Estudo 54 (Vídeo e esboço): O rei tenta salvar Daniel – Dn 6: 14 – Manoel Coelho Jr.



VÍDEO:
 



ESBOÇO:

ESTUDO 54 - O REI PROCURA SALVAR DANIEL. 

Dn 6: 14.

No estudo passado tratamos sobre o rei penalizado por Daniel, ao perceber ter caído na armadilha de seus próprios oficiais. Hoje, olharemos para sua ação em tentar livrar o profeta. Como já lhes disse, são dois os aspectos que o verso nos apresenta: Primeiro, em relação aos inimigos. Segundo, em relação a Daniel. Vimos que o rei se viu em situação difícil porque não agiu com prudência em relação aos inimigos. Vamos olhar agora para sua tentativa de salvar o profeta. Isso mostra sua relação com Daniel, muito diversa em relação àqueles homem perversos. Neles, viu maldade e engano. Em Daniel, viu um servo fiel que deveria ser salvo. É notável como um rei pagão pôde ver isso em Daniel. Mas os reis anteriores também já haviam visto a mesma coisa. Daniel é um exemplo de homem piedoso no reino pagão, que se destaca em sua piedade. Há lições para nós como vivendo para Deus em Cristo, num mundo pagão. Meditemos nos pontos:

1 - O rei não se alegra pelo mal de Daniel.

O rei tem observado Daniel. É notável que ele continua do reino babilônico para o reino persa (5:29 - 6:2). Podemos presumir que isso ocorreu por Daniel ter sido considerado como alguém digno de confiança. Mas já no novo reino ele se mostra mais competente que os demais (6: 2); E por causa disso o rei pensa em colocá-lo em posição ainda mais importante (6: 3). Podemos entender porque o rei não se alegra com seu mal. Aqui temos a lição de que a piedade se destacará na fidelidade com que o piedoso exerce suas funções neste mundo. 

2 - O rei trabalha para salvar Daniel. 

Por não se alegrar com seu mal, o rei se propõe a salvar Daniel, e trabalha para isso. O rei tem simpatia por Daniel. Muitas vezes enfatizamos que os piedosos serão perseguidos. Isso é verdade. Mas devemos lembrar que: Primeiro, serão perseguidos pela piedade, o que não se deve confundir com sofrimento pelo pecado, que desonra a Deus (II Tm 3: 10-12; Rm 2: 22-24). Segundo, que também serão admirados pela vida piedosa até pelos de fora da Igreja, que terão simpatia por eles (At 2:47; Mt 5: 13-16). A ação do rei por Daniel mostra tal admiração e simpatia. 

3 - O rei sabe que Daniel é fiel a Deus (6: 16, 20-22).

A religião de Daniel é observável. Todos sabem de sua piedade. Até os inimigos (6: 5). É assim, não porque Daniel procure exibir sua piedade, ou falar o tempo todo que confia em Deus, mas por causa de suas ações (6: 3-5). Um homem piedoso no reino pagão, será conhecido por isso, pois age fielmente, o que glorifica a Deus (Mt 5: 16). Daniel estava tão perto de Deus que isso era notado por suas vida e ações.  

4 - Conselhos: 

1 - Como está sua vida diante dos homens? Lembre de Daniel. O pagão é como qualquer pagão. É igual a todos. Vive para este mundo e seus ídolos. Não tem diferença. Já o cristão, é destacado por sua piedade. Se você é igual a todos, é que precisa ser convertido. Arrependa-se e creia em Cristo. Nele há nova vida, cheia de alegria, santidade e bons frutos em Deus. 

2 - Cristão, aproxime-se mais e mais de Deus em Cristo para brilhar em boas obras, para a glória de Deus. Olhe para Cristo. Confie nEle sempre. Tudo o que precisa está nEle. Medite diariamente na gloriosa obra de Deus em seu Filho por sua alma, orando para que lhe ilumine por seu Espírito, para que você o conheça mais e mais, e o ame crescentemente, e viva para seu louvor, dando um testemunho que honre seu Nome diante dos homens, fazendo Deus conhecido, como fez Daniel. Amém!  

*Considere ajudar nosso trabalho local e pele internet pelo pix...

batistatapana@bol.com.br

            


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.