SINAIS DA IDOLATRIA POLÍTICA - Pr. Manoel Coelho Jr.


"Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação. Sai-lhe o espírito, volta para a terra; naquele mesmo dia perecem os seus pensamentos. Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, e cuja esperança está posta no Senhor seu Deus. O que fez os céus e a terra, o mar e tudo quanto há neles, e o que guarda a verdade para sempre" Salmo 146: 3-6.

Você professa-se cristão, e diz crer em Cristo, e, portanto, ama a Deus e ao próximo? Então avalie se tais sinais não se apresentam em sua alma. Caso sim, arrependa-se. Vamos lá… Há idolatria política quando…
1 - Quando o governante é posto acima de Deus. Isso ocorre no momento em que os princípios de justiça das Escrituras não são mais aplicados ao caráter do político, em honra ao Senhor, mas nega-se, justifica-se, racionaliza-se todos os seus evidentes atos injustos, ou indícios de tais atos. Isso mostra que o que importa é o ídolo e não o SENHOR.
2 - Quando qualquer acusação formal ao governante, ou mesmo uma simples suspeita, provoca ódio ao acusador, seguindo-se a negação peremptória de todo o ato injusto por parte do ídolo, com pouca ou nenhuma disposição de examinar as evidências de tais atos. Isso mostra a cegueira voluntária para as imperfeições do ídolo.
3 - Quando supostas virtudes do governante são elevadas ao ponto de não mais enxergar-se seus atos injustos. Isso mostra a ilusão com que se olha o ídolo.
4 - Quando se usa dois pesos e duas medidas no julgamento das ações políticas. Neste caso, ao político que se rejeita, aplica-se todo o rigor da justiça. Ao idolatrado, quando comete atos semelhantes, ou até piores, atribui-se justificativas, ou mesmo nega-se qualquer injustiça claramente evidente. Isso mostra que o que importa é o ídolo e não a justiça de Deus.
5 - Quando no político se deposita toda a esperança de dias melhores, e não no Senhor, conforme sua providência. Esta esperança idolátrica vem atrelada ao medo do que possa ocorrer no futuro, e não na paz, que vem da certeza de que o Senhor é Soberano sobre as nações. Isso mostra que a segurança está no ídolo e não no SENHOR.
6 - Quando se busca informações apenas nos canais favoráveis ao ídolo político, considerando todos os outros como falsos, assim que o criticam. Isso mostra que se busca, não a verdade que pode desmascarar o amado ídolo, mas a mentira que o mantém encoberto em suas imundícies, evidenciando que o Deus Verdadeiro, que não compactua com nenhuma espécie de mentira, é desprezado, para que o ídolo seja honrado sempre.
7 - Quando se defende o político e suas pautas com ira, sentimento de vingança, e rótulos que denigrem e demonizam o nome de quem está do outro lado, em vez de se falar a verdade em amor, misericórdia, e cuidado para não difamar o próximo, conforme Cristo. Onde há ídolos, há também uma irada atitude de defesa, e desejo de destruir em algum sentido o opositor. Mas onde há adoração ao Senhor, há amor servil a Deus e aos homens, cheio de frutos pacíficos e de misericórdia.
8 - Quando toda a comunicação, pessoal ou online, se torna encharcada pela defesa do ídolo político, enquanto a proclamação do Evangelho se torna rara, ou até desaparece completamente. O que está no meu coração, se manifestará nos meus lábios. Eu sempre me deliciarei em falar sobre o que amo de todo o coração.
9 - Quando as ideias, as práticas, as justificativas do político idolatrado passam a incorporar o caráter do idólatra, que tem cada vez mais a própria consciência moral destruída, sendo substituída por um zelo cego pelo ídolo. Você se torna cada vez mais semelhante àquele que adora.
10 - Quando se justifica a idolatria como se fosse um culto a Deus, sendo que este "deus" claramente não é mais o SENHOR revelado nas Escrituras, mas um "deus" adaptado ao ídolo político, feito à sua imagem. A idolatria é um culto deturpado.
Responda… Há estes sinais em você? Você está adorando a Deus ou a um político? Você tem idolatrado um político e suas pautas políticas?
Se sim, arrependa-se!!!
Pense... A idolatria política, como outras idolatrias, é extremamente sutil e muitíssimo perigosa, podendo trazer muitas dores, tragédias, e mortes a uma nação, sendo uma afronta a Deus, como ensina sobejamente as Escrituras, e demonstra claramente a história da humanidade. Enfim, a idolatria é anticristã, ainda que muitas vezes disfarçada por "máscaras cristãs". Tome muito cuidado com a medonha idolatria política, especialmente com a rotulada como "cristã". Creia, espere e ame apenas a Cristo como Senhor e Salvador, e veja os políticos apenas como ministros dEle, o Único Profeta, Sacerdote e Rei, O Senhor. Deus nos conceda graça e nos livre do terrível mal da idolatria política.
"Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação" Salmo 146: 3.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.