Segunda exposição sobre o Juízo Final - A revolta dos reis contra o Senhor e seu Ungido - Salmo 2 - Parte II.

Para ler a primeira exposição clique aqui.

III – A REAÇÃO DE DEUS (4,5):

Como Deus reage ante a vã revolta dos homens contra ele e o seu Cristo? O salmista diz que o Senhor ri e zomba dos rebeldes. Devemos entender este riso e zombaria de Deus a luz da soberba tolice dos homens. Como é possível estes vermezinhos acharem que podem vencer Àquele que habita nos céus? Como podem achar que conseguirão vencer o seu Rei? Este riso de Deus indica a soberba inútil dos homens que acham que podem lutar contra o Altíssimo. Os homens em sua loucura pecaminosa têm crido que podem realizar grandes feitos sem Deus, como, por exemplo, os filósofos que confiavam nas suas capacidades racionais e não dependiam da Revelação de Deus para encontrar a Verdade. Tais homens nada encontraram. Acabaram em confusão, pois Deus destruiu a sabedoria deles dando a Revelação sobre a Cruz de Cristo o que para eles era loucura (I Co 1:18-25). A arrogância humana é absurda e Deus ri. Ora, estes homens que hoje segundo o Salmo 2 arrogantemente enfrentam a Deus e a Cristo terão que passar por sua Ira no futuro. Deus falará com eles em seu Furor, e quando isso ocorrer toda aquela arrogância e coragem pecaminosa se esvairá. Então ficarão em profundo horror ante a Ira do Altíssimo desejando até mesmo a morte (Leia Ap 6:12-17).


Nesta vida alguém pode sentir-se apavorado diante de um assaltante armado, por exemplo. Tal pessoa teme por sua vida. Mas quando Cristo voltar e chamar os ímpios para a prestação de contas, naquele dia de Ira, estes ímpios sentirão horror infinitamente maior desejando mesmo a morte que enfrentar a Ira do Cordeiro de Deus. Pense nisso, prezado leitor. Como você tem vivido? Você está entre a multidão rebelde a Deus e a Cristo? Você hoje se sente ousado para desafiar a Deus e a sua Lei? Você acha que a Lei de Deus é uma prisão e “corajosamente” quer se livrar dela? Você odeia quando a Luz de Cristo mostra seus pecados? Você odeia a luz de Cristo e sente-se ousado para desafia-la? Então você está em “maus lençóis”. Oh que caminho louco é este seu. Deus ri de sua arrogância. Se continuar assim terá grande decepção e quando vier o Cristo de Deus em sua Ira Santa, você sentirá um horror inimaginável, pois o Senhor o estará convocando para o Juízo Final. Pense já em seus caminhos. Que reflita e arrependa-se enquanto é tempo.

IV – O REI CONSTITUÍDO POR DEUS (6-9).

Por mais que os homens estejam revoltados Deus impõe sua Vontade: Cristo é o Rei. Quem pode mudar isto? Ora, se num caso de vitória de um candidato em uma eleição democrática o derrotado e seus partidários nada podem fazer para mudar o quadro, como podemos crer que é possível destronarmos o Rei constituído pelo Altíssimo Deus? A despeito da Revolta humana Deus é Soberano. Nada pode mudar este fato. Assim, Cristo é o Rei quer aceitemos quer não. No verso 6 Deus assim estabelece. Nos versos 7 a 9 o Rei constituído mostra o mesmo. Fala a respeito do Decreto Divino. Ele foi gerado por Deus. Está e uma referencia a Davi e seus descendentes (II Sm 7:14), mas tudo é um Tipo do Rei Eterno, pois o Novo Testamento aplica a frase a Cristo referindo-se a sua ressurreição e Filiação Eterna (At 13:33, Hb 1:5). Cristo é o Rei que em breve virá impor seu domínio e quebrar os inimigos como se quebra um vaso de oleiro. Todavia já hoje o Senhor Reina na propagação de seu povo na Terra.

Amados, que tolice é voltar-se contra tal Rei. Ele é Rei e ponto final. Ou aceitamos o fato agora nos submetendo a Ele em arrependimento e fé, ou quando voltar Ele nos imporá seu Reinado por seu Juízo. Pense leitor. A quem você serve? É a Cristo ou você está em meio à multidão rebelde?  Você acha que todas as forças humanas em união podem derrotar tal Rei? Você acha que nossa insignificante Rebeldia mudará o Decreto do Deus Altíssimo? Você acha que Cristo deixará de ser Rei por que não o aceitamos como tal? Isto mudará o que Deus determinou? Ora, deixe está tolice e procure conhecer a Cristo e render-se a Ele como seu Rei!

Continua...

Pode ser copiado e distribuído livremente, desde que indicada a fonte, a autoria, e o conteúdo não seja modificado!

Adquira nossas obras clicando aqui.

Leitura recomendada para o aprofundamento no assunto:

Futuro Castigo Eterno


Futuro Castigo Eterno

Comentários

Postar um comentário

Caros amigos, como o propósito do blog é mostrar o que a Bíblia ensina para a nossa edificação espiritual, e não fomentar polêmicas, que tendem a ofensas e discussões infrutíferas, não publicarei comentários deste teor, tão pouco comentários com linguagem desrespeitosa. Grato pela compreensão.

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição de João 9:35-41 - Os cegos e os que “vêem” (Texto).

Somos como Maria ou como Judas?* – João 12:1-11 - Texto áudio e vídeo - Manoel Coelho Jr. .

Não vos deixarei órfãos* – Exposição de João 14: 18-20 – Manoel Coelho Jr.