O que fazer com a profecia? (Vídeo e esboço) – Daniel 8: 26 – Manoel Coelho Jr.


ESBOÇO:

ESTUDO 89 – O QUE FAZER COM A PROFECIA?

Dn 8: 26.

O que Daniel deveria fazer com aquela profecia impressionante? Temos aqui a resposta na orientação do anjo. Tal resposta é muito precisa, oportuna e cheia de sabedoria divina, pois se adequa a situação de Daniel. No entanto, também se aplica a nós mesmos, nestes nossos dias tão distantes de Daniel. O que devemos fazer com esta e as demais profecias das Escrituras? O Senhor nos guie:   

1 – A visão é verdadeira. 

Antes de tudo o anjo destaca que a visão sobre as tarde e as manhãs para que o Santuário fosse purificado é absolutamente verdadeira (14). Viria um perseguidor com certeza e ele profanaria o Santuário. Mas também com certeza este seria purificado. A profecia, a visão, é verdadeira. De fato precisamos estar firmes nesta certeza, de que não há falhas nas profecias. As Profecias são verdadeiras. Podemos confiar nelas acima de qualquer rocha desta vida.   

2 – A visão deve ser guardada.

Porém Daniel não devia publicar a visão imediatamente porque ela se referia a dias muito distantes. Até aparecer um Antíoco Epifânio se passariam centenas de anos. No entanto, também temos aqui a verdade de que a profecia deveria ser preservada para o seu devido tempo. Deus de forma sábia revela suas verdades gradativamente no tempo oportuno ao seu povo. Mas a profecia deve ser cuidada, preservada, pois é a luz do Senhor para seu povo.    

3 – A visão é para dias distantes. 

Daniel não deveria esperar o cumprimento da profecia para o imediato, mas guardá-la. Da mesma forma, as profecias das Escrituras, especialmente as que se referem a volta de Cristo, não devem ser interpretadas para marcarmos datas imediatas de cumprimento, mas para estarmos esperançosos e atentos à vinda do Reino, anunciando o Evangelho. (Mc 13: 32, 33; At 1: 7).  

4 - Conselhos:

1 - As profecias não falham. Tudo o que prometeu em Cristo se cumpriu, está se cumprindo, e se cumprirá. Que nossa fé esteja nas profecias das Escrituras.

2 - Devemos esperar a compreensão das Escrituras gradativamente conforme a sabedoria do Senhor, e preservá-la cuidadosamente em nossos corações. 

3 - As profecias não são para marcarmos data da volta de Cristo, mas para termos esperança e estarmos vigilantes em relação ao Seu retorno, pregando e vivendo de acordo com o Evangelho.           

*Venha ouvir as boas novas de Cristo…

IGREJA BATISTA REFORMADA DO TAPANÃ. Conjunto Tapajós, Rua Búzios, Número 35, Bairro do Tapanã em Belém do Pará. Cultos aos domingos às 9h e 19h, e às quartas-feiras às 19h30. 

Considere apoiar o nosso trabalho pelo Pix…

batistatapana@bol.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.