Teologia Sistemática (Vídeo e esboço): Aula 36: O conhecimento de Deus sobre as criaturas (CFB1689) – Manoel Coelho Jr.
VÍDEO:
Aula 36: O Conhecimento de Deus sobre as criaturas.
Sl 139.
O entendimento da natureza do conhecimento de Deus sobre as criaturas, leva-nos a respondermos apropriadamente as seguintes questões: Como podemos verdadeiramente conhecer as coisas? Acima de tudo, como podemos conhecer a nós mesmos? As Escrituras nos mostram que o verdadeiro conhecimento só podemos encontrar nAquele que possui o conhecimento absoluto, Deus. Isso nos levará ao louvor reverente, e à humildade de nos expormos a Ele para conhecermos a nós mesmos, como também e todas as coisas necessárias.
1 - Todas as coisas são manifestas diante de Deus (Hb 4: 12,13).
Nada, absolutamente nada, está escondido para Deus, mas Ele conhece tudo. Tudo é conhecido por Aquele que nos julgará.
2 - A natureza do conhecimento que Deus tem das criaturas (Ez 11: 5; At 15: 18).
A - É infinito: Deus conhece tudo. Conhece plenamente a Ele mesmo, que é infinito e transcendente, e a todas as suas criaturas de forma absoluta.
B - Infalível: Não há pontos cegos ou erros no conhecimento de Deus. Ele conhece tudo e de forma precisa.
C - Independente: O conhecimento de Deus não é adquirido por meios externos, mas é absolutamente independente de qualquer criatura. Deus não aprende nada com outro, mas sabe tudo em seu ser Único, Eterno e Infinito.
3 - Para Deus não há incerteza (I Jo 3: 20; Sl 147: 5).
Se Deus conhece tudo, nada lhe escapa ou é imprevisível. Portanto, para Ele não há incerteza.
4 - Conselhos:
1 - O entendimento do conhecimento absoluto de Deus deve nos levar a reverência, a adoração e louvor.
2 - Quem pode estar puro, ou esconder pecados, diante deste Puro e Onisciente Deus? Somente em Cristo temos perdão, justificação e salvação. Você já confiou em Cristo e já se arrependeu de seus pecados?
3 - Para conhecermos a nós mesmos precisamos nos aproximar do Senhor em Cristo, e pedir que revele o que há em nossos corações por Sua Palavra (139: 23, 24; Hb 4: 12,13).
4 - Sejamos humildes e gratos, lembrando que todo o conhecimento que temos ou venhamos a possuir, vem de Deus.
batistatapana@bol.com.br
Comentários
Postar um comentário
Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.