A ocasião da segunda visão de Daniel (Vídeo e esboço) – Daniel 8: 1 – Manoel Coelho Jr.

 VÍDEO:



ESBOÇO:

ESTUDO 78 –  A OCASIÃO DA SEGUNDA VISÃO DE DANIEL.

Dn 8: 1.

Eis que chegamos a segunda profecia de Daniel. Nela temos uma continuidade da revelação que o Senhor começara a dar no capítulo anterior. No entanto, a profecia é agora muito mais restrita, pois refere-se a eventos referentes ao povo de Deus daqueles dias antigos, mostrando a vinda dos impérios persa e grego, para lhe trazer consciência e consolação. Hoje olharemos para o primeiro verso, que mostra a ocasião da visão, o que possui muitas lições para nós.

1 - No reinado de Belsazar.

Está findando o grande império Babilônico. Belsazar reina e vive como se não se aproximasse o fim (Dn 5). Mas tal rei é apenas mencionado devido a ocasião da visão, e seu império nem aparece na profecia, que menciona tão somente a Pérsia e a Grécia, que se manifestarão em breve. Todos os impérios passarão, e o Soberano Senhor estabelecerá seus propósitos e cuidará de seu povo.  

2 - No terceiro ano de Belsazar.

Vimos no estudo do capítulo anterior como Daniel não conseguiu compreender plenamente a primeira visão, mas ficou no aguardo, guardando a Palavra no coração. Então, dois anos depois da primeira visão, o Senhor lhe trouxe melhor esclarecimento. Observemos que enquanto Belsazar vive alheio a estas revelações, Daniel as guarda, e espera entender melhor o que Deus mostrava. Esta é a atitude daqueles que esperam em Cristo. Assim eles crescem em entendimento e piedade. 

3 - Depois daquela primeira visão.

A afirmação final do verso não é inútil, mas mostra que Deus trouxe na segunda visão um melhor esclarecimento. O Senhor revela a sua verdade a seu povo gradativamente. E notemos que era uma revelação mais relacionada aos exilados na Babilônia, que precisavam de direcionamento e consolo do Senhor. O Deus sábio cuida de seu povo em cada ocasião eficientemente. 

3 - Conselhos:

1 - Que nossa esperança não esteja nos reinos deste mundo passageiro, mas sim nos propósitos do Senhor em seu Filho.

2 - Que estejamos atentos à Palavra de Deus e a guardemos no coração, mesmo que não entendamos tudo. Depois virá melhor esclarecimento. Hajamos como Daniel, e não como Belsazar. 

3 - Esperemos no Senhor, estando atentos à sua Palavra. Ele nos esclarecerá, guiará e consolará em seu Filho a cada passo.       

*Venha ouvir as boas novas de Cristo…

IGREJA BATISTA REFORMADA DO TAPANÃ. Conjunto Tapajós, Rua Búzios, Número 35, Bairro do Tapanã em Belém do Pará. Cultos aos domingos às 9h e 19h, e às quartas-feiras às 19h30. 

Considere apoiar o nosso trabalho pelo Pix…

batistatapana@bol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.