Teologia Sistemática (Vídeo e esboço): Aula 40: A Trindade no Antigo e no Novo Testamento (CFB1689) – Manoel Coelho Jr.
VÍDEO:
ESBOÇO:
Aula 40: A Trindade no Antigo e no Novo Testamento.
Sl 2.
O Salmo dois nos fala de promessas de Deus em relação a seu Filho que vão se tornar mais claras no Novo Testamento. Ora, toda verdade sobre o ser de Deus precisa estar baseada em sua revelação nas Escrituras. No que diz respeito a Trindade, precisamos estudar a revelação da doutrina no conteúdo bíblico, especialmente observando como tal revelação acontece no Antigo e Novo Testamentos. Conforme o salmo dois nos aponta, esse estudo deve nos levar a nos humilharmos diante do Deus Triúno.
1 - Velada no Antigo e clara no Novo (Gn 1 e Jo 1).
A doutrina da Trindade está por toda a Bíblia. No entanto, devido a revelação ser progressiva, no Antigo é velada, e no Novo é clara. Tomo o exemplo do relato da criação em Gênesis, onde temos Deus criando por sua Palavra, e no Evangelho de João,em que se diz claramente que o Verbo estava com Deus, e por Ele tudo se fez, e o Verbo é Cristo.
2 - A Trindade no Antigo Testamento.
1 - Observemos que Deus cria por Sua Palavra e o Espírito está presente como princípio de vida (Gn 1).
2 - Observemos a pluralidade na linguagem divina (Gn 1: 26; 3: 22; 11: 7).
3 - Observemos a menção ao Anjo do Senhor como o que é ouvido e obedecido como Deus (Gn 18; Ex 23: 20-22).
4 - Observemos a personificação da Sabedoria (Pv 8)
5 - Observemos o Espírito como o que capacita (Ex 31: 1-11; Jz 6: 34).
Ainda que de forma velada, a Trindade aparece nesses textos e em muitos outros que não foram citados. E em cada uma destas referências está uma das obras de Deus, isto é: Criação, Providência e Redenção.
3 - A Trindade no Novo Testamento.
1 - Observemos a clareza em que o Pai, o Filho e o Espírito Santo aparecem no Evangelho de João. O Pai como o que enviou o Filho, o Filho como o Verbo, o Espírito como vivificador vindo do Pai e do Filho. (Jo 1; 3: 5-8, 16; 14: 16- 26; 15: 26; 16: 7-15).
2 - Observemos a Trindade aparecendo no “Ide” (Mt 28: 18-20).
3 - Observemos a Trindade na Bênção Apostólica (II Co 13: 14).
4 - Observemos a menção das Pessoas da Trindade por Paulo, Pedro e João nas cartas (Ef 1: 1-14; I Pe 1: 1-12; I Jo 5: 6-13, Hb 1: 1-3).
Notemos a maior clareza no Novo Testamento e que, igualmente ao Antigo, em cada uma destas referências está uma das obras de Deus, isto é: Criação, Providência e Redenção.
3 - Conselhos:
1 - Que nos humilhemos diante do Deus Triúno em amor, adoração, serviço e gratidão.
2 - Você já ouviu o Testemunho do Espírito Sobre o Filho de Deus?
batistatapana@bol.com.br
Comentários
Postar um comentário
Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.