Estudo 48 (Vídeo e esboço): Ó rei, que apenas a ti se faça petição – Dn 6: 6-9 – Manoel Coelho Jr.


Temos visto que os invejosos não conseguiram achar falta em Daniel para acusá-lo. Chegam, então, à conclusão de que o pegariam em sua fidelidade a Deus, conforme observamos no estudo passado. Agora nos aproximamos dos versos que nos contam a forma como eles executaram a trama. O texto deixa bem claro que eles usam o próprio ego de Dario para conseguir seu intento contra Daniel. Portanto, como já temos nos acostumado nos estudos deste livro, voltamos mais uma vez ao assunto da egolatria. Esta egolatria é a isca para manipular o rei e o leva a distorção de seu governo, que deveria glorificar a Deus. Mas também a egolatria é a fonte do erro daqueles invejosos, pois os leva a adorar o poder e assim invejá-lo, em vez de servir a Deus e ao próximo. A egolatria distorce tudo, pois põe o ego no lugar de Deus. “Ó rei, se faça petição somente a ti e não a Deus”. Eis a egolatria e sua distorção. Isso tem grandes lições para os nossos próprios dias. A questão é. O que está no centro de nosso ser? Deus ou o ego? Somente o Evangelho nos leva a Deus e a libertação da egolatria.  

1 - As ações manipuladoras dos invejosos (6-8).  

Já temos visto que os invejosos vão piorando em suas ações. Primeiro tentam achar falta no profeta. Mas agora querem fabricá-la, usando a fidelidade de Daniel a Deus, com o propósito de matá-lo. Para isso eles têm que manipular o próprio rei. Vejamos como eles fazem isso conforme o texto nos informa. Mas antes notemos que a manipulação gira em torno da egolatria do rei. Eles sabem como usá-la para mover o rei. Todavia é importante destacar que a egolatria também os move. Vimos já que a inveja vem da idolatria do poder. Porém devemos lembrar que a idolatria do poder vem da egolatria. É o homem instituindo deuses que o satisfaz, em vez de se submeter aos Deus Verdadeiro. Eles se consideram mais que Daniel (Veja por exemplo 6: 13). Vejamos, então, como procedem, movidos pela própria egolatria e usando a egolatria do rei: 

A - Mostram-se apoiadores da autoridade do rei.  

Saúdam o rei e o informam que decidiram em unanimidade por aquela proposta de decreto, o que não é verdade, pelo menos em relação a Daniel. Mas o que importa é aparentemente apoiar o rei, enchendo seu ego. Politicamente seria bom para o rei ter este apoio para seu reinado. Mas com isso eles também o envaidecem.  

B - O decreto põe o rei como o único que deve receber pedidos.  

Isso diretamente o envaidece. Nem a homem algum, ou mesmo a qualquer deus, mas apenas a ele se deveria pedir. Dario é posto no centro, satisfazendo a egolatria. 

C - Por trinta dias.  

O decreto não seria permanente, evitando problemas com a religiosidade do povo, mas suficiente para envaidecer o rei, e consequentemente, apanhar Daniel em “falta”.    

D - Desobediência punida com a morte. 

A gravidade da pena também eleva Dario, e é uma forma de assassinar o profeta, o que eles querem de fato.  

E - Lei irrevogável.  

Eles finalmente apelam para a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar. É a cartada final para prender o rei à decisão, após assinado o decreto, visando pena de morte definitiva contra o invejado Daniel (12, 15). 

No mundo sem Cristo os homens são ególatras, tornando-se invejosos e manipuladores. Em Cristo tornamo-nos adoradores de Deus e servos do próximo, em sinceridade.  

2 - O rei se deixa manipular (9). 

Diante de todas as ações manipuladoras, e por causa delas, o rei decidiu assinar o decreto, se deixando dominar pelos invejosos. A egolatria o prendeu e cegou. Ele não viu que:

A - O decreto o colocava no lugar de Deus.

B - Que havia manipulação. Ficou tão envaidecido que não analisou com cuidado o que estava acontecendo. Não foi prudente.  

C - Que as consequências seriam trágicas. A fé estaria aprisionada pela lei, e seu mais fiel ministro seria condenado. 

No mundo sem Cristo os homens se deixam manipular ao serem provocados em sua egolatria. Em Cristo somos libertos da manipulação, que é neutralizada pelo amor e gratidão e adoração a Deus somente, levando à ações prudentes e benéficas.  

3 - Conselhos: 

1 - Seu ego lhe domina? Seu ego o leva a determinar seus deuses vãos? Seu ego o leva a invejar os outros que alcançam o que você idolatra? Seu ego lhe leva a manipular o próximo para alcançar seus ídolos? Seu ego lhe leva a se deixar manipular por interesseiros?  Você não ama a Deus, mas quer ser deus? Então arrependa-se diante do Senhor e vá a Cristo para receber perdão, justificação e santificação. 

2 - Caros irmãos, aproximemo-nos cada vez mais de Cristo para contemplarmos e conhecermos a glória do nosso Deus, crucificarmos o ego, crescermos em amor, gratidão e adoração, deixando, por e nEle, toda a idolatria, inveja, e manipulação, tornando-nos livres da manipulação dos outros, para servirmos ao próximo em amor e sinceridade, para a glória do Senhor. Amém!  


*Você pode copiar e distribuir livremente este material. Pedimos apenas que indique a fonte.


**Considere enviar-nos uma oferta para ajudar em nosso trabalho local e pela internet. Use o Pix...


batistatapana@bol.com.br  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.