ESTUDO 66 – DANIEL TEVE UM SONHO (Vídeo e esboço). Dn 7: 1 - Manoel Coelho Jr.
ESTUDO 66 – DANIEL TEVE UM SONHO.
Dn 7: 1
Chegamos a parte profética do livro, quando Daniel recebe várias revelações do que Deus iria fazer na história da humanidade por meio de Seu Filho Jesus Cristo. Estas profecias, como as demais das Escrituras, devem ser vistas como se relacionando diretamente com nossas vidas, pois somos parte desta humanidade, e não com mera curiosidade. Olhemos neste estudo para o primeiro verso que nos apresenta a ocasião em que Daniel recebeu a primeira revelação em sonho, e o que ele fez em seguida. Estes dois aspectos são de grande importância para nós. Meditemos:
1 - A ocasião do sonho de Daniel.
Observemos que Deus se revela na história dos homens por meio de um sonho (Jó 33: 15, 16). Isso mostra que Ele não está calado ou distante, ou indiferente a nós, e que consequentemente cabe-nos estar atentos para sua revelação.
Além disso, notemos que o sonho foi dado no reinado de Belsazar, aquele que terminaria o seu reinado enquanto zombava dos utensílios do Templo numa festa profana (Dn 5). De fato ele morreu punido por este pecado. Deus está mostrando seu propósito, mesmo que os homens o desprezem, o que mostra a loucura de tal desprezo.
Outro ponto importante é que o sonho foi dado no primeiro ano de Belsazar, quando já se passara mais de cinquenta anos de Daniel na Babilônia. Deus não havia abandonado o seu povo, mesmo depois de tanto tempo.
2 - A atitude de Daniel ao receber o sonho.
Daniel logo escreve o sonho, deixando para a posteridade a essência deste tesouro recebido. Assim, temos este capítulo sete do livro. O sonho foi registrado. A revelação foi registrada. Foi registrada para o conhecimento de todos, para o nosso conhecimento, pois temos aqui a Palavra de Deus sobre o que está fazendo na história por meio de Seu Filho. Temos um tesouro escrito que nos fala hoje. Que todos ouçam as profecias que Deus deu a Daniel. Se a atitude de Daniel foi registrar, devido a importância da revelação, a nossa deve ser a de ouvir com seriedade e atenção.
3 - Conselhos:
1 - Ouçamos a revelação que Deus tem nos dado nas Escrituras. Deus não está calado ou distante e indiferente. Ele falou e fala hoje por suas Escrituras. Que ninguém se distraia com as festas deste mundo que zombam de Deus, como fez Belsazar, pois o Senhor falou aos profetas, e fala hoje pelo que escreveram, mostrando que é o Senhor da história e de nossas vidas. Ouçamos sua voz! Conheçamos mais e mais o seu propósito para a história da humanidade revelado nas Escrituras, pois somos parte da humanidade.
2 - Tudo o que Deus está fazendo na história, conforme ainda veremos melhor nos próximos estudos, é em Seu Filho Jesus Cristo. Que todos olhem para Cristo e creiam nEle, conforme as Escrituras. Cristo é a esperança nossa. Isso também nos leva a lembrar que Deus continua cuidando de seu povo neste mundo de incredulidade, em Cristo, o Seu Filho.
*Venha acompanhar esta série em Daniel nos domingos às 19h na…IGREJA BATISTA REFORMADA DO TAPANÃ. Conjunto Tapajós, Rua Búzios, Número 35, Bairro do Tapanã em Belém do Pará. Cultos aos domingos às 9h e 19h, e às quartas-feiras às 19h30.
**Contribua com nosso trabalho pelo Pix...
batistatapana@bol.com.br
Comentários
Postar um comentário
Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.