Estudo 56 (Vídeo e esboço): Lançaram Daniel na cova dos leões – Dn 6: 16, 17 – Manoel Coelho Jr

 



VÍDEO:



ESBOÇO:

ESTUDO 56 - LANÇARAM DANIEL NA COVA DOS LEÕES. 

Dn 6: 16, 17.

Com muita tristeza, finalmente o rei cedeu à insistência perversa de seus oficiais, mandando jogar Daniel na cova dos leões. Não havia mais como livrar Daniel por meio de seu poder como governante. O que transparece nestes dois impressionantes versos é que o poder do homem nada pode realizar mais. No entanto, surge a palavra do rei: “O teu Deus… te livrará”. Verdadeiramente só Deus poderia livrar Daniel e seria glorificado nisso (26, 27). Vamos entender melhor nos seguintes pontos:

1 - O rei não pôde salvar Daniel.

Lembremos que o rei tentou, até o pôr do sol, livrar Daniel da cova dos leões. Mas não havia meios políticos para isso. Ainda que o rei possuísse afeição pelo profeta, a lei de seu reino o forçava. Assim, não podia mudar seu próprio decreto anterior, e seus astutos oficiais o pressionaram com isso (13-15). Nem o amigo mais poderoso de Daniel poderia salvá-lo. 

2 - Uma pedra foi posta na cova.

Aquela pedra era para impedir fisicamente qualquer chance de escape de Daniel. Também uma ajuda externa estaria prejudicada. O profeta ficou ali sozinho, desamparado, exposto aos leões, sem nenhuma possibilidade de fugir, defender-se, ou ser socorrido. Daniel não poderia se salvar, nem outro qualquer.

3 - A pedra foi selada.

Este selo era do rei e de seus maiores oficiais, os inimigos, lembremos, o que tornava qualquer ajuda a Daniel um crime. Daniel estava impedido de ser ajudado pela força da lei. Politicamente e legalmente o profeta estava perdido. 

4 - O rei diz: Deus te livrará.

Esta palavra do rei brilha em meio a tanta impossibilidade humana. Aqui já começa a aparecer que Deus glorificaria o seu Nome livrando o profeta, quando todo o poder humano estivesse esgotado. Todavia estas palavras são ditas por um rei pagão, que mais tarde, após o livramento de Daniel, voltará a exaltar a Deus como salvador (25-27). O testemunho do servo de Deus impactou o  rei pagão. 

5 - Conselhos:

1 - Reflitamos na verdade que as Escrituras mostram que Deus é glorificado como Salvador em todos os sentidos, mas especialmente como salvador dos pecados em Cristo. Cabe-nos confiar nEle em cada aspecto de nossas vidas, e diante da morte e eternidade, e não em nós mesmos, e em Cristo. 

2 - Pensemos: Como está nosso testemunho como crentes em Cristo? Temos impactado os não crentes como exemplo de fé em Cristo e serviço a Ele? Eles percebem que esperamos somente no Senhor?        


***Considere ajudar nosso trabalho local e pela internet por meio do Pix...


batistatapana@bol.com.br


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.