Princípios que orientam a mulher cristã na escolha de suas vestes – Manoel Coelho Jr.


Eis alguns princípios bíblicos que orientam a mulher piedosa sobre que roupas deve usar, de forma a glorificar o Nome de Cristo. Que o Espírito nos guie e use estas palavras para o benefício de nossas irmãs e irmãos.

1 – Primeiro princípio geral:

As Escrituras claramente nos orientam a nos cobrirmos, especialmente a cobrirmos as partes sensuais. Isto significa que devemos evitar a nudez. A nudez é apenas para o cônjuge. Só o marido pode ver a nudez da esposa, e só a esposa pode ver a nudez do marido. Isso se estabelece claramente em Gn 3, quando Deus cobre Adão e Eva e também em Lv 18, com prescrições claras quanto sobre o assunto. Isto significa que qualquer roupa que mostre de alguma forma a nudez, deve ser evitada.

Podemos lembrar-nos de três tipos de vestes que fazem isso:

1 – Roupas demasiadamente decotadas, ou muito pequenas ou curtas. Estas não cobrem suficientemente o corpo, deixando aparecer partes sensuais.

2 – Roupas com tecido muito fino ou transparente, que naturalmente expõem o corpo, apesar de coberto.

3 – Roupas muito apertadas, que modelam o corpo, deixando-o exposto em suas curvas.

Assim, a moça cristã deve analisar suas vestes nestes termos:

1 – Minha roupa está decotada ou curta ao ponto de expor meu corpo sensualmente ou não?

2 – Minha roupa cobre meu corpo de forma a tornar impossível que alguém o veja por ela, ou ao olharem para mim podem enxergar partes sensuais, ainda que cobertas?

3 – Minha roupa está com folga suficiente, ou não apertada demasiadamente, de forma a não expor exageradamente minhas curvas, ou está tão colada em mim que parece que nem existe?

Segundo Princípio Geral:

Devemos em tudo glorificar a Deus, e consequentemente, edificar nossos irmãos e dar um bom testemunho aos de fora (I Co 10: 31, 32; Rm 15:2, Mt 5: 16). Nosso procedimento deve sempre visar a Glória de Deus. Isso implica que vivamos para edificar nossos irmãos e não causar escândalo aos de fora.

Em que isso se relaciona com as nossas vestes? Ora, tendo Deus proibido a nudez pública, é evidente que isso também se relaciona aos nossos próximos. Há um texto fundamental nesta questão. Está em Mt 5: 27, 28. Nele Cristo interpreta o Sétimo Mandamento de Ex 20: 14. Ele mostra que um homem quebra o mandamento em seu coração quando cobiça uma mulher. No entanto, o mandamento não se aplica somente aos homens, mas também as mulheres. Observe... Cada mandamento além de proibir o pecado, também ordena a santidade, e traz consigo a responsabilidade de todos para que se promova ou facilite sua obediência geral. Assim, em relação ao Sétimo, o homem piedoso não deve cobiçar as mulheres, mas, por outro lado, a mulher piedosa deve, em consequência ao mesmo mandamento, portar-se e também vestir-se de maneira a não despertar a cobiça nos homens. Dessa forma, um homem que cobiça quebra o Sétimo Mandamento. Mas também o quebra, a mulher que se comporta ou se veste de forma provocante.

Lembrando que em tudo devemos glorificar e Deus, edificando os irmãos e evitando escândalo, é evidente que as vestes podem ser para edificação, se forem decentes cobrindo a nudez, ou para a tentação, o pecado e escândalo, se forem indecentes, mostrando a nudez. De fato uma mulher piedosa, em seu comportamento e vestes santos, provocam nos homens crentes, e mesmo nos demais homens, uma admiração pela beleza do Evangelho expressa em sua vida prática. Isso honra a mulher e glorifica a Deus. Mas o comportamento e vestes inapropriados de uma mulher, os tentará e provocará a cobiça. Isso a desonra e se torna um menosprezo ao Santo Nome de Deus. Uma moça cristã deve lutar por promover o primeiro caso, e fazer tudo o que está ao seu alcance para evitar o segundo.

Assim, a moça cristã deve perguntar, juntando o primeiro princípio com o segundo:

Minhas roupas provocam a santidade nos homens por me cobrirem, ou os tentam a cobiça-me por mostrar-me em minha nudez?

Esta questão lhes trará grande luz sobre como devem vestir-se.

Terceiro princípio geral:

As roupas usadas por uma moça piedosa estarão alinhadas a beleza de seu coração, ou em outras palavras, a moça piedosa expressará a pureza do coração nas suas roupas e enfeites (Leia I Pe 3: 1-6). De fato sua forma de vestir-se será influenciada e manifestará algo desta pureza, em seu amor e temor a Deus.

Uma mulher ímpia não ama a Deus, mas as coisas que possui ou deseja. Ela quer ostentar-se, mostrar que tem corpo e roupas atrativas, que chamam atenção, seja pelo luxo, seja pela sensualidade. O que está por trás disso é um ego inflado que quer exaltar-se diante de todos. Já a moça cristã tem outro propósito. Ela ama a Cristo e quer glorificá-lo. Dessa forma, ela é humilde e evita extravagâncias e ostentação, procurando chamar atenção não primariamente para si mesma, mas para Cristo. Isso a fará ser mais modesta no vestir, menos ostentadora, ainda que procurará ser sempre bonita, e realmente se enfeitará, o que é próprio das mulheres e não é pecado, pois Deus a fez assim, o que tratarei no próximo princípio. Mas fará tudo com prudência, moderação e recato, pois seu interesse é Cristo, e não seu próprio eu ou as coisas que possui. Por isso evitará também ser sensual, por meio de trajes que chamem atenção para seu corpo, e despertem desejos sexuais nos homens. Na verdade desejará ser bonita em termos da pureza e modéstia de Cristo. É verdade que a moça cristã muitas vezes terá que crescer nisso, pois talvez tenha vivido em ostentação por muitos anos. Mas o Senhor a fará crescer nesta verdadeira beleza modesta, por meio do progresso no amor e obediência.

Diante do que temos falado a moça deve perguntar-se diante do Senhor...

Minhas vestes têm expressado meu amor a Deus em Cristo, por meio de pureza e modéstia, ou são manifestações de meu orgulho, expressando extravagâncias e sensualidade?

Quarto princípio geral:

Deus criou as mulheres esteticamente belas e com o desejo de enfeitar-se com adornos e roupas. Elas sempre se preocupam mais com a aparência que os homens. Querem estar sempre bonitas. Constituem o que podemos chamar de “O belo sexo”. Isso é muitíssimo evidente em cada cultura e nação. Mas a Bíblia está cheia de exemplos a este respeito, tanto em referência direta as mulheres como em relação a noiva de Cristo, a Igreja (Leia: Gn 12: 11; Gn 24: 16, 22, 53; Dt 21: 11, Ester 2: 8,9; Ct 1: 8-12; Ef 5: 25-27; Ap 19: 7, 8). Assim, não há nenhum pecado na mulher querer embelezar-se com roupas e adornos. Pecado seria, lembrando do princípio anterior, a mulher ocupar-se apenas da beleza exterior, esquecendo da interior, do coração. Mas se é bela interiormente, também será bela exteriormente, procurando arrumar-se e enfeitar-se com moderação, em santidade ao Senhor. Que bela de fato será esta mulher, a mais bela entre todas, por expressar a Noiva de Cristo (Ct 1: 8). Portanto não há nenhum pecado na moça arrumar-se e enfeitar-se. Lembremos, ainda, que a mulher virtuosa é sempre cuidadosa, inclusive nas roupas, mantendo tudo em ordem, e consequentemente tudo muito belo (Leia Pv 31: 21, 22). Dessa forma, a moça desleixada, que não é cuidadosa com suas coisas e consigo, que não se arruma ou se embeleza, peca. Desleixo não é modéstia cristã. Desleixo é pecado.

Neste quesito também devemos lembrar-nos da questão cultural, da cultura peculiar de cada povo e nação. A Cultura não é pecado em si. De fato faz parte da Graça Comum de Deus. Por exemplo, até uma família como a de Caim possuía beleza cultural em sua arte e costume (Gn 4: 20-22). O problema é que a cultura dos povos foi contaminada pelo pecado. Quando o Evangelho chega, esta contaminação é combatida e a cultura é renovada, purificada e redimida. Mas a cultura em si não é pecado. Com relação às roupas, a moça cristã não deverá abandonar absolutamente a cultura local, desde que esta não seja imoral. Mas, deve analisá-la e purificá-la pelos princípios do Evangelho. Isso significa que deve vestir-se belamente e puramente, conforme seu tempo e país, retirando ou rejeitando o que for imoral, inapropriado ou indecente, adaptando tudo de forma sábia, conformem os mandamentos de Deus. Em outras palavras, deve vestir-se belamente conforme as roupas decentes de sua época, evitando as indecentes. Assim estará bonita, decente, e culturalmente atualizada. Consequentemente não procurará vestir-se precisamente como as puritanas do Século XVII, ainda que possa aplicar os princípios por trás daqueles trajes antigos, e aprender e até adaptar seus modelos. Mas seria um erro imitar perfeitamente as mesmas roupas, pois é uma moça do Século XXI e não XVII. A moça piedosa quando vestir-se, deverá ser atualizada em sua cultura e moda, purificando tudo pelo Evangelho. Assim será bela e glorificará ao Senhor.

Diante deste princípio a moça deve perguntar:

1 – Minhas roupas são bonitas e bem cuidadas, mostrando minha feminilidade, zelo, e beleza interior, que tudo purifica e torna decente?

2 – Minhas roupas estão belas e decentes, conforme minha Cultura purificada pelo Evangelho?

Quinto princípio geral:

A moça piedosa procurará em tudo ser moderada (Leia Tt 2: 3-5). Assim também será em relação a suas roupas. Moderação está relacionada a controle de impulsos pecaminosos que levam a desequilíbrios e exageros. O pecado é desequilíbrio. O pecado é exagero. Isso implica ou em exagerar no que em si não é mau, ou em evitar coisas legítimas, por considerá-las equivocadamente pecaminosas.

Para entendermos melhor vamos pensar no nosso assunto das roupas. Na verdade este princípio é uma síntese dos anteriores, isto é, uma união e conclusão do terceiro e quarto princípio. Vimos no terceiro que a moça piedosa procurará expressar a beleza de um coração temente a Deus. Já no quarto, vimos que a mesma moça procurará ser bonita na aparência. O princípio que por hora abordamos baseia-se nestes, e orienta a moça a embelezar-se com roupas e adornos, mas conforme a beleza no coração, o que significará embelezar-se de forma santa, moderada, equilibrada, que domine impulsos pecaminosos, e que seja impulsionada por desejos puros, gerados pelo Espírito, que chamem atenção a Cristo e não a si mesma. Isso resultará em que ela não considerará pecado vestir-se belamente e o uso de adornos ou maquiagens, mas também não enfatizará demasiadamente estas coisas de forma a torná-las exageradas, chamativas demais. Ela as usará com moderação. O ponto importante neste aspecto é que haverá algo de sereno, tranquilo, humilde nas vestes de uma moça piedosa.

Ora a moça ímpia vive por impulsos de orgulho e sensualidade, o que a leva a exagerar nas roupas, adornos e pinturas. Ela quer aparecer. Na verdade ela é cheia de afetação. Já a moça piedosa tem desejo de honrar a Cristo e escolherá uma bela roupa, um belo adorno, uma bela maquiagem, pensando sempre: "Não quero com isso simplesmente mostrar-me, mas sim a Cristo em sua atitude humilde, beleza interior, glória espiritual". Isso a levará ao não exagero, mas ao equilíbrio e moderação nas roupas, adornos e pinturas.

Neste ponto a moça perguntará:

Minhas vestes são belamente moderadas, expressando a Glória de Cristo, ou exageradamente chamativas, manifestando a mim mesma?

Sexto Princípio Geral:

Chamaria de o princípio da diversidade e adequação. A Bíblia mostra que o Criador fez pessoas, animais e todas as coisas de forma diversificada, unindo tudo em um belo equilíbrio que glorifica seu Santo Nome. Neste sentido fez homem e mulher, e cada ser humano possui suas peculiaridades (Gn 1 e 2; Gn 27: 11; Gn 29: 16, 17), e na providência o Senhor coloca as pessoas numa posição adequada a tais peculiaridades, seja na família, seja na Igreja, seja na Sociedade (Mt 25: 15; Ef 5: 18-6:9; I Pe 3: 7; Rm 12: 3-8; I Co 12: 13-27). O fato é que por toda a Bíblia e providência há este princípio da diversidade e adequação. Deus em sua Infinita Sabedoria cria cada pessoa, animal (Gn 2: 19, 20), e coisa, com suas características particulares, e as coloca numa posição e função adequada.

Em que isso se relaciona às roupas? Bem, a diversidade implicará que as mulheres, por exemplo, apesar de serem tão humanas como as pessoas de sexo masculino, possuem peculiaridades de seu próprio sexo. Isso se manifesta claramente na forma do corpo, o que é importante para nosso assunto. Assim, uma roupa própria para um homem, não será necessariamente apropriada a uma mulher. Deve ocorrer a adequação. Isso precisa ser levado em conta. Notemos que em I Tm 2: 8,9, Paulo dá recomendações a homens e mulheres, mas é em relação as mulheres que ele trata das vestes. Isso mostra que há algo de peculiar ao corpo feminino que levará a moça cristã a tratar suas roupas diferentemente dos homens. É claro que um homem também deve vestir-se decentemente. Mas o que é decente em um homem, pode não ser decente em uma mulher, devido ao corpo feminino ser diferente. Assim deve ocorrer adequação e não padronização. Sabemos que isso é óbvio na moda em geral, ou seja, há roupas femininas e masculinas em cada cultura. Mas há também uma tendência a padronização, que muitas vezes não leva em conta a adequação, promovendo vestes femininas inapropriadas e consequentemente indecentes. A moça cristã procurará ser cautelosa neste aspecto, adequando suas roupas a seu corpo feminino.

Por outro lado, o mesmo princípio deve ser aplicado mesmo entre mulheres, ou seja, há mulheres e mulheres, há corpos femininos e corpos femininos. As mulheres não são iguais fisicamente. Deus fez cada mulher com certas características físicas que a diferencia das outras. Consequentemente é bem possível que uma determinada roupa fique decente numa moça, mas não tão decente noutra, devido a tais diferenças corporais. Assim a moça piedosa procurará adequar suas roupas as suas características corporais, visando sempre a decência.

Neste ponto a moça piedosa deve perguntar:

Minhas vestes são adequadas a meu corpo feminino e as características que o diferencia dos corpos de outras moças, sendo assim decentes?

Conclusão:

Pelos princípios abordados podemos dizer que a roupa da mulher piedosa deve glorificar a Deus e honrá-la, fazendo com que não se torne objeto de desejos torpes dos homens, mas que os atraia, e as demais pessoas, para a beleza de um coração que teme ao Senhor. Assim podemos resumir em dois pontos:

1 – A pecaminosidade de quem veste e a pecaminosidade de quem vê.

A roupa indecente, que é cheia de decotes, curta, apertada ou transparente, é fruto de um coração que quer mostrar sensualidade e ostentação, atraindo olhares para estas coisas. Portanto, tanto expressa pecaminosidade de quem a veste, como atrai a pecaminosidade de quem a vê. A moça que esbanja sensualidade e ostentação através de roupas indecentes ou imorais, não mostra santidade de forma alguma. Santidade e Piedade são incompatíveis com roupas imorais. Isto é óbvio. Pode ser que uma moça que assim se vista o faça sem consciência da pecaminosidade do ato. Talvez o faça por um costume. Acostumou-se ao pecado e o acha normal. Mas isso não faz diferença. Continua sendo pecado.

Por outro lado, as mesmas roupas também despertarão pecaminosidade nos homens. Eles serão tentados a olhar para elas como objeto de desejo sexual. Assim, na presença de uma moça vestida indecentemente os homens são despertados a lascívia e a olharem-na como um produto de consumo. Isso é muito degradante, é muito aviltante e triste para a mulher, e desonra a Deus que a criou para sua Glória. Creio que você, moça piedosa, não deseja isso para si. Então eu lhe exorto: Vista-se com decência!

2 – A santidade de quem veste e a santidade de quem vê.

A roupa decente, que cobre a nudez, é fruto de um coração que quer honrar a Deus. Assim, expressa a santidade de quem a veste e desperta santidade em quem a vê. Roupa decente é compatível com a santidade e piedade. De fato é fruto destas. Consequentemente, quando um homem se aproxima de uma mulher bem-vestida, não vê sua nudez, não sendo despertado sexualmente a cobiça pecaminosa. Seu porte elegante, piedoso, decente, o leva a observá-la com honra. O respeito com que uma mulher trata seu próprio corpo despertará honra nos que a veem, a honrará e glorificará ao Senhor, que a criou não para ser um objeto sexual, mas para expressar a sua Noiva, a Igreja. Ora, a decência de uma mulher se impõem como despertadora do respeito de todos aqueles com quem ela convive. Uma mulher indecente em suas roupas, e de comportamento sensualizado, desperta desrespeito contra si mesma por parte dos homens com quem convive, pois se coloca em um nível muito baixo. Mas uma mulher vestida decentemente, e de comportamento piedoso, gera nos homens a admiração como valiosa, o que os leva a honrá-la. Da mesma forma a mulher casta e de roupa decente, despertará o olhar de um homem piedoso que busca uma fiel esposa, que a amará e respeitará para o resto da vida. Isso muito glorifica ao Senhor, e honra a mulher para seu próprio beneficio. Por outro lado, a mulher sensualizada e de roupa imoral, atrairá homens impios, que buscam uma aventura passageira com mulheres que não amam, mas são vistas como um produto gerador de prazer imediato que logo será deixado por outro. Isso muito afronta a Santidade do Senhor, e á mau para a mulher, causando sua desonra e ruína final. Oh minha jovem, não seja assim, mas seja honrada. Vista-se decentemente! Seja piedosa! Você ama a Deus? Você ama ao seu Salvador, Jesus Cristo? Então honre-o por seu corpo, cobrido-o e guardando-o para seu futuro marido, o que é sua Santa Vontade. Que seu corpo não seja objeto de desejos lascivos, mas instrumento da Glória de Deus. Ame ao Senhor! Ame a si mesma! Ame ao seu próximo! Vista-se decentemente! Seja piedosa! Que Deus seja glorificado em sua vida! Amém!


Ela possui a beleza real, por Manoel Coelho Jr.

Ela é linda e piedosa.
Ela é linda e casta.
Ela é linda e decente.
Sua beleza não é sensual.
Sua beleza não é carnal.
Ela possui a beleza real.

Ela cobre-se e honra-se.
Não quer ostentar-se.
Não quer olhares lascivos.
Ela deseja a glória de Cristo.
Quer expressar a pureza da Noiva, a Igreja.

Oh como ela é linda e piedosa, linda e casta.
Ela cobre-se e honra-se, guarda-se para o marido.
Então Ele e Ela expressam Cristo e a Igreja, e o Senhor é Glorificado.
Então Ele e Ela expressam pureza e santidade, e o Senhor é Glorificado.
A Glória do Senhor se manifesta nesta linda e piedosa mulher!
Oh Ela possui a beleza real!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.