Os buscadores de “milagres” serão enganados!

É comum, entre os evangélicos modernos, encontrarmos pessoas que falam da seguinte maneira: “Se um pregador opera milagres seu ministério vem de Deus”. Mas devemos avaliar esta crença a luz das Escrituras Sagradas, para constatarmos a sua veracidade ou falsidade. Este é meu propósito nesta breve reflexão. Assim desejo avaliar as questões: O que prova ser um homem um mensageiro de Deus? Sãos os milagres um critério suficiente para provar que um homem é um verdadeiro profeta? Que cuidado devemos ter com estas questões para não sermos enganados por falsos profetas? Ora, sabemos da importância de assegurarmos a salvação eterna de nossa alma, e seguir um falso profeta é arriscar-se a perdição. Dessa forma, avaliarmos o ministério de alguém com base em critério errado é perigosíssimo. Por isso desejo, à luz da Bíblia, demonstrar-lhe que se você crê que o que importa são os milagres está seguindo para o engano e poderá perder-se, ao mesmo tempo, de novo a luz da Bíblia, desejo mostrar-lhe o caminho seguro.

De primeiro devo dizer-lhe que você precisa ser cuidadoso, ou seja, você precisa avaliar a quem está ouvindo e seguindo como um profeta. E aqui uso a palavra profeta em um sentido bem geral, de alguém que se diz um enviado de Deus para ensinar-lhe, de um pregador, ou mestre, pastor, etc. Existem aqueles que se sentem muito mal quando pensam em avaliar os pregadores. Entendem que cometem um pecado, pois neste caso estarão, segundo eles, duvidado de Deus. Mas isto é tolice, pois é absolutamente necessário termos cuidado com as nossas almas eternas, e existem os falsos profetas prontos para enganar. Por isso há a necessidade de separarmos o falso do verdadeiro para protegermos a nós mesmo do engano. Veja o que a Bíblia diz:

Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora.” (I Jo 4:1).

Provar, neste texto, é verificar se alguma cosa é genuína ou não (Léxico de Strong). Assim devemos avaliar se um profeta é falso ou verdadeiro. Veja outro texto:

Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores.” (Mt 7:15).

Acautelar, aqui, é “cuidar de si mesmo”, naturalmente no sentido de proteger-se dos falsos profetas. E isso é necessário, pois eles são lobos que vêm disfarçados de ovelhas. Você percebe o perigo de um lobo disfarçado? É preciso avaliá-lo e desmascará-lo, se não despedaçará as ovelhas.

Creio que estes textos são suficientes para demonstrar-nos a necessidade de avaliarmos os profetas. Mas qual o critério seguro para basearmos esta avaliação? Muitos dirão: “Os milagres”. Vivemos tempos em que os “milagreiros” estão nas igrejas, nas praças e ruas, na televisão, no rádio, e na internet, e muitos são seus seguidores e defensores. Muitos estão dispostos a segui-los cegamente, sem questionar, sem cumprir a ordens da Palavra de Deus que vimos nos versos anteriores. Dizem: “Este homem opera milagres e isto nos basta”. Mas será que basta mesmo? Afinal o que prova que uma pessoa é de Deus ou não? Vamos a Bíblia:

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.” (Sl 1).

Neste salmo o que diferencia um homem justo de um homem ímpio é a meditação e o prazer na Lei de Deus. Um ímpio não ama a Deus e sua Lei, não tem prazer na Lei de Deus, tão pouco medita nela, mas ama o pecado, e, por conseqüência, o caminho do pecado é seu prazer. Já o justo ama e tem prazer na Lei de Deus, e medita nela para deixar todo o pecado. É claro que esta diferença também se refere aos pregadores, aos profetas. Constataremos a veracidade de um pregador em seu amor a Deus e a sua Lei, mas no falso não se achará este amor. Vamos a outro salmo:

Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade; o que não difama com sua língua, não faz mal ao próximo, nem lança injúria contra o seu vizinho; o que, a seus olhos, tem por desprezível ao réprobo, mas honra aos que temem ao SENHOR; o que jura com dano próprio e não se retrata; o que não empresta o seu dinheiro com usura, nem aceita suborno contra o inocente. Quem deste modo procede não será jamais abalado.” (Sl 15).

Quem morará no Tabernáculo de Deus? Ora, quem pratica a sua Lei, pois o que se diz aqui faz parte da Lei de Deus. Vemos que o Sl 15 segue o princípio do Sl 1 mostrando que quem é de Deus o ama e segue sua Lei. Este é grande critério que mostra a diferença entre os que são de Deus dos que não são: o apego a Lei de Deus.

Vemos nestes textos que a grande diferença de um servo de Deus para o resto da humanidade é seu amor a Deus. Este é o grande critério de julgamento diante da questão: Somos ou não genuínos servos de Deus? Se amamos a Deus e sua Lei, sim! Ao contrário a resposta é: Não! Tal critério deve ser aplicado de forma especial aos pregadores. Voltemos a I Jo 4:

Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo.” (I Jo 4:1-3).

Vejam que o critério a que João nos dá diz respeito ao ensino do pregador. É evidente que se um homem é um verdadeiro profeta seu ensino deve ser de acordo com a revelação de Deus em sua Palavra. Dessa forma João segue o mesmo princípio dos salmos, ou seja, o homem justo, neste caso um verdadeiro profeta, ama a Deus e sua Lei, ama sua Palavra que nos tem revelado em Cristo. Enfim ama a Verdade Revelada de Deus. Mas e quanto aos milagres? São eles um critério seguro dado por Deus para avaliarmos os profetas? Vamos a outro texto:

Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis. Esse profeta ou sonhador será morto, pois pregou rebeldia contra o SENHOR, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos apartar do caminho que vos ordenou o SENHOR, vosso Deus, para andardes nele. Assim, eliminarás o mal do meio de ti.”. (Dt 13:1-5).

Eis um texto revelador! Vejam que aqui é posto em xeque o critério dos milagres tão usado hoje em dia. Peço que você que se deixa levar por “milagres” leia este texto da Bíblia com bem atenção pelo menos três vezes. Depois prossiga em ler meu texto. Então, já leu? Notou seu ensino? Prossigamos: Aqui é posto o critério dos “milagres” ao lado do critério da fidelidade a Palavra de Deus. Qual é o recomendado? O mesmo que já temos visto: Devemos nos apegar a Palavra de Deus e não aos milagres como critério seguro. Você percebe? Ora, o texto nos mostra que o falso profeta operará milagres, mas isso de forma alguma é prova de ele ser verdadeiro profeta. Não, não, e não! Note que o que demonstra ser ele falso profeta esta em seu ensino que se traduz em uma tentativa de levar o povo a adorar outros deuses. Assim Deuteronômio afirma precisamente a mesma coisa de I Jo 4:1-3: Devemos avaliar o ensino de um homem para saber se é um verdadeiro profeta, e acrescenta que o fato de ele ter capacidade de operar “milagres” não significa nada, pois um falso profeta pode também operá-los. Além disso, o texto diz que este falso profeta e seus “milagres” são um prova de Deus para saber quem o ama. Bem, quem ama a Deus segundo o texto, seguirá seus mandamentos e não o ensino do falso profeta para que se torne idólatra.

Portanto, o que importa não são os milagres que um homem opera, mas os seus ensinos. Quem ama a Deus não se iludirá com “milagres”, mas se apegará a sua Palavra nas Escrituras. Mas quem não o ama seguirá os falsos profetas e seus “milagres”. O que você diz a esse respeito, meu amigo leitor? Qual o critério que você tem usado para avaliar um pregador? Porventura você se apega aos “milagres”, e está a caça de milagreiros? Então devo lhe dizer solenemente que você não ama a Deus e está caindo no engano e não passa de um idólatra. Você não serve ao Deus verdadeiro revelado em Cristo. Eu lhe exorto ao arrependimento e a busca da Verdade de Deus em Cristo revelada em sua Palavra nas Escrituras! Não se iluda, você está em maus lençóis! Arrependa-se, arrependa-se! Eis o que você deve fazer: Deixe a Bíblia iluminá-lo. Veja:

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” (Sl 119:105).

De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.” (Jo 8:12).

Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.”. (At 17:11)

Deixe Cristo iluminá-lo através da revelação que fez de si na Bíblia, e procure ouvir os que pregam segundo as Escrituras. Este é o caminho seguro! Mas prossigamos mais um pouco com algumas verdades ditas por Cristo quanto aos milagres:

1 – Cristo deixou de fazer milagres quando estes foram solicitados como prova de sua veracidade como enviado de Deus, e censura aos pedintes por não se arrependerem. Veja:

Então, alguns escribas e fariseus replicaram: Mestre, queremos ver de tua parte algum sinal. Ele, porém, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas. Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra. Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é maior do que Jonas. A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão.” (Mt 12:38-42).

2 – Cristo alertou que viriam “falsos Cristos” e “falsos profetas” que enganariam usando milagres. Vejam:

porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.” (Mt 24:24).

3 – Cristo alertou que certos “operadores de milagres” serão rejeitados por Ele no Dia do Juízo, pois mesmo operando milagres não seguiram sua Palavra, mas sim ao pecado. Vejam:

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.”. (Mt 7:21-27).

4 – Finalmente o Senhor Jesus nos dá o único critério verdadeiro para avaliarmos um profeta: Não são os milagres, mas o fruto de sua vida, que, pelo o que já vimos, é o amor a Deus, a obediência a sua Lei, e o ensino Fiel a sua Palavra nas Escrituras. Vejam:

Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores. Pelos seus frutos os conhecereis. Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis.”. (Mt 7:15-20).

A luz de todos estes fatos devo lhe alertar do erro de valorizar os milagres como o critério para confirmar um pregador como um enviado de Deus. Quem segue este critério será laçado pela mentira e se afastará de Deus. Sim afirmo: Os buscadores de “milagres” serão enganados! Meu leitor, busque a luz de Cristo nas Escrituras Sagradas, clame por sua graça desejando encontrá-lo, amá-lo e servi-lo, então Ele lhe dirá: “o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora”. (Jo 6:37). Amém!

Pode ser copiado e distribuído livremente, desde que indicada a fonte, e o conteúdo não seja modificado! 

Baixe este texto em forma de livreto no Word e distribua a seus amigos. Clique aqui. 

Conheça os livros do blog clicado aqui. 

Material recomendado para o aprofundamento no assunto:

A Fé Reformada

Comentários

  1. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
    Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir
  2. Caro Salviano, muito obrigado por sua visita e palavras. Creio que as questões que colocou são muito importantes. Estarei, sim, visitando seu blog. Volte sempre, pois é muito bem vindo! Abraços!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.