Teologia Sistemática: Aula 24: A misericórdia de Deus (Vídeo e esboço) – Manoel Coelho Jr.
Aula 24: A misericórdia de Deus
Leitura inicial: Salmo 145. As misericórdias do Senhor estão sobre todos.
A contemplação da misericórdia do Senhor conduzirá ao louvor e proclamação de sua glória. Também encherá o coração de esperança, e de segurança, especialmente no caso de sofrimentos e de perigos neste mundo mal. Da mesma forma prepara as disposições em relação ao próximo que necessita de socorro. Que o Senhor nos abençoe assim neste estudo. Vamos entender o ensino bíblico sobre a misericórdia de Deus:
1 - A relação da misericórdia com a graça (Rm 6: 21-20; I Tm 1: 2).
O pecado condena a humanidade. Por isso necessitamos da graça, que é o favor imerecido de Deus em Cristo. No entanto, também podemos afirmar que todo o mal, sofrimento e miséria no mundo vem do pecado. O pecado leva à morte. O pecado é o mal dos males. Assim, enquanto a graça é para o pecador em sua culpa, a misericórdia é para o pecador em sua miséria, consequência do pecado. Por isso vem sobre o pecador tanto a graça como a misericórdia.
2 - A misericórdia e a miséria do pecado (Gn 3).
Conforme Gênesis 3, o pecado aliena o homem de Deus (8, 22-24), de si mesmo (7), do próximo (12), da criação (17-19), da vida em todos os sentidos (19, 22-24). Portanto, o pecado trouxe misérias temporais e eternas. Mas a misericórdia do Senhor é o motivo desta humanidade ser ajudada e preservada em cada espécie de miséria (Lm 3: 22-25). Dessa forma a misericórdia do Senhor é sua compaixão, tendo pena do miserável, vindo então para socorrê-lo, sem que este mereça (II Co 1:3-6).
3 - A misericórdia em Cristo (Lc 1: 45-55; Hb 2: 17).
Acima de tudo a misericórdia de Deus se manifesta na Redenção em Cristo, visto que a miséria das misérias é estar separado de Deus, morto espiritualmente no pecado. Mas Cristo morreu para dar vida eterna (Rm 6: 21-23).
4 - A misericórdia pelos que receberam misericórdia (Mt 5: 7; 18: 23-35; II Co 1: 3-7; Lc 6: 27-36).
A misericórdia recebida em Cristo faz do crente um agente da misericórdia de Deus, de forma que este, em gratidão a Deus, exerce misericórdia sobre todos em suas misérias.
5 - Aplicações:
1 - Contemplemos as misericórdias do Senhor, especialmente na Redenção em Cristo, e o adoremos. Você já creu em Cristo?
2 - Recebendo continuamente as misericórdias do Senhor, sejamos misericordiosos com o próximo, para sua glória.
**Considere ajudar nosso trabalho localepela internet pelo Pix...
batistatapana@bol.com.br
Comentários
Postar um comentário
Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.