Teologia Sistemática (Vídeo e esboço): Aula 38: O dever das criaturas com o Criador (CFB1689) – Manoel Coelho Jr.
VÍDEO:
Aula 38: O dever da criatura com o Criador.
Sl 148.
As criaturas devem louvor a Deus. Assim, toda a criação é chamada no salmo 148 a louvar ao Senhor. Este tema é na verdade uma aplicação de tudo o que temos estudado sobre a relação de Deus com suas criaturas, especialmente no que diz respeito a anjos e homens, as criaturas racionais.
1 - O motivo do dever das criaturas.
As criaturas têm o dever de louvar ao SENHOR porque Ele é o Ùnico Deus, exaltado, é o Criador, Aquele que tudo domina e sustenta, e o que traz para si o seu povo (Dt 6: 4, 5: Sl 148).
2 - O dever do culto.
Anjos e homens devem cultuar somente ao Senhor como Deus Verdadeiro. Pensando na humanidade, quando os seres humanos não cultuam a Deus, fatalmente cultuarão a criatura como se fosse “deus”. Mas louvar à criatura é completa insanidade, pois é negar a realidade revelada na própria criação. (Rm 1: 18-25).
3 - O dever do serviço.
Toda a criação inanimada serve aos propósitos de Deus, pois ele é o Senhor (Sl 104: 6-11). Se espera e é justo, consequentemente, que as criaturas racionais o sirvam em tudo. Querer que o Senhor sirva aos propósitos dos homens é, portanto, uma louca inversão do que deve ocorrer.
4 - O dever da obediência.
Os anjos e homens devem obediência a Deus. Mais especialmente em relação à humanidade, esta obediência diz respeito à sua Lei nos Dez Mandamentos. Ali está a vontade do Deus verdadeiro aos homens e mulheres, que o Senhor Jesus resumiu em amar a Deus e ao próximo (Mt 22: 37-40). A CFB1689 torna pleno o dever das criaturas como o Criador nas palavras: “que estes façam tudo quanto mais Ele se agrada em requerer deles”. Isso mostra o total direito do Senhor sobre suas criaturas.
5 - Cristo e o dever dos homens e mulheres com o Criador.
Devemos lembrar que o dever do louvor, culto, serviço e obediência ao Senhor só é efetivado naqueles que estão redimidos em Cristo, pois fora de Cristo a humanidade é idólatra, orgulhosa e rebelde. Todavia em Cristo somos feitos novas criaturas e passamos a amar e cultuar ao Senhor que nos amor e salvou no Filho, fazendo-nos participantes do Espírito Santo (II Co 5: 17-21; Gl 5: 16; Rm 12: 1).
6 - Conselhos:
1 - Medite muito e continuamente no Senhor como seu Criador, Provedor e Redentor orando por iluminação do Espírito, e nessa meditação aqueça seu coração em amor a gratidão para louvar, cultuar, servir e obedecer ao Único Deus.
2 - Você que vive cultuando e servindo a criatura em rebeldia ao Criador, arrependa-se e creia em Cristo para sua salvação.
batistatapana@bol.com.br
Comentários
Postar um comentário
Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.