Aula ao vivo: A onisciência de Deus (Vídeo e esboço) – Manoel Coelho Jr.

 


VÍDEO:


ESBOÇO:

Aula 20: A onisciência de Deus

Leitura inicial: Salmo 139. Louvor ao Onisciente. 


Deus é Onisciente. Deus é sábio. Deus conhece tudo. Deus tem infinita sabedoria. Sobre estes temas trataremos nesta aula. O Salmista fica extasiado com o conhecimento de Deus. A contemplação de seu conhecimento e sabedoria nos leva a amá-lo e louvá-lo. Seja assim nesta aula. Entendamos melhor o conhecimento e a sabedoria de Deus nos seguintes pontos:


1 - Deus conhece plenamente a si mesmo (I Co 2: 9-11).

Não podemos conhecer plenamente a Deus, pois o finito não pode abarcar o infinito. Mas o conhecimento de Deus é pleno sobre si mesmo, por é infinito. Tal conhecimento é por demais espantoso para nós que somos tão pequenos. 


2 - O conhecimento de Deus é total (Salmo 139:4; I João 3:20).

Deus é luz, o que indica pureza, mas também pleno conhecimento (Sl 139: 11, 12). Deus conhece tudo sem exceção. Ele não precisa aprender nada. Seu conhecimento é total. Abarca o passado, o presente, o futuro (Is 46: 9, 10), o que está aparente, o que está escondido (I Sm 16: 7), os seres de todos os tipos e lugares, no céu e na terra (Jr 23: 24; Sl 33: 13-15), grandes e pequenos (Lc 12: 7). Também aqui devemos lembrar que Deus é transcendente, não estando limitado a tempo, espaço. Tudo está diante dele como um eterno presente. Acrescentemos ainda que Deus também conhece o que de fato não há ou ocorre no universo, mas poderia existir ou ocorrer em outro universo ou circunstância. Ele conhece todas as possibilidades (I Sm 23: 10-13; Mt 11: 21).  


3 - O conhecimento de Deus é imediato (Sl 94: 9-11).  

Nosso conhecimento é crescente e mediado pelo o que ouvimos, vemos, sentimos, experimentamos, e por meio de raciocínios. Necessitamos de muita ajuda externa para conhecer. Deus não precisa de nada disso para saber. Ele conhece, simplesmente conhece tudo imediatamente em seu próprio ser. 


4 - O conhecimento de Deus abarca o que é contingente (At 2: 23).

Contingente diz respeito a algo incerto, que pode ocorrer dependendo de vários fatores, incluindo a vontade humana. Quando dizemos que Deus conhece o que ocorrerá, isso significa que Deus determina estas ações humanas ou apenas simplesmente as conhece? Em Atos 2: 23 fica claro que este conhecimento envolve o decreto até mesmo das livres ações dos homens. Estudaremos melhor isso quando tratarmos dos decretos de Deus e de sua Providência.     


5 - O conhecimento de Deus é aplicado em sua sabedoria (Pv 8).

A sabedoria é a aplicação do maravilhoso conhecimento e inteligência de Deus na escolha dos melhores propósitos e meios para alcançá-los. A sabedoria se vê na criação (Rm 1: 18-22), na providência (Sl 104: 24), e especialmente na redenção (Rm 11: 32-36). Toda a obra de Deus visa finalmente a glória deste Único Deus (Rm 11: 36).  


6 - Aplicações:


1 - Meditemos cuidadosamente no conhecimento e sabedoria de Deus, e junto com o salmista fiquemos extasiados, louvando ao Senhor. Meditemos na criação, providência, e especialmente na redenção. Quanta sabedoria de Nosso Senhor!


2 - Busquemos o conhecimento e a sabedoria em Deus, e não os atribuamos a nós mesmos.  

 

 3 - Descansemos sempre em sua sabedoria, mesmo em nossas dores (Rm 8: 28). 


4 - Que nossa fé esteja em Cristo, a sabedoria de Deus  (I Co 1; 18-31). 

  


**Considere contribuir com nosso trabalho local e pela internet. Use o Pix... batistatapana@bol.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.