Não troque a lanterna por uma vela!


Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos (Sl 119:105) .

Quando andamos por uma rua escura facilmente podemos nos acidentar. Lembro de uma vez que houve um blecaute em minha cidade e quando eu voltei para casa estava chovendo e era muito difícil saber onde estava pisando, pois não conseguia ver o que estava a minha frente e o medo de acidente era bem real. Mas o que diríamos a alguém que tendo uma lanterna em situação semelhante não a usasse, substituindo-a por uma vela? Tal pessoa não seria muito sábia, não é verdade? Ora, ela nem conseguiria acender aquela vela! Prezados amigos, creio que este é o erro do evangelicalismo em nosso tempo. Os "evangélicos" têm trocado a luz da Palavra de Deus por ineficientes velas, tentando com isso achar luz espiritual. Vejamos alguns exemplos destas "velas":
A - "Novas revelações". Certas pessoas dizem que Deus se comunica com elas diretamente sem a intermediação da Bíblia Sagrada.
B - "Líderes ungidos". Certos homens identificam-se como "profetas", e "apóstolos" de nosso tempo afirmando que possuem uma palavra dada só a eles, coisas até que nem a Bíblia fala.
C - Preferências humanas. Existem líderes, congregações e denominações que seguem em seus planos o que mais agrada aos gostos dos homens e não o que a Bíblia ordena. Eles afirmam que tal coisa é necessária se quisermos alcançar multidões. Dai surgem os "cultos shows" as pregações agradáveis a todos, e todo o tipo de programa atraente.
Deixo estes exemplos de "velas" que qualquer um pode constatar. Mas sabem amigos, da mesma forma em que uma vela não resolveria o caso citado no início, estas "velas" não resolvem nossos problemas de iluminação espiritual, e os acidentes e prejuízos são inevitáveis. Vejamos agora alguns exemplos destes prejuízos:
A - Falta de temor a Deus. Este é o maior dos males e tem sido bem real na vida dos "crentes "de hoje. Vemos que os tais em suas vidas diárias não servem a Deus mas a si mesmos. Onde está o temor a Deus?
B - Cristo tirado do centro. Sabemos que Cristo é o centro da Bíblia e só por Ele temos salvação. Mas hoje o Cristo da Bíblia não é pregado, mas uma versão falsa de Deus e de Cristo. Este prejuízo será bem real no Dia do Juízo quando muitos depois de terem vivido crendo que estavam salvos ouvirão Dele a condenação.
C - A falta de efeito na sociedade. Vemos milhões se dizendo "crentes" ao mesmo tempo em que a sociedade se afunda mais e mais em perversão e pecado. Você usaria um remédio que não faz efeito? Onde está o afeito de milhões de "crentes", visto que Cristo disse que seus discípulos são o sal da terra? Ora em vez de bom efeito vemos escândalos!
Estes são os prejuízos que temos visto na vida dos que abandonam a Bíblia substituindo-a por estas"velas". Caro amigo, voltemos para a Bíblia, para o estudo sério dela. Ouçamos também os verdadeiros pregadores que não se colocam como "novos apóstolos", mas simplesmente expõem fielmente o que a Escritura Sagrada afirma, e oremos para que Deus levante muitos homens assim. Enfim voltemos as Escrituras e Nela encontremos a Salvação em Cristo para a glória do Único Deus. Deus nos diz neste dia: Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva. Passarão pela terra duramente oprimidos e famintos; e será que, quando tiverem fome, enfurecendo-se, amaldiçoarão ao seu rei e ao seu Deus, olhando para cima. Olharão para a terra, e eis aí angústia, escuridão e sombras de ansiedade, e serão lançados para densas trevas. (Is 8:19-22).

Pode ser copiado e distribuído livremente, desde que indicada a fonte, e o conteúdo não seja modificado!

Comentários

  1. Este Salmo no original em hebraico é: נֵר־ לְרַגְלִ֥י דְבָרֶ֑ךָ וְ֝אֹ֗ור לִנְתִיבָתִֽי
    literalmente, "Vela - ao pé da tua palavra e luz caminho".
    Lampada vem do Grego lampas, “tocha, raio de luz, meteoro luminoso”, de lampein, “brilhar”.
    Lanterna em Latim, vindo do Grego lampter, “tocha”, do nosso já conhecido verbo lampein.
    Portanto, vela, lâmpada à óleo e lanterna dá no mesmo sentido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico agradecido por participar Ernesto. Porém no título e conteúdo eu usei os termos “lanterna” e “vela” no sentido moderno. Dessa forma quis dizer que assim como uma lanterna moderna ilumina muito mais que uma vela, a Palavra de Deus nos ilumina, em termos espirituais, muito mais (ou podemos dizer ser a única iluminação de fato) que as “velas” dos evangélicos modernos. Obrigado por sua visita e volte sempre. Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.