 36: 22, 23; Sl 23: 3; I Sm 12: 22; Is 48: 9- 11). Há também amor nas Pessoas da Trindade, implicando que Deus deseja estas distinções pessoais. Tudo isso indica que toda a sua vontade e ação em relação às criaturas é para sua glória (Is 43: 6, 7; Ap 4: 11).
2 - Vontade livre em relação às criaturas.
Isso quer dizer que não é uma vontade como em relação a si mesmo, ou seja, vontade necessária (Is 48: 9-11). Sua vontade em relação às criaturas, sobre sua existência e o que lhes ocorre, é totalmente voluntária, portanto livre, independente (Sl 115: 3; Is 46: 10; Dn 4: 35; Ef 1; 11). No entanto tal liberdade não é arbitrariedade, pois a vontade divina está de acordo com sua natureza. Também devemos registar, neste caso, que é uma vontade imutável, pois Deus é imutável.
3 - Vontade secreta e revelada (Dt 29: 29).
A vontade secreta é aquela que diz respeito ao seu decreto eterno, sua determinação sobre suas criaturas em sua existência e eventos que lhe ocorrerão. É secreta porque Ele não a revela na maioria dos casos. Esta vontade sempre acontece. Já a vontade revelada, diz respeito a sua Lei, que mostra sua vontade em mandamentos que devem ser seguidos por suas criaturas. Essa é muitas vezes desobedecida.
4 - A Vontade de Deus e o pecado.
Sobre a relação do pecado de homens e anjos e a vontade de Deus, aqui tratamos sobre a vontade secreta, ou de seu decreto, devemos afirmar que:
Primeiro, se Deus é soberano e possui uma vontade livre, conforme já observamos, mesmo o pecado não ocorre independente de sua vontade, e finalmente cumpre seu decreto, que é sempre bom e para sua glória (Sl 76: 10; At 2: 23).
Segundo, O Santo Deus não é o autor do pecado nem tentador (Tg 1: 13-18). No entanto Deus o restringe ou retira sua restrição sobre ele, conforme seus desígnios justos (Rm 1: 23-26; Ex 7: 3, 4, 13).
5 - A Vontade de Deus e a Redenção (Rm 8: 28-30; Ef 1: 3-13).
A Vontade de Deus se manifesta gloriosamente na redenção de sua Igreja em Cristo.O Pai enviou Seu Filho para resgatar Seus eleitos infalivelmente (Leia também João 17).
6 - Aplicações:
1 - Que meditemos no Deus Soberano, observando a tolice dos ídolos vãos. Que o adoremos, pois.
2 - Que louvemos ao Senhor por Sua Maravilhosa e Graciosa Vontade na Redenção. Estamos em Cristo?
3 - Que descansamos em sua vontade que sempre é boa.
4 - Que em amor e gratidão obedeçamos à sua vontade revelada.
**Considere ajudar nosso trabalho local e pela internet pelo Pix...
batistatapana@bol.com.br
Comentários
Postar um comentário
Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.