Estudo 51 (Vídeo e esboço): Se apresentaram ao rei contra Daniel – Dn 6: 12, 13 – Manoel Coelho Jr

 


Vídeo:



Esboço:

Para os inimigos de Daniel esse é o momento de dar o bote. Eles planejaram tudo para essa hora. No entanto eles continuam estratégicos. As palavras são bem pensadas para que não houvesse saída para o rei nem para Daniel. Eles objetivam a morte do profeta para que alcancem seu poder. Para isso, eles também dizem coisas que parecem interesse pelo o rei. Eles deixam o rei sem saída, ao mesmo tempo em que se apresentam como preocupados com sua honra. Em tudo isso há manipulação e muita falsidade, portanto. Já vimos que estes homens fazem um contraste impressionante com Daniel. Agora vamos olhar mais uma vez para eles, procurando ver suas intenções e ações perversas. São exemplos de homens sem Deus, sem Cristo. Tornam-se, assim, alertas para nós. Vamos meditar:

1 - Eles vão ao rei munidos de informação contra Daniel.

Já vimos que eles já vêm tentando achar falta em Daniel. Primeiro, eles não acham nada de falta no profeta (4). Segundo, eles produzem uma acusação contra Daniel, induzindo o rei a assinar o decreto (5-9). Terceiro, eles vão observar Daniel orando (11). Finalmente, eles têm a acusação. Tudo é muito pensado. Percebe? Eles querem matar o profeta e para isso, conspiram, pensam, planejam e executam cada ação. 

Homens ímpios, ególatras, invejosos, são levados a pensar e planejar o mal contra o invejado. 

2 - Eles se apresentam diante do rei para acusar estrategicamente e com falsidade. 

Para achar acusação eles planejam e são estratégicos. Para acusar, também planejam e são estratégicos. Mas tudo vem misturado com grande falsidade, evidentemente. Primeiro, eles fazem o rei repetir o decreto para que não possa ter saída. Segundo, trazem a informação inegável da desobediência ao decreto por parte de Daniel. Terceiro, mostram-se interessados com a ofensa contra o rei e o decreto, para parecerem preocupados com o rei. Eis a falsidade mais claramente demonstrada. Quarto, lembram que Daniel é cativo, dando mais um motivo para que seja desprezado.  

Homens ímpios, ególatras e invejosos são levados a executar o mal contra o invejado, de acordo com o plano perverso, manifestando grande falsidade. Eles dão o bote há muito desejado e pensado.

3 - Eles acusam Daniel por orar três vezes por dia.

Isso deve mostrar a motivação mais profunda destes homens. Eles odeiam a  Deus, eles desprezam toda santa devoção, eles aborrecem os devotos. Eles são capazes de usar a oração para acusar. Mostram profunda irreverência ao Senhor. Eles amam o poder e desprezam a Deus. Assim são os ímpios.   

4 - Conselhos:

1 - Sem dúvida estes exemplos nas Escrituras são para nossa avaliação espiritual. Para e examine estes homens em seus planos e ações contra Deus e Daniel. Porventura você se parece com estes homens em seus pensamentos e ações contra Deus e o próximo? Então você necessita de conversão. Arrependa-se de seus pecados contra Deus e olhe para Cristo como Seu Salvador e Redentor.

2 - Cristão, você deve ver estes homens, em sua vida, planos e ações, como plenos contrastes em relação à vida cristã, ao efeito do Evangelho em nossas vidas. O amor de Deus em Cristo nos leva a amar ao Senhor e a amar o próximo, libertando-nos de pensar e executar mal contra as pessoas, pois a egolatria e inveja são vencidas, visto que agora adoramos a Deus em amor. Compete-nos aproximarmo-nos a cada dia da cruz de Cristo, meditar em Seu amor, aplicando-o a nossa alma, levando qualquer raiz de egolatria e inveja, qualquer pensamento e insinuação de ação para o mal, a Ele, em arrependimento, para purificação e santificação em amor.  

*Exposição ministrada no Culto Público do dia do Senhor, domingo, primeiro de setembro de 2024. Venha acompanhar estes estudos no livro de Daniel nos domingos, às 19h, na Igreja Batista Reformada do Tapanã. Endereço: Conjunto Tapajós, Rua Búzios , Número 35, Bairro do Tapanã em Belém do Pará.

Precisamos de sua ajuda para nosso trabalho local e pela internet?

Considere nos apoiar pelo Pix...

batistatapana@bol.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.