Estudo 60 (Vídeo e esboço): Os acusadores de Daniel são lançados na cova – Dn 6: 24 – Manoel Coelho Jr

 




VÍDEO:



TEXTO:

ESTUDO 60 - OS ACUSADORES SÃO LANÇADOS NA COVA DOS LEÕES. 

Dn 6: 24.

Enquanto que para Daniel a boca dos leões estava fechada, para seus acusadores os leões foram a destruição antes de chegar ao fundo da cova. Que contraste impressionante. Este é o objetivo aqui, mostrar a diferença. Neste sentido devemos meditar nos contrastes que o capítulo nos mostra entre Daniel e os seus acusadores, não só em relação a cova, mas em todos os eventos que aqui culminaram.  Tais contrastes vêem-se hoje entre os genuínos cristãos e os homens deste mundo. Vamos meditar:

1 - Vida diferentes.

A - Daniel é fiel a Deus e ao rei, fazendo tudo não pelo poder, mas por amor a Deus em serviço ao reino persa. Já os acusadores viviam para o poder, desonrando a Deus e não sendo sinceramente fiéis ao rei (6: 1-9). 

B - Daniel não usa de linguagem falsa, nem tenta manipular as pessoas, mas fala sinceramente ao rei, pois é servo do Senhor. Já os inimigos, falam insinceramente  ao rei, manipulando-o, e caluniam o profeta, pois fazem tudo pelo poder (7, 8, 21, 22).

C - Daniel ora quando é ameaçado, pois confia no Senhor. Por outro lado, os inimigos confiam no poder e em suas artimanhas, por isso tentam usar a fé de Daniel irreverentemente (5, 10, 23).   

D - Daniel é tranquilo em Deus. Já os inimigos, são buscadores do poder, por apego ao poder (4, 5, 10, 21, 22).  

2 - Finais diferentes.

As vidas diferentes levam a finais diferentes. Um homem sem fé será destruído. Mas para o crente há plena salvação. Vejamos: 

A - Deus salva a Daniel, mas traz juízo sobre os seus inimigos. A salvação vem do Senhor.

B - O poder não consegue destruir Daniel, pois o Senhor o livra. Já os inimigos não encontram livramento do poder, pois o Senhor não os livra. 

C - Daniel traz alegria ao rei na salvação do Senhor. Por outro lado os inimigos trazem uma terrível morte aos seus familiares.  

D - Para Daniel a boca dos leões é fechada. Mas para os inimigos a boca não é fechada, sendo destruídos antes de chegarem ao fundo da cova. 

3 - Conselhos: 

1 - Considere de que lado dos contrastes você está. Não espere nos poderes deste mundo. Que sua fé esteja em Cristo.  

2 - Meu querido irmão, por amor e gratidão a Deus por Cristo, e como resultado do Evangelho, aprendamos com o exemplo de Daniel. Mas especialmente olhemos para nosso Daniel, Cristo, para sua forma de vida neste mundo, vivendo para a glória de Nosso Senhor, honrando-o no serviço ao próximo, dando assim testemunho do Evangelho.   




Considere ajudar nosso trabalho local e pela internet. Faça pelo Pix...


batistatapana@bol.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.