ELE FOI DESPIDO, MAS CUIDOU DE MARIA – Manoel Coelho Jr. João 19: 23-27.


Já temos visto na exposição passada como Cristo foi humilhado, tanto carregando sua cruz, como sendo crucificado, cumprindo as profecias, conforme os fatos destacados pelo evangelista João. Isso mostrou a natureza do sacrifício de Nosso Senhor como Aquele que morre no lugar de seus amados, levando a terrível ira de Deus que pertencia a eles. No texto que vamos estudar hoje, o ensino sobre o cumprimento de profecias e o significado da cruz prossegue com mais dois eventos. Primeiro, João nos relata a grande humilhação que Cristo passou ao ser despido, tendo as suas roupas repartidas entre os soldados. Segundo, mesmo nesta situação tão sofrida e humilhante, o Senhor providencia auxílio à sua mãe, para que não fique desamparada quando partisse deste mundo. Estes eventos combinados apontam para o serviço de Nosso Senhor em prol dos miseráveis pecadores que Ele veio salvar. É um texto cheio de ensinos sobre a salvação, como também de exemplos de serviço surpreendente e amoroso. Vamos estudar os detalhes nos seguintes pontos:
I - Ele é despido (23, 24).
O texto nos fala que os soldados repartiram as suas vestes em quatro partes, uma para cada soldado, o que mostra que foram quatro os soldados que o crucificaram. Esta divisão foi feita mediante sorteio (Mc 15: 24). No entanto, outra peça, tecida de alto a baixo, sem costura, sobrava. Tratava-se da túnica, peça que ficava em contato com a pele. O que fazer com esta peça? Se fosse cortada perderia o valor. Eles decidiram, então, não cortá-la em quatro partes, mas também sorteá-la. Evidentemente um deles seria privilegiado ao levar mais peças. Mas isso era melhor que desperdiçar a túnica cortando-a.
Esta negociação mostra todo o desprezo com que aqueles homens trataram a Nosso Senhor, e o desprezo vai além da negociata, chegando ao fato que nisso eles despiram a Cristo de suas roupas. A nudez tem grande significado nas Escrituras. Está associada a vergonha que veio logo após o pecado em Gênesis 3: 6, 7: “E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Então FORAM ABERTOS OS OLHOS DE AMBOS, E CONHECERAM QUE ESTAVAM NUS; E COSERAM FOLHAS DE FIGUEIRA, E FIZERAM PARA SI AVENTAIS”. Lembremos ainda que o pecado de Cam, por causa do qual recebeu uma maldição, está associado à nudez de Noé: “E VIU CÃO, O PAI DE CANAÃ, A NUDEZ DO SEU PAI, E FÊ-LO SABER A AMBOS SEUS IRMÃOS NO LADO DE FORA. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, E INDO VIRADOS PARA TRÁS, COBRIRAM A NUDEZ DO SEU PAI, E OS SEUS ROSTOS ESTAVAM VIRADOS, DE MANEIRA QUE NÃO VIRAM A NUDEZ DO SEU PAI. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos” Gn 9: 22-25.
Assim, Cristo recebeu mais esta vergonha para livrar os seus amados da desonra. Dessa forma as Escrituras ainda nos dizem: “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e ROUPAS BRANCAS, PARA QUE TE VISTAS, E NÃO APAREÇA A VERGONHA DA TUA NUDEZ; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas” Apocalipse 3: 18. “E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão VESTIDOS DE VESTES BRANCAS, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, E LAVARAM AS SUAS VESTES E AS BRANQUEARAM NO SANGUE DO CORDEIRO” Apocalipse 7: 13, 14. Cristo foi humilhado e envergonhado, para que Seu Povo seja livre da vergonha e receba vestes branqueadas no sangue do Cordeiro. De fato, foi o Senhor Deus quem primeiro cobriu a Adão e Eva com peles de animal, o que já apontava para a morte de Cristo (Gn 3: 21).
Mas aqui também, João destaca, se cumpria mais uma profecia. É a do salmo 22: 8, que nos diz: “Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa”. Neste salmo Davi relata muitas das suas experiências de sofrimento. No entanto, temos também aqui profecias, que associam tais experiências com aquilo que na verdade aconteceria de maneira plena apenas com Cristo na cruz, do qual Davi é um tipo. Com mais este fato da cruz, cumprimento de profecia, João nos mostra que Cristo estava sendo humilhado e envergonhado por pecadores, assumindo seus pecados e desonra, para que fossem perdoados, justificados, livres da maldição da vergonha, recebendo vestes branqueadas no sangue do Cordeiro.
II - Ele cuida de sua mãe (25-27).
Mesmo com tanta dor física devido a cruz e a violência terrível que vinha recebendo dos romanos, mesmo sendo despido de suas vestes, mesmo sendo tão envergonhado, Cristo ainda assim se preocupa com sua mãe, e providencia auxílio para os tempos em que não estaria mais neste mundo. Nesse contexto é interessantíssimo notarmos a presença das mulheres junto a Jesus. Mas não é somente agora que se fazem presentes, servindo-o de alguma maneira. Vejam:
1 - Elas o serviam com seus bens desde a Galiléia:
“E também ali estavam algumas mulheres, olhando de longe, entre as quais também Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé; As quais também o seguiam, e o serviam, quando estava na Galiléia; e muitas outras, que tinham subido com ele a Jerusalém” Marcos 15 : 40, 41.
“E aconteceu, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele, E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com seus bens” Lucas 8: 1-3.
2 - Elas lamentam no caminho da cruz, recebendo de Cristo exortação e anúncio de futuros juízos:
“E seguia-o grande multidão de povo e de mulheres, as quais batiam nos peitos, e o lamentavam. Jesus, porém, voltando-se para elas, disse: Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai antes por vós mesmas, e por vossos filhos. Porque eis que hão de vir dias em que dirão: Bem-aventuradas as estéreis, e os ventres que não geraram, e os peitos que não amamentaram!” Lucas 23: 27-29
3 - Elas estavam na crucificação, como João relata, e também Mateus e Marcos:
“E estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir; Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu” Mateus 27: 55, 56..
“E também ali estavam algumas mulheres, olhando de longe, entre as quais também Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, o menor, e de José, e Salomé; As quais também o seguiam, e o serviam, quando estava na Galiléia; e muitas outras, que tinham subido com ele a Jerusalém” Marcos 15: 40, 41.
4 - Elas estavam em seu sepultamento:
“E, tendo-se certificado pelo centurião, deu o corpo a José; O qual comprara um lençol fino, e, tirando-o da cruz, o envolveu nele, e o depositou num sepulcro lavrado numa rocha; e revolveu uma pedra para a porta do sepulcro. E Maria Madalena e Maria, mãe de José, observavam onde o punham” Marcos 15: 45-47.
5 - Ele apareceu primeiro à Maria Madalena após a ressurreição, e a incubiu de anunciá-la aos discipulos:
“E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios” Marcos 16: 9.
“Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto” João 20: 17, 18.
6 - É notável também que o único discípulo que está junto a cruz é o discípulo amado. No entanto, as mulheres estão presentes (Jo 19: 25, 26).
Há dois pontos que devemos destacar sobre as mulheres, à luz destes textos bíblicos:
Primeiro, todos estes relatos apontam para a honra que as Escrituras dão às mulheres. Nosso Deus mostra, desde o início da Bíblia, que a mulher em nada é inferior ao homem. Homem e mulher foram criados à imagem e semelhança de Deus (Gn 1: 27). Mas creio que a maior honra dada às mulheres é a de Maria, uma mulher usada por Deus para encarnação de Seu Filho, e a de várias outras mulheres, por estarem tão presentes com Cristo em sua vida, morte e ressurreição. Isso faz um grande contraste com muitas culturas daqueles dias, e também de hoje, em que de muitas formas as mulheres são desprezadas e maltratadas. Mas as Escrituras ordenam que elas sejam amadas e protegidas (Ef 5: 25-33).
Segundo, a honra das mulheres envolve o serviço. Notemos que elas serviam ao Senhor continuamente. E tal serviço vinha da gratidão pela libertação que Cristo lhes trouxe, como no caso de Maria Madalena (Lc 8: 1-3). Assim, as mulheres são ensinadas a servirem em gratidão, como Cristo mesmo serviu, seguindo o exemplo de seu mestre, ao observarem a dedicação destas mulheres que acompanhavam o Senhor. Nas Escrituras as mulheres têm seu papel de honra, e a honra é atrelada ao serviço no Senhor. Homem e mulher possuem seus papéis, e são igualmente importantes e honrados. Mas em cada papel honroso está o serviço ao Senhor. Isso é muito diferente das propostas não bíblicas que tentam “libertar” a mulher levando-a a não servir a Deus, mas a desobedecê-lo. Isso não liberta nem honra a mulher, mas a escraviza ao pecado e a desonra consequentemente.
Dentre as mulheres citadas pelo evangelista João (Jo 19: 25), duas são bem conhecidas: Maria, a sua mãe, e Maria Madalena, que Ele libertou de sete demônios (Lc 8: 1-3). Tem-se feito tentativas de harmonizar este grupo de mulheres com o citado nos outros evangelhos. Mas como não há plena certeza nesta harmonização, prefiro não tratar do assunto. O mais importante, eu entendo, é guardaremos seus exemplos de gratidão e serviço ao Salvador.
Passemos agora a observar o cuidado de Cristo com uma mulher em especial, a sua mãe. Ele a chama de mulher e não de mãe. Não se trata de uma linguagem desrespeitosa, mas, possivelmente, é uma demostração sua de que Ele também era o Salvador de Maria, e não meramente mais um de seus filhos. Maria também foi salva por Cristo. Então Ele lhe diz: “Mulher, eis aí teu filho”, referindo-se a João, o discípulo amado. E a João diz: “Eis aí tua mãe”. É digno de nota o cuidado de Nosso Senhor com sua mãe, mesmo em terrível sofrimento. Nosso Senhor, que em tudo foi perfeito em obediência aos mandamentos, agora cumpre o quinto mandamento, o de honrar aos pais. A honra evidentemente envolve suprir as necessidades dos pais, especialmente quando já são mais velhos, não possuindo aquela antiga energia da juventude. Maria não teria mais a presença física de Jesus. Assim, Ele lhe providencia cuidado e morada. Em obediência a Cristo, João a recebe em casa desde aquele momento. Notemos, igualmente, a obediência de João, que em amor ao Senhor, cuida de sua mãe. É possível que houvesse algum grau de parentesco entre eles, mas, o mais importante é notar o amor de João em cuidar daquela que no momento era vulnerável.
Todavia, há mais um ensino aqui: Na cruz, ao cuidar de sua mãe, fica apontado que em Seu Sacrifício, na verdade está cuidando de todos aqueles que são de sua família no sentido mais amplo, no sentido espiritual, exatamente por sofrer por Eles. Estes são os que fazem parte de seu amado povo. Ele já tinha dito: “Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe” (Mc 3: 33-35). Assim, na cruz, Cristo cuidou não somente de Maria, mas também de todos aqueles que um dia creriam nEle.
III - Conselhos:
1 - Você já creu em Cristo como Salvador de seus pecados? Ouça: Somente Cristo salva. Somente Ele é o Deus-homem perfeito, que morreu por pecadores, conforme o amor do Pai Celestial, que sofreu vergonha na cruz no lugar dos pecadores, para que eles fossem salvos, e cobertos de vestes brancas, livrando-se da vergonha. Na cruz Ele lhes providenciou morada na casa do Pai, tornando-os sua família (Jo 14: 1-3). Fora de Cristo não há salvação. Arrependa-se de seus pecados e creia nEle como Seu Único e Suficiente Salvador. Você já creu nEle? Então seja grato. Sirva ao seu Salvador todos os dias. Busque-o! Ame-o! Obedeça-o! Seja grato a Deus por lhe dar Seu Filho como Redentor. Faça isso com grande alegria. Faça tudo para Ele e nEle, em Sua Glória.
2 - Especialmente aos homens, digo: Honre as mulheres conforme o ensino do Senhor nas Escrituras. As Escrituras em nada desprezam as mulheres, como muitas culturas já fizeram, e mesmo hoje acontece. Deus criou homem e mulher à sua imagem. O Senhor lhes deu um papel de extrema importância no Antigo Testamento. Por uma mulher veio o Salvador, e elas têm grande destaque em seu ministério, e na vida da Igreja nos tempos apostólicos. As mulheres, portanto, devem ser honradas como ser humano, criadas à imagem de Deus, e amadas, respeitadas e protegidas (Ef 6: 25-33). Já às mulheres digo: Sigam o exemplo de Maria, mãe de Cristo, da irmã de sua mãe, de Maria mulher de Clopas, e de Maria Madalena, como das demais mulheres que acompanhavam o Senhor (Jo 19: 25). Sigam o Seu exemplo de serviço ao Senhor em amor e gratidão. Sejam mulheres de Deus, servindo a Cristo, no chamado que o Senhor lhes deu, na família, na igreja e na sociedade. Sejam sal e luz. Honrem ao Senhor com suas vidas. sejam dedicadas a Ele. Dediquem-se a estar perto dEle, meditado nas Escrituras, orando, cultuando com a Igreja, guardando o dia do Senhor, obedecendo-o em tudo. Sirvam ao Senhor. A honra envolve o serviço.
3 - Cuidemos das nossas mães, e também dos pais, cumprindo o quinto mandamento, seguindo o exemplo de Cristo. E cuidar envolve sustentá-los, especialmente quando estiverem mais velhos, protegendo-lhes, provendo-lhes morada e cuidado. Mas não são somente os pais devem ser cuidados. O exemplo do João também nos mostra que qualquer vulnerável deve ser apoiado pelos discípulos de Cristo. O mesmo João depois diria: “Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos. Quem, pois, tiver bens do mundo, e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar as suas entranhas, como estará nele o amor de Deus? Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.” I João 3:16-18.
4 - Demos graças ao Senhor pelas Escrituras, pois nos revelam a Cristo, o Único e Suficiente Salvador. O Antigo Testamento profetiza sobre sua vinda e obra. O Novo nos fala que Ele cumpriu tais profecias. Oh como devemos agradecer pela Bíblia, e como devemos nos devotar à meditação nela, para conhecer mais a Cristo, e nEle o Pai, por iluminação do Espírito, para amar e servir a Deus com mais e mais vigor. As Escrituras são nosso maior tesouro, pois nos apontam Cristo, nos trazendo conhecimento de Deus, que é a Vida Eterna (João 17: 3). Você tem meditado nelas, ou se dedica às outras riquezas desprezando a riqueza maior? Ouça o que o Salmista lhe diz: “A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos. O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente. Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos. Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa” Salmos 19:7-11. Que o Senhor lhe abençoe com este maior tesouro!
*Esboço do sermão do Culto Público de 25 de dezembro de 2022.
Venha ouvir estas exposições em nossos cultos de domingo às 19h.
IGREJA BATISTA REFORMADA DO TAPANÃ. Conjunto Tapajós, Rua Búzios, Número 35, Bairro do Tapanã em Belém do Pará.

**Você pode distribuir este material livremente. Pedimos apenas que indique esta pagina para mais pessoas serem edificadas na Verdade em Jesus.

***Somos um pequeno grupo cristão plantando nossa Igreja no bairro do Tapanã em Belém do Pará. Considere orar por nós. E se desejar nos ajudar no trabalho local e pela internet, nos envie sua contribuição pelo Pix...

batistatapana@bol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.