A profecia é interpretada (Vídeo e esboço) – Daniel 8: 20-22 – Manoel Coelho Jr.

 VÍDEO:



ESBOÇO:

ESTUDO 85 –  DANIEL PROCURA ENTENDER A PROFECIA E É SOCORRIDO.

Dn 8: 20-22.

Chegamos a interpretação da segunda visão de Daniel. No estudo anterior falamos do desejo intenso do profeta de compreender tudo, e em como ele se mostrou impotente para isso, tendo que ser socorrido pelo Senhor. Aqui começa-se a tratar exatamente desse socorro do Senhor, no sentido que lhe é dada a interpretação. Deus mostra-se aqui como Aquele que controla a história e como o Único que pode trazer informações sobre ela. No entanto estas informações não são para imediatamente, mas para tempos muito distantes (17, 19, 26). Estes aspectos são importantes para nossos próprios dias. Vamos entender melhor:   

1 - Daniel é informado. 

No verso 19 o anjo diz que fará saber a Daniel o significado da visão dos animais. Assim, nos versos que estamos estudando, ele traz estas informações com alguns detalhes que era impossível Daniel supor, pois falava de tempos futuros, e a própria visão sem estas explicações não era compreensível. O anjo fala dos reis da Média-pérsia, e da Grécia, e explica como as coisas se sucederiam. Estas informações eram inatingíveis sem as explicação do anjo, mas muito necessárias para o povo de Deus. O que precisamos saber do futuro como povo de Deus é essencial, mas só podemos sabê-lo quando Deus revela em sua Palavra.  

2 - O Senhor conhece e controla a história. 

Em Cada um destes eventos vemos a orgulhosa atividade de reis guerreando e lutando pelo poder. No entanto, o Senhor sabe de tudo, e não somente sabe, mas também tem o controle de todos os eventos (Veja, por exemplo, que tudo ocorre no controle de Deus em sua ira segundo o verso 19). Como é tola toda a busca humana sem considerar o conhecimento e soberania de Deus. Em sua luta orgulhosa, nem mesmo o poder anterior os homens conseguem garantir (22).  

3 - Informações para tempos posteriores (17, 19, 26).

As informações são importantes mas não tratam de eventos atuais, mas referem-se a tempos muito distantes. Todavia a importância para os dias contemporâneos seria para saberem do sofrimento possível, e para consolação nas promessas de vitória, pois o santuário seria purificado (14). E para os que  no futuro vivenciassem aqueles dores, seria também para consciência e consolação, com o diferencial de que estes experimentariam tais dores, sendo-lhes por isso muito mais necessário este consolo e consciência. Além disso, todos deveriam lembrar que se tratava de tempos de ira contra o pecado, levando-os ao arrependimento contínuo.  

4 - Conselhos: 

1 - Há muito que precisamos saber sobre o futuro da Igreja de Cristo, como o fim de tudo, a volta do Senhor e o estabelecimento de Seu Reino. No entanto, estas informações são encontradas apenas nas Escrituras. Que as ouçamos.  

2 - Como crentes e salvos em Cristo, nunca devemos seguir o mundo em sua louca e orgulhosa luta pelo poder e pelas coisas desta vida. Lembremos sempre que o Senhor conhece e controla tudo. Nossa busca deve estar de acordo com seus planos em Cristo, conforme a sua Sabedoria nas Escrituras. 

3 - Os tempos finais  também serão difíceis para a igreja. Mas devemos nos conscientizar disso, em consolo na promessa da vitória do Senhor em sua vinda, e em contínuo arrependimento e fé. Você já creu nEle? Já se arrependeu? Você espera nEle?   

 *Venha ouvir as boas novas de Cristo…

IGREJA BATISTA REFORMADA DO TAPANÃ. Conjunto Tapajós, Rua Búzios, Número 35, Bairro do Tapanã em Belém do Pará. Cultos aos domingos às 9h e 19h, e às quartas-feiras às 19h30. 

Considere apoiar o nosso trabalho pelo Pix…

batistatapana@bol.com.br

Obra recomendada...O Peregrino e a Peregrina - Jonh Bunyan... clique aqui 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.