LEMBRE-SE DE JOSÉ – Manoel Coelho Jr.



Lembre-se de José. Quando se via num desafio empenhava-se muitíssimo, confiando no Senhor. Assim foi na casa de seu pai, na casa de Potifar, na prisão, e quando se tornou governante. E seu empenho era manifesto nestes termos: 

Primeiro, ele temia a Deus em cada tarefa. Fazia tudo como na presença de Deus. Por isso resistiu, por exemplo, à tentação da esposa de Potifar.
Segundo, ele sempre pensava na vida e bem do próximo. Ele era fiel ao pai, a Potifar, ao carcereiro-mor, e depois a Faraó. Ele se preocupava com o bem dos próximos. Respeitou a honra de Potifar quanto a sua esposa. Viu os outros prisioneiros preocupados, e interpretou seus sonhos. Interpretou o sonho de Faraó e salvou sua família da fome, como à muitas outras pessoas.
Terceiro, José sofreu muito, mais que qualquer um de nós vai sofrer nesta vida. Foi traído pelos seus irmãos. Foi separado de seu pai. Foi caluniado na casa de Potifar. Foi aprisionado e esquecido por todos durante anos. Mas é impressionante como nunca desistia, nem murmurava, mas esperava sempre em Deus. Qual o motivo disso? A fé. Ele recebeu a Palavra pelos sonhos, quando bem novinho, e nunca deixou de esperar que Deus cumprisse a promessa.
Quarto, José não se comportava reagindo a maldade dos outros, mas conforme a Bondade de Deus. Assim,  ele perdoava e ajudava os que lhe tinham feito mal, e não se tornou amargo, vingativo e egoísta, mas doce, perdoador e altruísta.

Meu irmão, lembre de José em toda as áreas e momentos de sua vida, em cada desafio e luta, empenhando-se nestes exemplos que nos deixou de seu próprio empenho. Na verdade José é um tipo de Cristo. Priorize o Senhor. Faça tudo para Ele e diante de seus olhos, em Cristo. Sempre confesse qualquer pecado conhecido e mortifique-o pelo Espírito, pela fé no Senhor Jesus. Mantenha em dia sua vida devocional.  Guarde o dia do Senhor. Tenha comunhão com a Igreja. Use os meios de graça. Cresça em conhecer e amar mais e mais ao Seu Senhor Deus Pai que tanto lhe amou no Filho. Isso será sempre sua fortaleza e fonte de toda sabedoria , alegria e paz. 
Consequentemente, faça tudo, para o bem e a vida. Faça tudo para o benefício de seus próximos, empenhando-se mais e mais para aprender e ser útil. Seja grato, respeitoso e leal aos que lhe ajudam e lideram. A única exceção e se lhe pedirem algo contra o Senhor.
Outra coisa, nos desafios, lutas e problemas, não se desespere. Tenha fé. O Senhor cuida de você. Mantenha-se sempre esperançoso nEle. Quando estiver preocupado com algo, ore e medite muito nas promessas das Escrituras que você tem lido e ouvido nas pregações.
Finalmente, lembre de José, e na verdade, siga a Cristo, assim... Nunca reaja à maldade dos outros, mas aja sempre pela Bondade do Senhor. Esteja certo que ainda verá em algum grau, se é que já não viu, verá nos homens e mulheres, inclusive em pessoas bem próximas, a maldade dos pecadores, como José viu. Mas lembre-se de José. Seja sempre cheio da Bondade do Senhor Jesus, meditando que o que importa é Deus e sua missão para você, e não a ação de homens pecadores. Veja sua ligação familiar, profissão, e demais dons e oportunidades, como sua vocação dada por Deus, para promover a vida e o bem, como um cidadão do Reino dos céus, e testemunha do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim seja mais e mais, doce, perdoador, paciente, altruísta, como José, em Cristo Nosso Senhor e Salvador, para Glória de Deus. Amém!

*Você pode distribuir este material livremente. Pedimos apenas que indique esta pagina para mais pessoas serem edificadas na Verdade em Jesus.


**Somos um pequeno grupo cristão plantando nossa Igreja no bairro do Tapanã em Belém do Pará. Considere orar por nós. E se desejar nos ajudar no trabalho local e pela internet, nos envie sua contribuição pelo Pix...

batistatapana@bol.com.br


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.