O chifre do bode é quebrado (Vídeo e esboço) – Daniel 8: 8 – Manoel Coelho Jr.

 VÍDEO:


ESBOÇO:

ESTUDO 82 –  O CHIFRE NOTÁVEL FOI QUEBRADO.

Dn 8: 8.

No estudo passado vimos a profecia de Daniel sobre o rápido avanço de Alexandre e seu Império, vencendo inclusive a poderosa Pérsia. No entanto, no verso que estudaremos hoje, a profecia apresenta a queda deste chifre notável, e na sua maior força. Todo o poder humano cairá. Não importa a sua grande força. Meditemos:  

1 - O engrandecimento extremo do bode.

A profecia destaca que o Império de Alexandre se agradeceria aos extremos. De fato seu império foi vastíssimo e a cultura grega se espalhou. Naturalmente tal expansão estava no controle do Altíssimo e cumpria seus propósitos para a vinda de seu Reino em Cristo. 

2 - Na sua força o chiefre é quebrado. 

O chifre era notável. Alexandre era notável. Notável era seu Império conquistado rapidamente. Mas exatamente na ocasião de toda a sua força política, Alexandre morre, com pouco mais de trinta anos. A profecia prevê isso e efetivamente isso acontece. Fica mais um marco bíblico sobre a verdade de que os homens não devem esperar nas suas melhores forças e rápidas conquistas, pois tudo pode passar rapidamente. Cabe ao povo de Deus sempre lembrar que sua força está somente no Senhor, que nunca a perderá, pois é Deus Eterno.  

3 - Os quatro chifres buscam o poder.

A profecia também aponta que outros quatro chifres notáveis crescem, assumindo o lugar do quebrado. Tratam-se dos generais de Alexandre, que após guerras, assumiram o controle do Império, dividindo-o. No entanto, esses reis não terão  a mesma força de Alexandre, e a profecia se interessará mais pelo rei que virá (21- 25). Assim, notemos aqui a tolice desses reis, em lutar pelo poder passageiro, sem nem saber do que a profecia realmente queria demonstrar nos propósitos do Senhor.   

4 - Conselhos:

1 - Devemos encarar nossas conquistas nesta vida na perspectiva do plano do Senhor em Seu Filho, para a salvação de seu povo, e nunca como engrandecimento pessoal. 

2 - Devemos sempre lembrar que nossas conquistas e melhores forças não são nossa âncora, mas o Senhor Jesus Cristo. Podemos ser abatidos nas nossas melhores condições, mas o Senhor continuará sendo nossa Rocha.  

3 - Observemos se nossas lutas e buscas são válidas e prudentes. Se estiverem ocorrendo sem a consideração ao propósito de Deus em seu Reino, não passam de tola e inútil busca. Busquemos em primeiro lugar o Reino de Deus em Cristo.     

*Venha ouvir as boas novas de Cristo…

IGREJA BATISTA REFORMADA DO TAPANÃ. Conjunto Tapajós, Rua Búzios, Número 35, Bairro do Tapanã em Belém do Pará. Cultos aos domingos às 9h e 19h, e às quartas-feiras às 19h30. 

Considere apoiar o nosso trabalho pelo Pix…

batistatapana@bol.com.br

    


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.