Alguns Conselhos Essenciais para Pregadores – Manoel Coelho Jr.

Um prezado irmão perguntou-me sobre preparação de sermões. Minha resposta publico aqui com algumas adaptações esperando que seja útil a outros irmãos que pregam, especialmente aos mais jovens. 


1 - Ore continuamente pedindo a graça de Deus. Ore antes da preparação, durante e depois. Esteja esperando sempre em Deus durante o sermão e depois dele. Enfim, ore e prossiga em orar. 

2 - Disponha de várias traduções das Escrituras. Quanto mais melhor. Porém tome uma como preferida por ser mais fiel. Neste quesito escolheria a ACF. Pesquise sobre Manuscritologia Bíblica. 

3 - Escolha um trecho para pregar que seja uma unidade temática. Se está pregando expositivamente num livro, vá pregando de unidade em unidade. 

4 - Leia o trecho em cada versão procurando entender seu sentido. 6 - É bom ter conhecimento das línguas originais. Leia no original após a leitura nas demais versões procurando compreender o sentido. 

5 - Anote suas conclusões preliminares. 

6 - Leia todo o livro, ou pelo menos todo o Capítulo, para estar ciente do contexto. 

7 - Procure adquirir um bom conhecimento de Teologia Bíblica e Sistemática para saber o que a Bíblia ensina em geral. Isso evita entender erradamente o texto que se vai pregar. A Escritura interpreta a Escritura. 

8 - Procure ter um bom conhecimento de Teologia Histórica. Conheça a Patrística, e estude especialmente o ensino dos Reformadores...Lutero, Calvino e os puritanos. Não somos "inventores da roda". Devemos estudar a Bíblia ouvindo o que Deus mostrou ao longo da História. Mas nunca devemos tomar alguém ou uma tradição como palavra final. A Palavra Final é Espírito falando na Escritura. 

9 - Procure ter um bom conhecimento dos temas atuais que trazem grande impacto à sociedade. Leia sobre política nacional e mundial. Conheça a História de seu país e do mundo. Informe-se sobre os rumos da ciência, filosofia, educação, etc. Note o que estão dizendo os formadores de opinião. Nessa pesquisa procure ler autores conservadores e não conservadores, o que evitará ser enganado por falsos argumentos que levam a uma visão distorcida da realidade passada e atual. 

10 - O Conhecimento da Teologia Bíblica e Sistemática lhe ajudará a perceber o entrelaçamento do ensino do texto com todo as doutrinas e tamas das Escrituras dentro de seu desenvolvimento histórico. 

11 - O Conhecimento da Teologia Histórica lhe ajudará na interpretação pelo auxílio dos antigos mestres, e evitará que trilhe algum erro já bem combatido no passado. 

12 - O Conhecimento da realidade atual lhe permitirá aplicar o ensino bíblico de forma mais precisa. 1

13 - Use bons comentários. Eles lhe ajudarão dando-lhe uma interpretação ortodoxa dentro do contexto do livro, e levando em conta a circunstância em que o livro foi escrito. 

14 - Depois de levar em conta os pontos anteriores escreva um comentário do texto como conclusão final. 

15 - Prepare um esboço do sermão que siga uma ordem lógica e com aplicações pertinentes ao nosso tempo. 

16 - Antes de tudo, pregue a si mesmo. Viva o que prega. Pregue o que vive. Que sua vida seja sua pregação. Que sua pregação seja sua vida. Que a Palavra lhe quebrante antes de quebrantar a outros. Esse deve ser seu alvo. 

17 - Pregue em oração, como diante do Senhor, com Santo Temor contando com sua Graça. 

18 - Ame a Deus e sua Verdade e esteja disposto a morrer para defendê-la. O que importa primordialmente é a Glória de Deus. O Pregador é seu Embaixador e quer sempre agradar-lhe. Ele o ama. É o Seu Senhor e Salvador. 

19 - Ame os homens e assim somente lhes diga a Verdade. Nunca os queira tão somente agradar, mas primordialmente guiar. E nisso seja misericordioso, paciente, pronto a auxiliar e levar as cargas dos angustiados, fortalecer os crentes, alertar os rebeldes, ensinar os que estejam em alguma dúvida. Amor, paciência, perseverança, coragem... Eis o que deve existir num pregador. E assim deve sempre apontar para Cristo, em quem estão todos os tesouros espirituais. Lembre também que deve atingir a consciência dos homens pela Verdade. 

20 - Esteja pronto a aconselhar, pois a genuína pregação, na graça do Espírito, despertará a consciência dos homens. Porem, faça tudo com prudência, especialmente em relação ao sexo oposto. Não exponha a si e aos aconselhados a comentários maldosos. 

21 - Enfim, viva para a Glória de Deus. Pregue para a Glória de Deus. Viva para o Bem dos homens, ensinando-lhes a Verdade orando sempre por eles. Que o Senhor lhe conceda sua Graça. Soli Deo Gloria.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.