A Doutrina da Perseverança dos Santos e sua relação com os demais Pontos do Calvinismo – Parte VI – Manoel Coelho Jr.



Baixe o mp3 clicando aqui.

Qual o efeito que o Arminianismo tem causado nos cultos das igrejas de hoje?

Qual o efeito que o Calvinismo causa no culto público quando compreendido de fato?

O Arminianismo põe o véu do antropocentrismo sobre as Escrituras de forma a que Deus é entendido com alguém que depende da “decisão soberana” do homem. Isso portanto causa um desconhecimento de Deus e uma consequente leviandade no culto, como hoje se vê. Já o Calvinismo é o ensino da Bíblia mostrando o Deus Soberano, Irado contra o pecado e pecador, e que ama seu povo Eleito salvando-o soberanamente em seu Filho.   

No Culto há sempre os seguintes elementos: O Objeto de adoração, a atitude do adorador, e a forma com que este culto é expresso.

Textos analisados neste estudo:

Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus. E Davi se encheu de tristeza porque o Senhor havia aberto brecha em Uzá; pelo que chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje. E aquele dia temeu Davi a Deus, dizendo: Como trarei a mim a arca de Deus?

1 Crônicas 13:10-12

E disse-lhes: Vós sois os chefes dos pais entre os levitas; santificai-vos, vós e vossos irmãos, para que façais subir a arca do Senhor Deus de Israel, ao lugar que lhe tenho preparado. Porquanto vós não a levastes na primeira vez, o Senhor nosso Deus fez rotura em nós, porque não o buscamos segundo a ordenança. Santificaram-se, pois, os sacerdotes e os levitas, para fazerem subir a arca do Senhor Deus de Israel. E os filhos dos levitas trouxeram a arca de Deus sobre os seus ombros, pelas varas que nela havia, como Moisés tinha ordenado conforme a palavra do Senhor”.

1 Crônicas 15:12-15 

*Estudo da EBD de 14 de Fevereiro de 2016, na Congregação Batista Reformada em Belém. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 10:1-18 - Jesus é o Bom Pastor (Texto e áudio) - Manoel Coelho Jr.

Meditações em Gênesis 22: A prova suprema da Fé de Abraão* - Manoel Coelho Jr.

Exposição de Gênesis 11: O projeto fracassado e o projeto vitorioso!