A reação de Daniel diante da profecia (Vídeo e esboço) – Daniel 8: 27 – Manoel Coelho Jr.


ESBOÇO:

ESTUDO 90 – A REAÇÃO DE DANIEL DIANTE DA PROFECIA

Dn 8: 27.

No estudo passado vimos a recomendação do Senhor sobre o que Daniel deveria fazer com a profecia. No verso que nos propomos a olhar agora, temos Daniel obedecendo esta ordem de Deus na Babilônia, e sobre como ele se sentia diante daquela profecia impressionante. O assunto tratado nos leva a refletir sobre o nosso próprio andar na Babilônia de nossos dias, que é este mundo, conforme a revelação do Senhor em sua Palavra. 

1 - O abatimento físico de Daniel.

A profecia impactou fisicamente o profeta, de forma que ele passou doente por pelo menos alguns dias. Temos aqui que o poder da glória de Deus e o conteúdo impressionante da revelação foram muito fortes para o frágil corpo de Daniel (18). Somos muito frágeis para estar diante do Glorioso Deus, a não ser que Ele graciosamente nos sustente, como faz com Daniel, que se recupera e passa a exercer seus serviços na Babilônia. 

2 - O abatimento mental e psicológico de Daniel.

Daniel foi recomendado a guardar segredo, e obedeceu rigorosamente. Isso, no entanto, o abalou, pois ele não conseguia entender a profecia, ainda que lhe tinha sido explicada. Assim ocorria porque era para tempos muito posteriores. Todavia Daniel percebia com certeza que se tratava do sofrimento do povo de Deus por seus pecados. Tudo isso o espantava. Mas Daniel esperava pacientemente no Senhor, e assim cumpria seus serviços na Babilônia. 

3 - Daniel tratava dos negócios do rei.

Daniel não se deixou dominar pelo seu espanto, ao ponto de ficar paralisado. Ao contrário, esperando pacientemente no Senhor, Daniel serviu ao rei da Babilônia. O profeta viveu diante dos homens babilônios, obedecendo a ordem de Deus de guardar segredo quanto a profecia, meditando no significado dela em seu coração, ao mesmo tempo que cumpria seu dever como servo do rei. Eis o exemplo de Daniel.

4 - Conselhos: 

1 - Que meditemos em nossa pequenez e fragilidade, mesmo física, diante do glorioso Deus, lembrando que nossas forças vem do Senhor, que nos dá saúde e condições de viver. O louvemos, portanto,  por sua glória e graça comum, e também por sua graça especial na pessoa bendita de Cristo.

2 - Tratemos a revelação de Deus no Evangelho das Escrituras com a devida seriedade, procurando entendê-la mais e mais, esperando pacientemente no Senhor nisso, percebendo a gravidade do pecado, e o valor da maravilhosa graça de Deus em Cristo. 

3 - Vivamos diante dos homens conforme a recomendação de Sua Palavra, anunciando o Evangelho a eles, e servindo-os em amor e humildade em Cristo, conforme os nossos serviços. Amém!   

*Venha ouvir as boas novas de Cristo…

IGREJA BATISTA REFORMADA DO TAPANÃ. Conjunto Tapajós, Rua Búzios, Número 35, Bairro do Tapanã em Belém do Pará. Cultos aos domingos às 9h e 19h, e às quartas-feiras às 19h30. 

Considere apoiar o nosso trabalho pelo Pix…

batistatapana@bol.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.